2ª edição do O-HACKA-TA-ON chega ao fim com três equipes vencedoras

ter, 21 maio 2024 18:32

2ª edição do O-HACKA-TA-ON chega ao fim com três equipes vencedoras

Agora os times trabalharão durante quatro meses no desenvolvimento de suas soluções com o acompanhamento do Unifor Hub para a M.Dias Branco


As equipes desenvolveram propostas para resolver problemas organizacionais enfrentados pela M.Dias Branco (Foto: Ares Soares)
As equipes desenvolveram propostas para resolver problemas organizacionais enfrentados pela M.Dias Branco (Foto: Ares Soares)

A 2ª edição do O-HACKA-TA-ON chegou ao fim e premiou três equipes com bolsas de 700 reais válidas por quatro meses para o desenvolvimento das soluções apresentadas, além de troféus, medalhas e certificados. O primeiro e segundo lugar ainda ganharão mentorias com especialistas de mercado. As premiações foram entregues no evento de encerramento da maratona de inovação que ocorreu no último sábado, 18. 

O hackathon é uma iniciativa do Unifor Hub da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, em parceria com o setor de tecnologia da M.Dias Branco, que tem como objetivo estimular o networking e estabelecer uma conexão entre a empresa líder do setor de alimentos e o ecossistema de inovação local.

O evento de encerramento marcou o sucesso desta edição, que contou com 435 inscritos, dos quais 193 foram selecionados, resultando na formação de mais de 22 equipes entre três e quatro integrantes. Conforme planejado, os times apresentaram suas soluções em pitchs de 5 minutos, abordando soluções para os problemas relacionados ao dia a dia da M.Dias Branco. Duas bancas avaliadoras simultâneas analisaram as propostas apresentadas.

Com propostas inteligentes e bem pensadas, os grupos apresentaram ideias inovadoras ligadas às áreas de recursos humanos, falhas internas, gestão, entre outras, destacando o nível de excelência das mentorias e suportes fornecidos pelo Unifor Hub e a M.Dias Branco durante as duas semanas em que as equipes trabalharam no desenvolvimento das soluções. 


As equipes apresentaram suas soluções para a banca avaliadora (Foto: Ares Soares)

Ricardo Rebouças, gerente corporativo de arquitetura e inovação digital da M.Dias Branco, destaca que o resultado do evento é a realização de um sonho, uma vez que a edição deste ano cresceu em relação ao ano passado. Além disso, o profissional destaca a importante parceria com a Unifor. “Acreditamos que a aproximação com a universidade significa oxigenar nossa capacidade de solucionar problemas”, ressaltou Ricardo.

“Trazemos os desafios da empresa para que pessoas que não estão envolvidas no dia a dia e que não têm o mesmo contexto ou costumes de soluções possam apresentar novas ideias e pensar fora da caixa. Nosso principal objetivo é trazer novas visões e envolver nossos colaboradores em um ambiente diferente do habitual. Isso permite que eles vejam como funcionam novas possibilidades de soluções e explorem ideias inovadoras em um contexto diverso”, finaliza o gerente. 

Equipes ganhadoras 

O primeiro lugar ficou com a equipe “Team Track”, que pensou em uma solução para facilitar a gestão de uso de transportes da empresa, com isso desenvolveram um aplicativo que visa colaborar com os usuários ao permitirem que eles tenham acesso às rotas disponíveis da empresas de forma mais simplificada. O projeto ainda permite que os gestores tenham uma visão mais ampla na tomada de decisões de planejamento de rota e reduções de custo.


As equipes vencedoras atuarão por quatro meses como bolsistas da M.Dias Branco para darem continuidade ao desenvolvimento de suas soluções (Foto: Ares Soares)

Thiago dos Santos, estudante de Negócios da Unifor e membro da Team Track, destaca o sentimento da equipe e projeta o trabalho para os próximos quatro meses. “Estamos muito felizes, pois enfrentamos muitos desafios durante essas duas semanas intensas. Agora, esperamos implementar nosso projeto nos próximos quatro meses. Queremos entender melhor como isso funcionará dentro da empresa, trazer mais soluções e testá-las na prática para ver os resultados”, contou o estudante.

A equipe EFFI TECH DASH conquistou o segundo lugar com uma solução voltada para a produção de produtos. Eles desenvolveram uma ideia para que a M. Dias Branco pudesse receber atualizações em tempo real, via mensagens ou e-mail, permitindo a tomada de decisões rápidas sobre a linha de produção. O objetivo da equipe foi facilitar o monitoramento dos Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs), que são valores quantitativos fundamentais para medir os principais processos internos da empresa.

“Esta é a segunda vez que participo do O-HACKA-TA-ON, e realmente é uma experiência fantástica. Trabalhar com a equipe durante o desenvolvimento real, com o objetivo de entregar um produto em um período de 15 dias, é simplesmente maravilhoso. Espero poder cumprir o que prometemos e entregar os resultados dentro dos próximos quatro meses”, destacou Wanderson de Oliveira, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e membro da EFFI TECH DASH.

A equipe "Trigo" obteve a terceira colocação e trabalhou no desenvolvimento de um sistema mobile, que tem como objetivo facilitar o gerenciamento das FMEAs, técnica sistemática usada para identificar e avaliar possíveis falhas em produtos, processos ou sistemas. Dessa forma, o time pretendeu trazer uma solução de fácil acesso e na palma da mão, eliminar planilhas complexas e permitir um monitoramento em tempo real.

“Eu ganhei bastante conhecimento com essa experiência de inovação e com a contribuição da equipe e dos profissionais envolvidos. Eles agregaram muito ao nosso aprendizado. Espero continuar aprendendo mais, me capacitando com as certificações que serão oferecidas, e adquirir ainda mais experiência na fábrica da M.Dias”, salientou Cleidson Silva, estudante de engenharia de design digital.

Iniciativa que muda vidas 

A realização do O-HACKA-TA-ON do Unifor Hub com a M.Dias Branco tem, sobretudo, como uma de suas principais vertentes, a criação de networking e a oferta de oportunidades para os participantes, por meio da apresentação de problemas e, consequentemente, o estímulo a criatividade entre os envolvidos na iniciativa.

Dessa maneira, participar de tal projeto pode resultar em frutos positivos tanto na vida acadêmica quanto profissional dos universitários, fato esse que se reflete em Artur Cavalcante, estudante de ADS da Unifor. 

O aluno participou da 1° edição do O-HACKA-TA-ON e obteve destaque com o seu desempenho, o que lhe fez ser notado e posteriormente contratado pela equipe da M.Dias Branco. Hoje, Artur atua como desenvolvedor power platform da empresa e enfatiza a importância desse tipo de iniciativa para o impulsionamento da carreira. 


"Este projeto é transformador de vidas. Quando participei, estava no primeiro semestre da faculdade, sem muito norte. Ao chegar aqui, tive a oportunidade de fazer networking com outras pessoas e conhecer algo totalmente diferente. Tive que desenvolver algo para pessoas externas, um processo que nunca tinha vivenciado antes. Essa iniciativa ensina as pessoas a pensar em soluções, a se comunicar com profissionais de negócios e a buscar as melhores soluções. Acredito que este projeto transforma todos que participamArtur Cavalcante, estudante de ADS e desenvolvedor power platform da M.Dias Branco.