Startups aceleradas pelo Unifor Hub entram em programa de internacionalização

ter, 13 maio 2025 17:06

Startups aceleradas pelo Unifor Hub entram em programa de internacionalização

Projeto de internacionalização é promovido pelo Núcleo de Práticas em Comércio Exterior da Unifor (Nupex)


Internacionalização é processo de expandir a atuação de uma empresa ou instituição para mercados e contextos fora do país de origem (Foto: Getty Images)
Internacionalização é processo de expandir a atuação de uma empresa ou instituição para mercados e contextos fora do país de origem (Foto: Getty Images)

Acesso a novos mercados, parcerias estratégicas e aumento da competitividade são alguns benefícios dos programas de internacionalização para empresas. A oportunidade acaba de chegar para duas startups aceleradas pelo Unifor Hub, ambiente de inovação da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

As startups Moovolt e ChefPro estão na lista de participantes do programa de internacionalização do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior da Unifor (Nupex). Todo semestre, empresas são selecionadas por meio de edital público, a partir de uma análise detalhada de seu perfil e modelo de negócios. Os alunos da disciplina Plano de Negócios Internacionais, divididos em equipes e com a orientação de mentores experientes, desenvolvem um plano completo de internacionalização para essas empresas. 

O trabalho é conduzido com metodologias ativas, uso de plataformas de dados e a construção colaborativa das estratégias com a participação dos empresários. Para os alunos, trata-se de uma experiência prática transformadora, que desenvolve competências como liderança, pensamento analítico, cooperação, e visão global de negócios. Os projetos são entregues ao final do semestre, permitindo que a empresa avalie a viabilidade e o melhor momento de implementação das ideias.

Segundo a coordenadora do Nupex, professora Mônica Luz, a parceria com o Unifor Hub reforça o papel da instituição de ensino como protagonista do fomento à internacionalização e à inovação no Ceará: “Em um cenário onde o nosso estado tem se destacado cada vez mais como polo de inovação e negócios de impacto – com interesse crescente de investidores internacionais – formar alunos preparados para atuar globalmente e apoiar o crescimento das startups locais fortalece toda a cadeia de desenvolvimento regional”.

Coordenador do Unifor Hub, o professor Leo Lacerda, destaca o apoio à internacionalização das startups cearenses como um passo importante para sua escalabilidade e inserção competitiva no cenário global:

“Muitas vezes, os empreendedores criam uma startup pensando apenas no mercado interno, só que o mercado digital não tem muitas barreiras, assim, você pode vender para o mundo inteiro, mesmo estando aqui. Ter essa mentalidade pode fazer a startup ganhar muito mais em um futuro de curto prazo, principalmente quando capta algum investimento maior. O Nupex tem ajudado as startups do Hub a fazerem isso de forma estratégica, mapeando os melhores países para inserção e suas possibilidades”, afirma Leo Lacerda.

E o que dizem os representantes da Moovolt e ChefPro sobre a parceria entre Unifor Hub e NUPEX?

A visão das startups participantes

A Moovolt é uma startup cearense que tem a proposta de tornar a jornada com veículos elétricos mais inteligente, segura e autônoma. Possui uma plataforma completa para gestão de recargas, roteirização e operação de estações, conectando condutores a uma experiência prática, ambientalmente responsável e tecnicamente robusta.

Conforme relata o CEO da Moovolt, Henrique Freitas de Castro, a parceria com o Unifor Hub “tem sido um catalisador poderoso de conexões, mentorias e visibilidade estratégica".

"
O Unifor Hub é fundamental para acelerar nosso posicionamento, estruturar nossa proposta de valor e abrir portas para novas oportunidades, como o programa de internacionalização do Nupex. Somos gratos por fazer parte desse ecossistema que acredita no potencial transformador da inovação” — 
Henrique Freitas, CEO da Moovolt | (Foto: Arquivo Pessoal)

A ChefPro é um aplicativo que ajuda empreendedores do mercado de alimentação a calcular os custos das receitas, precificar da forma correta e gerar rótulos nutricionais. A startup cearense já está presente em mais de 50 países, de forma totalmente orgânica, mas pretende estruturar melhor essa expansão, identificando os melhores mercados e as estratégias corretas em cada um deles.

Para o CEO da ChefPro, Luiz Henrique Vasconcelos, a seleção para o programa de internacionalização do NUPEX superou as expectativas, tendo em vista o ingresso recente da startup no programa de aceleração do Unifor Hub.


“Nós entramos no Unifor Hub no começo deste ano de 2025 e já estamos colhendo frutos dessa parceria. Com o apoio do Hub, estamos participando do programa de internacionalização do Nupex, que tem nos proporcionado diversas oportunidades de crescimento e conexões valiosas. Estamos muito animados e ansiosos pelo que está por vir, com muitas perspectivas positivas” — Luiz Henrique Vasconcelos, CEO da ChefPro | (Foto: Duda Barroso)

Unifor Hub e Nupex pretendem continuar a parceria nos próximos semestres e beneficiar mais startups interessadas na internacionalização

“Aproveitar a estrutura que a Unifor oferece é algo muito interessante para as startups e para as empresas mantenedoras do Hub e a parceria com o Nupex é um exemplo disso. Apoiamos nossas startups a participar do programa porque entendemos que elas vão descobrir novos mercados e, quem sabe, se expandir internacionalmente”, salienta Leo Lacerda.

“Essa proximidade favorece um ambiente de cocriação contínua, onde alunos, professores e empreendedores compartilham experiências e somam competências. Assim, unimos esforços para fortalecer não apenas a atuação das startups no mercado interno, mas também sua capacidade de alcançar novos mercados, atrair investimentos e posicionar o Ceará como referência em inovação com alcance internacional”, complementa Mônica Luz.