null Do Ceará para o Mundo: Egressa compartilha experiência profissional no Canadá

Seg, 15 Maio 2023 15:40

Do Ceará para o Mundo: Egressa compartilha experiência profissional no Canadá

Camille Pessoa graduou-se em Publicidade e Propaganda na Universidade de Fortaleza


Atualmente, Camille é Gerente de Mídia Social na Instant Brands, empresa presente em quatro continentes (Foto: Arquivo pessoal)
Atualmente, Camille é Gerente de Mídia Social na Instant Brands, empresa presente em quatro continentes (Foto: Arquivo pessoal)

“Eu nunca tive medo de ‘meter as caras’, como dizem. Se algo desse errado, era só voltar para casa”, pontua Camille Pessoa. Egressa do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, ela embarcou para a cidade de Vancouver, no Canadá, em 2019.

Lá, foi buscar oportunidades de trabalhos e novas experiências para si e para a própria família. A aposta vem dando certo: hoje ela é Gerente de Mídia Social da Instant Brands — multinacional americana presente em quatro continentes e que produz panelas elétricas, pyrex, talheres e outros produtos para preparar e servir alimentos. 

Camille está na empresa há dois anos e comanda uma equipe de 11 pessoas com atuação nas redes sociais (Facebook, Instagram etc) e em crises de imagem, falando diretamente com o consumidor. “Foi uma longa jornada até chegar onde estou”, relembra.

Natural de Fortaleza, a publicitária é mãe de três filhos. Diz que sempre gostou de estudar, tendo como exemplo mais forte nisso sua própria mãe (professora universitária, assistente social e funcionária da Polícia Federal), que sempre a estimulou a ler e adquirir conhecimento.

O incentivo materno deu resultado. Além da graduação na Unifor, ela tem pós-graduação em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/ São Paulo), mestrado em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/São Paulo) e pós-graduação em Gerenciamento em Marketing pela Langara/Vancouver.

O apoio financeiro dos pais, pontua, foi fundamental para dar os primeiros passos rumo à qualificação profissional e ao ambiente acadêmico. Camille ainda sonha em seguir expandindo sua formação: “Até hoje, com 42 anos e um histórico de estudo contínuo, ainda tenho muita vontade de fazer doutorado, de me reciclar e aprender, porque o conhecimento não se perde”.


“Quando cheguei na Unifor, me apaixonei por todas as disciplinas, curtia muito aquele ambiente. Já a iniciação científica foi um mundo que se abriu para mim, porque poderia fazer mestrado sanduíche, intercâmbio, apresentar trabalhos e aprofundar o estudo em algo que realmente gostava. Por isso não parei de estudar”Camille Pessoa, egressa do curso de Publicidade e Propaganda e Gerente de Mídia Social da Instant Brands

Na Unifor

Em 2000, Camille ingressou na Unifor. “Era um curso que sempre quis fazer, era uma paixão”, destaca. Na instituição, o amor foi à primeira vista. “Amei a estrutura, as disciplinas, os professores, o campus em si, as pessoas que conheci, enfim, tudo”, resume.

No meio da graduação, durante a disciplina de Teoria da Comunicação, surgiu a oportunidade de uma bolsa de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), na qual, após passar no processo seletivo, permaneceu por dois anos. 

“Foi muito interessante e produtivo. Além do curso em si — com as disciplinas de rádio, de fotografia, de teorias da comunicação —, tive esse projeto de pesquisa que me abriu os olhos para o ambiente acadêmico. Eu me apaixonei. Foi o pontapé para orientar minha vida pós-faculdade”, relembra. 

Em paralelo à graduação, Camille também estagiava na agência de publicidade Síntese Comunicação & Marketing pela experiência profissional. Na empresa, era responsável pela redação e revisão de textos publicitários, licitações, preparação de campanhas 360° e endomarketing. Ainda representava comercialmente contas corporativas com presença regional e nacional, além de prospectar novos clientes.

+ Do Ceará para o Mundo: Egressos do curso de Publicidade e Propaganda se destacam no mercado de trabalho

Início de um sonho

Ao concluir a graduação, em 2004, Camille se mudou para a capital paulista. Reconstruiu a vida e fez pós-graduação até passar em primeiro lugar, com direito a bolsa integral de estudos no mestrado em Comunicação na ESPM.

“Foi quando apareceu um emprego na Procter & Gamble, onde trabalhei durante 12 anos. Fiquei fazendo as duas coisas, mas consegui concluir o mestrado em 2009. Na empresa, trabalhei como analista de trade marketing, gerente de comunidade e coordenadora sênior de mídia social”, conta.

Sem vislumbrar uma oportunidade diferente e maior na empresa, ela resolveu empreender abrindo um restaurante, que não cresceu da maneira que esperava. “Nessa época, já pensava em duas possibilidades: ou faço um planejamento e arrumo um investidor ou vou morar fora do país”, conta.


“Era um sonho que eu tinha. Já tinha casado, tinha três filhos e, pela questão da experiência de vida, para mim, que não fiz intercâmbio nova, e pelo inglês das crianças, optamos por sair do Brasil. Nunca tive medo de meter as caras, como dizem, se algo desse errado era só voltar para casa”Camille Pessoa, egressa do curso de Publicidade e Propaganda e Gerente de Mídia Social da Instant Brands

Em 2019, Camille e sua família foram para o Canadá, onde fez um curso de Gerenciamento de Marketing, na Langara College. Mas nem tudo são flores. Até conseguir emprego na área e adaptar-se ao idioma, atuou em lojas e em creches buscando experiência. Até que soube, por uma amiga, da vaga que ocupa hoje.

“Tinha muita síndrome do impostor. Resolvi aplicar meu currículo, mas achava que não ia dar em nada por ser imigrante, pela questão da cultura. Mas participei do processo seletivo, fiz três entrevistas e passei. Foi quando me dei conta de que sou capaz”, comemora ao lembrar. 

Para quem sonha com uma carreira internacional, ela aconselha: “Não tenha medo. A chance de dar errado e você voltar é mínima. E, se voltar, voltará com uma experiência de vida enorme, além do conhecimento de outro idioma, cultura e múltiplas vivências que você não teria se ficasse na sua zona de conforto”.