Na Universidade de Fortaleza, a jornada acadêmica extrapola a sala de aula.
Há diversos programas de bolsas de iniciação científica, seja com parceiros como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além de bolsas de pesquisa vinculadas à Fundação Edson Queiroz.
No Parque Tecnológico Unifor, os alunos interagem com pesquisadores de áreas multidisciplinares, como Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial e Engenharia Mecânica.
Os alunos contam ainda com oportunidades de estágios em empresas de base tecnológica e laboratórios de pesquisa de ponta, instalados no Parque Tecnológico Unifor.
Na Unifor é assim: todos os caminhos levam ao conhecimento integrado com professores doutores de larga experiência em suas áreas de pesquisa.
A Unifor realiza ainda Encontros de Iniciação à Pesquisa e outros eventos acadêmicos, inclusive internacionais, para incentivar o intercâmbio entre alunos e pesquisadores de instituições de ensino superior de diversas partes do mundo.
É somente em universidade de grande porte que ensino e pesquisa se integram para a formação profissional. Seja você também um pesquisador. Participe desse movimento. Venha estudar na melhor do Norte e Nordeste!
Oportunidades de Pesquisa
Sou Professor(a)
O(a) pesquisador(a) da Unifor que deseja iniciar um novo projeto de pesquisa, deverá estar vinculado a um Grupo de Pesquisa.
Caso não esteja, o(a) professor(a) deverá entrar em contato com o(a) líder do Grupo em que deseja vincular-se e solicitar que o(a) líder realize o seu cadastro. Para isso, o(a) líder acessará o Grupo de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e fará a inclusão do(a) professor(a) em sua equipe. Em seguida, deverá ser enviada uma CI (Comunicação Interna) para a VRP informando a inclusão do(a) professor(a).
Caso o(a) professor queira criar um Grupo de Pesquisa, deverá enviar uma CI para a VRP com todas as informações relacionadas ao novo Grupo (Líder, Artigos publicados ligados ao grupo, Objetivo, Linhas de Pesquisa, Áreas de Atuação, Membros (pesquisadores, mestrandos, doutorandos, alunos IC, etc), Parcerias, Recursos Captados, etc).
A VRP fará a análise e caso seja aprovado, o(a) professor(a) será habilitado(a) para ser líder de Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq. Em seguida, poderá cadastrar seu Grupo no Diretório. O Grupo ficará com o status de 'aguardando certificação'.
Para a criação de novos Grupos de Pesquisa, existem algumas orientações do CNPq, relacionadas à atipicidade (perfil atípico, quando comparado com o perfil da maioria dos grupos de pesquisa existentes).
Recomenda-se que, sejam cadastrados Grupos de Pesquisa com no mínimo seis meses de atividades e com o menor número possível de atipicidades, conforme abaixo.
- Líder de no máximo 3 grupos;
- Grupos unitários (formados por apenas 1 pesquisador);
- Grupos sem estudantes;
- Grupos sem técnicos;
- Grupos com mais de dez pesquisadores;
- Grupos com mais de 10 linhas de pesquisa;
- Grupos onde o líder não é doutor;
- Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
- Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos (*);
- Estudantes que participam de dois ou mais grupos;
- Grupos semelhantes.
+ Modelo de Projeto de Pesquisa
+ Modelo de declaração de alunos de iniciação científica
+ Modelo de Relatório de Atividades do Projeto
Sou Aluno(a)
Você já pensou em adquirir novos conhecimentos ou ajudar a criar uma solução para um problema por meio da pesquisa a acadêmica? Ou dar os primeiros passos rumo à docência?
Se a resposta for sim, o seu caminho está na Iniciação Científica. Aqui na Unifor, a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) disponibiliza bolsas por meio do Programa de Iniciação Científica, destinadas a quem quer crescer dentro da área acadêmica, mas também realizar novas descobertas.
Quais as opções de bolsas disponíveis?
As bolsas são disponibilizadas através dos seguintes programas:
- PROBIC/FEQ: Programa de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz;
- PIBIC/CNPQ: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
- PIBITI/CNPQ: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
- PBICT/FUNCAP: Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
As bolsas são distribuídas aos(as) professores(as) dos quatro Centros de Ciências através de edital público. Os(as) professores(as) contemplados(as) selecionam e indicam alunos(as) que desenvolverão projetos de pesquisa com duração de um ano (normalmente a partir do mês de agosto) sob sua orientação.
Tendo em vista a limitação do número de bolsas, a UNIFOR criou o Programa Aluno Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (PAVICT) com o objetivo de equacionar o interesse pela pesquisa.
Para mais informações procure o Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) do seu centro, além de buscar aproximação com algum professor já engajado em projetos de pesquisa.
Como posso me cadastrar como voluntário(a)?
Se você optar por se cadastrar como Aluno(a) de Iniciação Científica Voluntário(a), você deve ir ao Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) do seu Centro e procurar o(a) professor(a) coordenador(a), que vai ajudar você a buscar um projeto de pesquisa mais adequado ao seu perfil. O NIP intermediará o seu contato com o(a) professor(a) que tenha um projeto em andamento em uma das linhas de pesquisa de seu interesse e possa orientá-lo.
Como é a dinâmica de um projeto de pesquisa?
Toda pesquisa realizada por meio do NIP deverá se iniciar com a elaboração de um projeto de pesquisa pelo(a) professor(a).
O NIP possui um procedimento padrão para a inscrição de projetos e oferece orientação aos(as) professores(as) que pretendem iniciar uma pesquisa. Os projetos apresentados destinam-se ao desenvolvimento das atividades de pesquisa dos(as) professores(as) e são de sua inteira responsabilidade.
As pesquisas podem ser realizadas individualmente pelo(a) docente ou em conjunto com uma equipe de pesquisadores(as), incluindo alunos(as) da graduação, pós-graduação e outros(as) professores(as). Também podem integrar o projeto professores(as) e alunos(as) voluntários(as) de outras instituições de ensino superior.
O(a) aluno(a) poderá desenvolver uma pesquisa como bolsista ou como voluntário(a) (sem bolsa).
Os(as) alunos(as) que atuam como pesquisadores(as) voluntários(as) podem acumular 60 (sessenta) horas de atividade complementar. Para fazer jus ao conjunto de horas é necessário participar por um ano do projeto, entregar os relatórios de frequência mensal e o relatório anual com o resultado da pesquisa.
Os(as) alunos(as) podem iniciar a pesquisa como voluntário(a) e posteriormente receber bolsa de iniciação científica.
Onde buscar mais informações:
Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
Vice-Reitor responsável: Prof. José Milton de Sousa Filho
Coordenação de Pesquisa: Profa. Adriana Rolim Campos Barros
Unifor - Bloco M – Sala M31
Tel: (85) 3477.3889 / 3477.3890
E-mail: pesquisa@unifor.br
Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde
Coordenador: Prof. Ygor Eloy
E-mail: nipccs@unifor.br
Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão
Coordenadora: Profa Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia
E-mail: nipccg@unifor.br
Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas
Coordenadora: Profa. Gabriela Lima
E-mail: nipccj@unifor.br
Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências Tecnológicas
Coordenador: Prof. Oyrton Azevedo Junior
Email: nipcct@unifor.br
Coordenação de Pesquisa
- pesquisa@unifor.br