ter, 11 novembro 2025 15:53
Fase Itália marca nova etapa do XIV Encontro Internacional de Direitos Culturais
O evento acontecerá em Roma, nos dias 17 e 18 de novembro

O XIV Encontro Internacional de Direitos Culturais (EIDC), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, chega à sua Fase Itália. Nesta etapa da iniciativa, a programação ocorrerá em Roma, nos dias 17 e 18 de novembro, na Universidade de Roma UnitelmaSapienza e na Biblioteca da Câmara dos Deputados da Itália, respectivamente.
O evento, realizado em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC), teve a Fase Brasil realizada na Unifor em outubro e tem como tema central "O papel dos Parlamentos no desenvolvimento dos direitos culturais".
Na Fase Itália, serão discutidos temas como a relação entre cultura, democracia e instituições políticas. Essa abordagem visa compreender como os parlamentos atuam para garantir os direitos culturais em diferentes contextos políticos, geográficos e tecnológicos.
“Acredito que a Fase Itália do XIV Encontro Internacional de Direitos Culturais constitui um reconhecimento muito importante da chamada Escola de Fortaleza para os Direitos Culturais, como muitos se referem ao que fazemos aqui na Unifor. Em Roma, estarão reunidos mais de 50 intelectuais e gestores culturais muito reconhecidos, de modo tal que destacar apenas alguns não é o caminho mais prudente, dada a excelência de todos”, destaca Humberto Cunha, professor do PPGD.
Entre os profissionais com presença confirmada no evento estão o professor Pier Luigi Petrillo, um dos mais destacados intelectuais italianos da atualidade; Alexandra Xanthaki, grega, observadora independente da ONU para os Direitos Culturais; Jesús Prieto de Pedro, espanhol, o principal mentor da Carta Cultural Ibero-americana; e Evrim Ölçer, professora turca, que atualmente ocupa o cargo de presidente do órgão de expertos da UNESCO para o patrimônio cultural imaterial.
Além desses, parlamentares italianos e brasileiros também participarão do evento, contribuindo para os debates sobre o tema central. Espera-se que dessas discussões resulte um documento com ideias e conclusões finais, que serão encaminhadas aos parlamentos participantes e possivelmente a outras instituições interessadas.
Mensagem do professor Pier Luigi Petrillo
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, além de fortalecer a promoção da paz, o acesso à justiça e instituições transparentes, responsáveis e eficazes.