Conheça o GIRA Lab, novo laboratório de pesquisa e inovação do TEC Unifor

seg, 10 junho 2024 15:53

Conheça o GIRA Lab, novo laboratório de pesquisa e inovação do TEC Unifor

Espaço será utilizado para o desenvolvimento de pesquisas em games, interação e realidade virtual 


O espaço foi idealizado para possuir tanto estrutura como equipamentos de ponta viabilizando e facilitando o desenvolvimento de trabalhos de impacto (Foto: Julia Donato)
O espaço foi idealizado para possuir tanto estrutura como equipamentos de ponta viabilizando e facilitando o desenvolvimento de trabalhos de impacto (Foto: Julia Donato)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, se destaca pela excelência na inovação, sendo pioneira no lançamento de diversos equipamentos tecnológicos que viabilizam atividades de pesquisa, ensino e extensão. 

Nesse contexto, o TEC Unifor, parque tecnológico da universidade, vai inaugurar no dia 18 de junho, o GIRA Lab, um espaço dedicado à pesquisa e desenvolvimento de games, interação e realidade virtual. Com isso, o laboratório se posiciona na vanguarda da computação gráfica, animação por computador e jogos digitais, com o respaldo de subáreas da Inteligência Artificial (IA) para a síntese, análise e classificação de imagens.

O TEC Unifor receberá, durante os próximos cinco anos, investimentos provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da chamada pública "MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”.

Andréia Formico, coordenadora do GIRA Lab e professora do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor, destaca a importância da criação do laboratório para o desenvolvimento de soluções inovadoras, progresso científico e tecnológico e formação da próxima geração de pesquisadores e profissionais.

“Ao trabalharmos juntos, nosso objetivo é elevar o estado da arte não só em termos teóricos, mas também nas aplicações práticas. Queremos que nossa pesquisa não só avance o conhecimento, mas que também traga inovações reais e aplicáveis que beneficiem tanto o campo científico quanto o setor industrial, gerando também impacto social”, afirma Andréia. 

Estrutura e equipamentos 

O espaço oferece tanto estrutura como equipamentos de ponta. Os equipamentos atuais do laboratório foram obtidos anteriormente pela coordenadora, que conquistou financiamentos em diversas chamadas de projetos de pesquisa. Esses financiamentos foram providos pela FUNCAP-CE, nas modalidades PAPPE, INOVAFIT, Cientista Chefe e Mulheres na Ciência, e pelo CNPq, através dos programas MCTI/Universal e INCT, viabilizando e facilitando o desenvolvimento de trabalhos de impacto. 

Dessa forma, o laboratório possui computadores de última geração e kits de câmeras de monitoramento, além de uma variedade de dispositivos de realidade virtual, desde “Oculus VR” até dispositivos hápticos articulados, scanner 3D a laser e tecnologias avançadas de controle gestual.


O scanner 3D a laser é um dos equipamentos do GIRA Lab (Foto: Julia Donato)

No que se refere à softwares, o GIRA Lab utiliza sistemas de computação gráfica e ambientes de desenvolvimento integrados para jogos. Também são aplicados softwares de modelagem 3D, animação e realidade virtual, como Unity e Godot. Para mais, o laboratório possui ferramentas de IA e aprendizado de máquina, como Tensor Flow e PyTorch.  

O foco nas pesquisas do GIRA Lab

A importância das pesquisas em games, realidade virtual e interação é cada vez mais evidente em um mundo digitalmente conectado. Essas áreas de estudo não apenas impulsionam o avanço tecnológico, mas também têm um impacto significativo em diversas esferas da sociedade.

Em termos de avanço tecnológico, as pesquisas nesses campos alimentam a inovação, resultando em novas tecnologias e técnicas que têm aplicações em uma ampla gama de setores, desde entretenimento até medicina e educação. Por exemplo, a realidade virtual está sendo utilizada para simulações médicas e treinamento em habilidades práticas, enquanto os jogos educativos estão revolucionando a forma como aprendemos e ensinamos.

Seguindo essa realidade, as pesquisas realizadas no GIRA Lab visam expandir áreas estratégicas, especialmente no desenvolvimento de jogos sérios e transformacionais, focados em setores como computação, saúde, educação e cultura.

“O GIRA Lab fortalece as competências de Games, Interação e Realidade Virtual dos laboratórios de pesquisa e inovação vinculados ao TEC UNIFOR. Com um histórico de pesquisas interdisciplinares, desenvolvimento de tecnologias de ponta e aplicações práticas, o GIRA Lab certamente contribuirá para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para empresas e instituições governamentais que cooperem tecnicamente com este laboratório”, enfatiza Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da Unifor.


O Touch X (à esquerda) e o Falcon (à direita) são utilizados em aplicações que envolvem simulações nas área de saúde, design industrial e educação (Foto: Julia Donato) 

Além disso, a equipe do laboratório também está inovando em captura de movimento e simulação de emoções faciais, com o intuito de enriquecer a interatividade e a imersão em ambientes virtuais. Tais iniciativas, avançam a tecnologia de realidade virtual assim como exploram conceitos importantes de presença, incorporação e agência.

“Na fronteira da Inteligência Artificial, nos dedicamos ao monitoramento de quedas em humanos e ao acompanhamento remoto de sinais vitais em ambientes hospitalares, com o objetivo de integrar essas soluções para promover a segurança e melhorar a qualidade de vida do cidadão. Essa abordagem multidisciplinar reflete nosso compromisso com a aplicação prática da pesquisa para enfrentar desafios reais da sociedade”, destaca a coordenadora Andréia. 

Envolvimento com a comunidade e parceiros 

O GIRA Lab ainda possui como foco realizar parcerias com instituições e empresas, incluindo projetos conjuntos de pesquisas e trocas de conhecimento nos campos de estudo abordados no espaço. Como exemplo disso, o laboratório já mantém uma cooperação com a Universidade Federal do Ceará (UFC), além de universidades do Piauí e Pernambuco. 

Ademais, o laboratório mantém colaboração em projetos de pesquisa na área de games com os professores Drew Davidson e Jessica Hammer, do Entertainment Technology Center da Carnegie Mellon University (EUA). Essas parcerias refletem o compromisso em ampliar as redes de colaboração. 

Em busca de uma maior visibilidade, Andréia Formico — que também é presidenta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) —  destaca o plano de promover o GIRA Lab por meio de eventos e conferências organizadas pela SBC. Tais iniciativas terão o objetivo de ressaltar a relevância do laboratório para os avanços na pesquisa em jogos, interação e realidade virtual. 

No momento, existe a intenção de buscar oportunidades de colaboração entre o GIRA Lab e outros grupos de pesquisa em nível nacional, com o objetivo de fortalecer a comunidade acadêmica e impulsionar o desenvolvimento dessas áreas. 

“O GIRA Lab visa integrar a comunidade acadêmica e a sociedade em seus projetos, promovendo a colaboração interdisciplinar com pesquisadores e profissionais de diversas áreas. Planejamos fomentar essa participação por meio de parcerias em projetos específicos e a criação de redes de colaboração”, enfatiza Andréia.