null Saiba como criar um Grupo de Pesquisa na Unifor

Qui, 2 Março 2023 16:01

Saiba como criar um Grupo de Pesquisa na Unifor

Instituição utiliza iniciativa para incentivar e apoiar o desenvolvimento de pesquisas entre a comunidade acadêmica


Apesar de envolver docentes e discentes, apenas professores doutores da instituição podem criar um Grupo de Pesquisa (Foto: Ares Soares)
Apesar de envolver docentes e discentes, apenas professores doutores da instituição podem criar um Grupo de Pesquisa (Foto: Ares Soares)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz,  por meio dos Grupos de Pesquisa, visa incentivar professores doutores da Universidade de Fortaleza a criarem novos grupos e linhas de pesquisa — importantes fontes de ciência e de projetos inovadores em instituições de ensino superior.  

Alocada na sala 30 do Bloco M, é a VRP quem oferece toda a ajuda necessária aos pesquisadores da Unifor. O setor visa gerenciar assuntos referentes à pesquisa e inovação da Universidade de Fortaleza, além de estimular o desenvolvimento das atividades científicas por parte do corpo docente e discente. Uma das maneiras para realizar esses objetivos se dá mediante a abertura e divulgação de editais para apoio de projetos. 

Como criar um Grupo de Pesquisa?

O docente interesse em criar um Grupo de Pesquisa deve enviar uma Comunicação Interna (C.I) à VRP informando o título, objetivo, líder, equipe (nome completo e CPF dos professores), linhas de pesquisa e áreas de conhecimento. Com esse procedimento, o docente estará habilitado no Diretório para criação e atualização dos Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os participantes ainda precisam realizar o gerenciamento e atualização no Diretório dos Grupos de Pesquisas no Brasil do CNPq. Além disso, a VRP informa que os inscritos também serão cadastrados na Plataforma de Pesquisa do Unifor Online, haja vista a possibilidade de cadastrar novos projetos vinculados ao Grupo de Pesquisa dos quais fazem parte.

No entanto, as atualizações precisam ser analisadas a cada três meses. A falta de atualizações acarretará exclusão do Grupo de Pesquisa no Diretório. Além disso, algumas situações podem considerar o grupo incomum, caso possuam afastamento relevante em relação ao perfil médio observado pela entidade, como nos seguintes casos: 

  • Grupos unitários (formados por apenas um pesquisador);
  • Grupos sem estudantes;
  • Grupos sem técnicos;
  • Grupos com mais de dez pesquisadores(as);
  • Grupos com mais de dez linhas de pesquisa;
  • Grupos onde o líder não é doutor;
  • Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
  • Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos, independente da condição de liderança;
  • Estudantes que participam de dois ou mais grupos.

Acesse aqui o Diretório de Grupos de Pesquisa.

Mais informações

Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
Contatos: vrp@unifor.br | (85) 3477-3889 I 3477-3409 I 3477-3890 
Local: Bloco M | Sala 30