dom, 8 dezembro 2024 08:30
Corrida Unifor celebra três décadas com mais de quatro mil competidores
Evento reuniu atletas amadores e profissionais de todo o Brasil em provas de 5 km, 10 km e uma exclusiva para pessoas com deficiência
Na manhã deste domingo (8), aconteceu a 30ª Corrida Unifor, uma das competições esportivas mais tradicionais do Ceará. Realizado no campus da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — e adjacências, o evento reuniu mais de quatro mil competidores, entre atletas amadores e profissionais de todo o Brasil.
Promovida pela Vice-Reitoria de Extensão Universitária (Virex), por meio da Divisão de Atividades Desportivas (DAD), a corrida contou com os percursos de 5 km, 10 km e uma prova exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCDs), além da Corrida Kids, realizada no sábado (7).
A largada aconteceu às 6h, na Praça Central, em frente à Biblioteca, e a chegada foi no Estádio de Atletismo. O percurso foi transmitido ao vivo pelo canal da TV Unifor no YouTube, com participação do jornalista Antero Neto, da ex-atleta Conceição Nery e da professora Darlene Braga.
Inclusão e inovação em destaque
Reconhecida como a maior competição inclusiva do Brasil, a prova para PCDs da Corrida Unifor 2024 reuniu cerca de mil atletas de 34 instituições beneficentes do Ceará. A iniciativa, que reforça a importância da inclusão no esporte, possui patrocínio da Enel e do Governo do Estado do Ceará, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Para a professora Adriana Helena Moreira, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária, a edição deste ano foi marcada por inovações que fortaleceram ainda mais o caráter social do evento.
“Comemoramos três décadas como pioneiros na realização de corridas em Fortaleza. Esta edição trouxe grandes novidades, como a Corrida Kids, que mobilizou mais de 300 crianças e suas famílias em torno do esporte, da saúde e do lazer. Também tivemos um momento especial com a Corrida PCD, que é a maior do Brasil nessa categoria, reunindo mil atletas. Foi uma ação extremamente relevante de inclusão e diversidade", declara.
Vale destacar que iniciativa comemorou as três décadas de história com uma edição especial, integrando pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Universitário de Corrida de Rua, parte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
O evento também contou com o apoio de órgãos como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), além da oficialização pela Federação Cearense de Atletismo (FCAt).
> Confira e faça download gratuito das fotos da Corrida Unifor 2024
Vencedores da 30ª Corrida Unifor
- Prova de 5 km
No percurso de 5 km, o destaque no masculino foi Antônio Henrique Barreto, da Unifor, que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 16 minutos e 12 segundos. Paulo Jamerson Gonçalves ficou em segundo, seguido por Rony Glayson da Silva.
Já no feminino, a campeã foi Karine Paiva, também da Unifor, que completou o percurso em 18 minutos e 57 segundos. Raimunda de Sousa e Danielle Lima ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
- Prova de 10 km
Na prova de 10 km, Gilson de Souza conquistou o lugar mais alto do pódio no masculino, com um tempo de 31 minutos e 11 segundos. Antônio José de Sousa ficou com a prata, enquanto Luiz Gomes garantiu o bronze.
Entre as mulheres, a vitória foi novamente de Pedrina Silva, atleta destaque da Unifor que concluiu o percurso em 34 minutos e 18 segundos. Aline Prudêncio foi a segunda colocada e Fernanda Pereira ficou com o terceiro lugar.
- Prova PCD
A prova para Pessoas com Deficiência celebrou a superação e o espírito esportivo com uma premiação especial para as instituições participantes. Entre os destaques, o CIAD ficou em primeiro lugar, recebendo um troféu e uma geladeira. Em segundo, a APADR foi premiada com um troféu e um computador.
O Espaço Autista, que ficou em terceiro, ganhou um troféu e um ano de gás gratuito. Já a ASPA, quarta sorteada, levou para casa um gelágua, enquanto a APAE, em quinto, foi contemplada com um fogão. Além disso, as entidades do 6⁰ ao 19⁰ sorteio receberam um computador cada, reforçando o compromisso com a inclusão e o fortalecimento dessas instituições.