Edson Queiroz será homenageado pelo 23º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro
O fundador da Universidade de Fortaleza terá sua foto incluída no Quadro de Honoráveis do 23º BC em reconhecimento a sua contribuição ao Exército Brasileiro e à sociedade cearense

O fundador da Universidade de Fortaleza, Edson Queiroz, receberá mais uma homenagem no ano em que é celebrado seu centenário de nascimento. Pela sua contribuição ao Exército Brasileiro e à sociedade cearense, o 23º Batalhão de Caçadores vai incluir sua imagem no “Quadro de Honoráveis” da organização militar em cerimônia a ser realizada no dia 19 de setembro, às 19h, no pavilhão principal do quartel.
O comandante do 23º BC, Coronel Alisson Alencar David, esteve na Unifor formalizando o convite para a cerimônia de descerramento da foto de Edson Queiroz na galeria do Batalhão. Na ocasião, o comandante entregou ao curador da Fundação Edson Queiroz e neto do homenageado, Igor Queiroz Barroso, uma medalha, simbolizando o orgulho do Batalhão pelo fundador da Unifor ter servido na unidade de combate.
Edson Queiroz serviu ao Exército no 23º BC nos anos de 1942 e 1943. “O Sr. Edson Queiroz, em vida, estabeleceu uma sólida parceria com o Exército Brasileiro, especialmente com o 23º BC, onde prestou excelentes serviços, tendo dado baixa como Cabo Atirador em 1943. Sua visão empreendedora e o seu compromisso com o bem-estar coletivo são legados que perduram até os dias atuais”, afirma o Cel. Alisson Alencar David.
Além da foto no Quadro de Honoráveis, alguns pertences de Edson Queiroz passam a integrar a exposição fixa do museu do 23º BC, com o objetivo de eternizar e valorizar sua memória e legado histórico.
Edson Queiroz serviu ao Exército aos 18 anos, tendo dado baixa em 1943 como cabo atirador (Foto: Acervo Fundação Edson Queiroz)
O "Quadro de Honoráveis" do 23º Batalhão de Caçadores tem como objetivo reconhecer personalidades ilustres que, por suas contribuições relevantes à sociedade civil ou a instituição militar, refletem os valores de honra, patriotismo, dedicação e serviço ao bem comum. Dentre as personalidades já homenageadas, encontra-se o Ivens Dias Branco, ex-soldado do 23º BC e empresário de indubitável referência no desenvolvimento regional, além de Luiz Gonzaga, músico de notoriedade nacional e que serviu com dedicação como corneteiro do 23º BC. A distinção é um reconhecimento ao legado daqueles que deixaram marca significativa na história.
O 23º Batalhão de Caçadores Marechal Castelo Branco está sediado na avenida Treze de Maio, em Fortaleza, e sua origem remonta ao século XIX, quando em 1889 foi elevado para 36 o número de Batalhões de Infantaria do Exército Brasileiro. O Decreto de nº 56 de 14 de dezembro de 1889, assinado pelo marechal Manoel Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório, criou o 36º Batalhão de Infantaria, unidade da qual se originou o 23º Batalhão de Caçadores.
Serviço
Homenagem Edson Queiroz no 23º Batalhão de Caçadores
Data: 19 de setembro de 2025
Horário: 19h
Local: 23º BC (Av. Treze de Maio, 1589 - Fátima)