Pós-Unifor lança especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Engenharia

sex, 12 dezembro 2025 16:13

Pós-Unifor lança especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Engenharia

A formação visa capacitar profissionais para atuar de forma inovadora e estratégica


A especialização se propõe a desenvolver uma formação aprofundada e crítica sobre o cenário atual da engenharia (Foto: Getty Images)
A especialização se propõe a desenvolver uma formação aprofundada e crítica sobre o cenário atual da engenharia (Foto: Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, mantém-se alinhada às demandas e inovações do mercado de trabalho. Diante disso, a Pós-Unifor lançou a especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Engenharia.  

A formação tem o objetivo de capacitar profissionais de diferentes áreas da engenharia para atuar de maneira inovadora e estratégica diante das constantes atualizações tecnológicas que impactam o exercício da profissão.

Com isso, a especialização se propõe a desenvolver uma formação aprofundada e crítica sobre o cenário atual da engenharia, permitindo ao profissional compreender os impactos da transformação digital e das revoluções industriais 4.0 e 5.0, identificando oportunidades de inovação e diferenciação no mercado.

Para mais, os estudantes serão preparados para integrar e aplicar tecnologias digitais, como BIM, Digital Twins, IoT e manufatura avançada, em projetos de engenharia, assegurando maior eficiência, qualidade e segurança. A formação inclui ainda o desenvolvimento de soluções computacionais por meio de programação, análise de dados, inteligência artificial e técnicas de otimização, habilitando o engenheiro a enfrentar e resolver problemas complexos com precisão e criatividade.

A formação é direcionada a profissionais das áreas de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Construção de Edifícios e Administração. O curso atende tanto aqueles que atuam em construtoras, incorporadoras, indústrias e grupos empresariais, quanto consultores que trabalham com planejamento, orçamento, inovação e controle de processos, ampliando suas competências para acompanhar as exigências tecnológicas do setor.