Em 2025, celebramos os 100 anos de nascimento de Edson Queiroz.
Um empreendedor visionário que sempre esteve à frente de seu tempo.

Eventos e homenagens relembram o seu legado
No ano em que se celebra o centenário de nascimento do industrial Edson Queiroz, a Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), preparou programação especial para homenagear o empresário visionário que transformou a educação, a cultura e a realidade social e econômica do Ceará.
As ações se estenderão ao longo de 2025, incluindo exposições, palestras, concursos e a inauguração do museu do Complexo Yolanda e Edson Queiroz. A abertura oficial das comemorações ocorrerá em abril, mês de aniversário, com diversos eventos que destacam a vida e obra de Edson Queiroz.
Entre as iniciativas planejadas, destacam-se:
Programação
Realizada no dia 9 de abril. A iniciativa partiu da deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE) e do senador Eduardo Girão (Novo-CE)
Confira a cobertura na íntegra
• Professores: 29/3
• Alunos manhã e tarde: 14/4
Estudantes serão convidados a refletir sobre o impacto do industrial no Ceará, com os vencedores tendo seus textos divulgados nas redes sociais da Unifor.
• Divulgação do edital: 14/04
• Realização das produções textuais de sala de aula: 24/4
• Análise das produções pela comissão avaliadora: 25/4 a 7/5
• Divulgação das redações representantes durante o dia da família: 9/5
Dia 12/4, 17h, na Igreja Matriz de Cascavel - CE
A partir de abril, o Hall da Biblioteca da Unifor recebe uma mostra interativa que apresenta documentos, fotografias e depoimentos sobre a trajetória do empresário.
Abertura: Dia 8/4 às 9h30
Local: Auditório da Biblioteca Unifor
O evento, promovido pela Pós-Unifor, trará palestrantes que compartilham o legado de inovação e empreendedorismo do homenageado.
Representação da história de Edson e Yolanda Queiroz com esquete encenada pelo Grupo Mirante de Teatro em diversos espaços do campus da Unifor.
O Prêmio Unifor de Literatura, na categoria de contos, selecionará obras que contemplem a visão dos jovens sobre Edson Queiroz, premiando os vencedores com uma bolsa de estudos para pós-graduação.
Incluindo NAMI, Bloco F, Complexo da Medicina Veterinária e Escola Yolanda Queiroz.
Uma breve leitura de trechos marcantes da biografia de Edson Queiroz e de outras obras como "Pioneiros" e "Um Homem à Frente do seu Tempo", acompanhadas de ilustrações, além da exibição do filme "O Homem de Papel".
Com show musical em área próxima à Pista de Atletismo do Complexo Desportivo marcando o fim das comemorações do centenário
Em homenagem aos 100 anos de Edson Queiroz
• Realização: 8 e 9/12
Notícias
Palestra de Lira Neto marca o lançamento do Prêmio de Literatura Unifor 2025
Edson Queiroz será homenageado pelo 23º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro
Escola Yolanda Queiroz realiza arraiá em comemoração aos 100 anos de Edson Queiroz
Legado de Edson Queiroz é celebrado em homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza
Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza celebra o centenário de Edson Queiroz
TV Unifor produz série de vídeos curtos sobre o centenário de Edson Queiroz
O Complexo Yolanda e Edson Queiroz foi idealizado para sensibilizar a população a apreciar as variadas manifestações artísticas e fomentar a capacitação para a gestão, conservação, higienização e restauro de obras de arte e livros raros.
É um megaprojeto de 90 mil metros quadrados que abrigará, além do museu, um teatro, auditórios, áreas de convivência e uma torre educacional para ensino presencial, híbrido e virtual. O projeto é de autoria do arquiteto cearense Luiz Deusdará.
Um Visionário do Ceará
Nascido em Cascavel (CE) no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e Genésio Clementino de Queiroz. Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula.
Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de um acidente aéreo na Serra de Aratanha/Pacatuba-CE. Reconhecido por ser um homem visionário e à frente de seu tempo, Edson Queiroz foi o mais importante empresário do Ceará no século XX.
Seu legado ficou para a história. Atualmente, o Grupo Edson Queiroz é referência nacional e está presente nos ramos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.
Sua contribuição se estendeu também para o segmento da educação. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, em 1973, o maior entre os projetos encampados pela Fundação se materializou com a inauguração da Universidade de Fortaleza, a Unifor. Sua visão inovadora e compromisso com o desenvolvimento social ainda são referências para o setor educacional e industrial.
Além disso, Edson foi produtor executivo do filme "O Homem de Papel", de 1976, dirigido por Carlos Coimbra. A iniciativa teve como objetivo promover a cidade de Fortaleza, uma vez que foi filmado inteiramente na capital cearense. O filme destaca paisagens emblemáticas de Fortaleza, como a Beira-Mar, a Leste-Oeste e a Praça do Ferreira. Exibido em todo o Brasil, a obra cinematográfica está disponível no YouTube. Clique aqui e confira
Para aqueles que desejam conhecer mais sobre sua trajetória, algumas obras retratam sua vida e conquistas:
Edson Queiroz - Uma Biografia Escrita pelo jornalista Lira Neto, esta biografia detalha a trajetória de Edson Queiroz, desde sua infância no interior do Ceará até se tornar um dos maiores empresários do Brasil. A obra aborda sua vida pessoal, desafios enfrentados e conquistas, destacando sua visão empreendedora e o impacto no desenvolvimento socioeconômico do Nordeste.Ficha técnica:
Título: Edson Queiroz: uma biografia
Autor: Lira Neto
Ano: 2022
Ficha técnica:
Título: Pioneiros e Empreendedores: A Saga do Desenvolvimento no Brasil - Volume 3
Autor: Jacques Marcovitch
Ano: 2007
Ficha técnica:
Título: "Edson Queiroz: Um Homem e Seu Tempo"
Autor: Mario Ernesto Humberg
Ano: 1986
Para homenagear os 100 anos de nascimento de Edson Queiroz, a Universidade de Fortaleza apresenta uma seleção musical com algumas das canções favoritas do criador da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor. Disponível no Spotify, a playlist é um mergulho na música brasileira, trazendo clássicos que marcaram época e atravessam gerações.
A seleção contempla grandes nomes da música nacional, como Adoniran Barbosa, Pixinguinha, Orlando Silva, Roberto Carlos e Luiz Gonzaga, refletindo a sensibilidade musical e o apreço de Edson Queiroz pela cultura brasileira. Mais do que um tributo, a playlist proporciona ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os gostos musicais do visionário empresário que transformou a educação, a cultura e a realidade social e econômica do Ceará.
FATOS HISTÓRICOS

Surge a Fundação Edson Queiroz
Em 26 de março de 1971, em cartório, o industrial Edson Queiroz (1925-1982) lavrou escritura pública que instituía a Fundação Edson Queiroz, embrião e primeiro passo em direção ao seu mais novo investimento: a Universidade de Fortaleza.

Criada a Universidade de Fortaleza
"Educação é gênero de primeira necessidade e investimento prioritário". Essa foi a frase proferida pelo criador da Universidade de Fortaleza, então chanceler Edson Queiroz, por ocasião do discurso de sua inauguração, em 1973.

Criação do NAMI
Em 1978, foi criado o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física da Unifor atuando juntos.

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz
Em junho de 1982, é fundada a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. Localizada dentro do campus, a escola proporciona, anualmente, educação gratuita a mais de 500 crianças do Infantil 4 até a 5ª série do ensino fundamental.

Sr. Airton Queiroz assume chancelaria
Em 1982, falece o industrial e chanceler Edson Queiroz. O filho primogênito, Sr. Airton Queiroz, assume a chancelaria da Universidade de Fortaleza e a presidência da Fundação, junto à Sra. Yolanda Queiroz, esposa do Sr. Edson Queiroz.

Reconhecimento pelo MEC
Em 1983, a Universidade de Fortaleza recebe reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação, do Ministério da Educação.

