Conferência internacional debate inovação em biofármacos no Ceará

Conferência internacional debate inovação em biofármacos no Ceará

Evento organizado pelo Nubex vai reunir especialistas para debater desafios e oportunidades no setor biotecnológico


A conferência busca fomentar o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e empreendedores do segmento (Foto: Getty Images)
A conferência busca fomentar o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e empreendedores do segmento (Foto: Getty Images)

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai realizar a Conferência Internacional Sobre Inovação e Transferência Tecnológica em Biofármacos: Desafios e Oportunidades no Ceará. O evento, que é aberto ao público, acontecerá das 9h às 17h, no auditório da Biblioteca Central. 

A conferência busca fomentar o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação e empreendedores do setor biotecnológico. Com um olhar especial para o ecossistema inovador do Ceará, a conferência visa impulsionar a transição de pesquisas laboratoriais para aplicações comerciais e clínicas.

Com uma programação diversificada, o evento vai abordar desde as bases da biotecnologia até casos de sucesso na aplicação de pesquisas laboratoriais no mercado. Durante os dois dias, os participantes terão acesso a debates e palestras ministradas por especialistas locais e internacionais, incentivando a discussão sobre suas potencialidades.

Confira a programação completa

19 de fevereiro (quarta-feira) 

Manhã 

  • 9h - Mesa redonda: "A tecnologia do DNA recombinante e suas aplicações" (Louhanna Teixeira, Leonardo T. Martins, Natalie Parra e Jorge Toledo). Mediador: Felipe Sousa  
  • 10h - Engenharia de anticorpos e sua aplicação na imunoterapia celular (Gilvan Furtado – FIOCRUZ-CE)  
  • 11h - Desenvolvimento de enzimas industriais com aplicações diretas e indiretas na saúde pública (Marcos Lourenzoni – FIOCRUZ-CE) 

Tarde

  • 14h - Epidrogas: a epigenética como alvo no tratamento do câncer (Cristiana Libardi – UNIFOR)  
  • 15h - Drug delivery óptico: a fotobiomodulação no tratamento de dores crônicas (Jeanlex Souza – Universidade Federal do Ceará, UFC)  
  • 16h - Estudos em proteômica aplicada ao desenvolvimento de biofármacos (Felipe Sousa – Unifor) 

 
20 de fevereiro (quinta-feira)  

Manhã

  • 9h - Metabolômica: vantagens e aplicações da técnica no desenvolvimento de biofármacos (Viviane Nascimento – Waters)
  • 10h - Research projects improving the productive skills of rural Mexican communities, an example of technology transfer (Guillermo Avila – Autonomous University of Nuevo León)  
  • 11h - O exemplo Fortgen (Leonardo Martins – Unifor)

Tarde

  • 14h - Aplicação de IgY em tiras reativas para diagnósticos de influenza aviária com precisão (Natalie Parra – Universidad de Concepción)  
  • 15h - Sucesso na transferência tecnológica de produtos probióticos no mercado pet (Jorge Roberto Toledo – Universidad de Concepción)  
  • 16h - Os desafios da transferência de tecnologia no Brasil (Ricardo Colares – Unifor)  

Serviço

Conferência Internacional Sobre Inovação e Transferência Tecnológica em Biofármacos: Desafios e Oportunidades no Ceará
Data: 19 e 20 de fevereiro de 2025
Horário: 9h às 17h  
Local: Auditório da Biblioteca Unifor  
Inscreva-se aqui!