Pós-Unifor promove acolhida para alunos com palestra de Ricardo Basaglia, referência em gestão e headhunter mais influente do Brasil
sex, 18 outubro 2024 10:37
Pós-Unifor promove acolhida para alunos com palestra de Ricardo Basaglia, referência em gestão e headhunter mais influente do Brasil
“O trabalho em transição e o papel da Pós-Graduação” foi o tema do encontro realizado dia 17 de outubro, no Teatro Celina Queiroz
Um Teatro Celina Queiroz lotado de alunos, coordenadores, professores, assessores pedagógicos de cursos, colaboradores e convidados marcou o evento de acolhida para o semestre 2024.2 da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, na noite dessa quinta-feira (17/10).
Como convidado para conversar sobre o tema “O trabalho em transição e o papel da Pós-Graduação”, o executivo e headhunter Ricardo Basaglia, CEO da Michael Page – um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado para cargos de média e alta gerência nas mais diversas áreas, com sede na Inglaterra, e autor do livro “Lugar de Potência”
“É muito bom ver esse teatro repleto de olhos brilhantes, de emoção, de pessoas. Nesta universidade, oferecemos uma trilha completa para vocês, da graduação a pós-graduação, permitindo ser um lugar onde a gente sonha, cria, realiza, transforma e se transforma. E é nesse sentido que agradecemos a vocês, alunos novatos e veteranos, pela confiança que depositam nessa universidade. Nos sentimos na obrigação e com muito prazer de entregar a vocês o melhor; aguardando que este momento de hoje sirva como estímulo nas suas carreiras”, avaliou a diretora de Pós-Graduação da Unifor, Christina César Praça Brasil.
Aprendizado contínuo
Conversando com alunos dos diversos cursos de aperfeiçoamento, especialização, educação continuada, mestrados e doutorados da Unifor, Ricardo Basaglia abordou sobre as mudanças atuais e aceleradas no ambiente de trabalho, destacando a importância da pós-graduação na formação de profissionais interessados em aprimorar suas carreiras para os desafios do mercado atual.
“Muitas pesquisas já demonstraram as vantagens que alguém com uma graduação, e depois com uma pós-graduação, consegue ter em relação a quem não teve essa possibilidade de execução, principalmente no quesito remuneração.Sabemos também que o mundo vem mudando cada vez mais rápido e é muito claro que esses estudos nunca serão suficientes: nosso aprendizado é contínuo. Mas considero particularmente muito arriscado você não ter hoje nenhuma formação - principalmente tendo a possibilidade de estudar e receber esse conteúdo de forma estruturada por meio de uma universidade”, avalia Ricardo Basaglia.
Ainda segundo o headhunter, muito se fala da inteligência artificial destruindo empregos, mas se esquece que a inteligência emocional também é essencial para mantê-los.
“Há uma pesquisa nossa, da Michael Page, avaliando que 91% dos profissionais são contratados por habilidades técnicas e, depois, demitidos por questões comportamentais. Então, você contrata porque a pessoa tem experiência na área, trabalhou em bons projetos, mas que acaba sendo demitida porque não trabalha bem em equipe, não tem atitude. Dessa forma, esses são elementos que também precisamos levar em consideração”, conclui.
Sobre o palestrante
Ricardo Basaglia é considerado o headhunter mais influente do Brasil, impactando três milhões de pessoas por mês. É estudioso dos hábitos, comportamentos e habilidades que impulsionam líderes e executivos ao seu máximo potencial.
Com uma vasta experiência adquirida por meio de mais de 10 mil entrevistas, cafés e reuniões, Ricardo é colunista do Estadão, Exame e Rádio Eldorado, além de ser embaixador de marcas renomadas como BMW, Dell e Aramis.
Atualmente, é mentor em Gestão de Pessoas no G4 Educação. Sua carreira começou na área de tecnologia, atuando em projetos de transformação digital em grandes corporações, mas logo descobriu que sua grande paixão era transformar a vida das pessoas.
Ricardo possui mestrado em Administração de Empresas pela FGV/EAESP, com extensão em Behavioral Science of Management pela Universidade de Yale, e estudou Administração na Harvard Business School.