Unifor promove II Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio
Evento tem como objetivo sensibilizar e capacitar profissionais, estudantes e a comunidade em geral para compreender melhor o fenômeno do suicídio e ampliar estratégias eficazes de prevenção

Nos dias 18 e 19 de setembro, a Universidade de Fortaleza, intituição da Fundação Edson Queiroz, sedia o II Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio. Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais que atuam diretamente com a temática, proporcionando ambiente de aprendizado multiprofissional e interdisciplinar. As atividades acontecem de 9h às 18h, no Teatro Celina Queiroz.
Voltado para profissionais da saúde, educação, estudantes e demais interessados na temática da prevenção ao suicídio, o evento tem como principais objetivos promover o debate e a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, bem como compartilhar pesquisas e práticas inovadoras na área de suicidologia. Além disso, o simpósio marcará o lançamento da segunda turma da Especialização em Suicidologia da Unifor.
Segundo Edileia Feitosa, coordenadora da Especialização em Suicidologia da Unifor, o evento tem como objetivo sensibilizar e capacitar profissionais, estudantes e a comunidade em geral para compreender melhor o fenômeno do suicídio e ampliar estratégias eficazes de prevenção. “Queremos trazer à tona discussões atuais, baseadas em evidências científicas e experiências práticas, fortalecendo a rede de cuidado e apoio à vida”.
Para ela, eventos como este são fundamentais porque o suicídio ainda é um tema cercado de estigmas e silêncios. Ela diz que criar espaços de diálogo contribui para reduzir preconceitos, ampliar a compreensão sobre os fatores de risco e proteção, e difundir práticas de acolhimento e intervenção que realmente façam diferença na vida das pessoas. Além disso, promove maior articulação entre academia, serviços de saúde, políticas públicas e a sociedade civil.
"Esperamos que o público saia do evento mais preparado e sensibilizado, não apenas com informações técnicas, mas também com uma visão mais humanizada e ética sobre a questão do suicídio. O impacto desejado é que cada participante se torne um multiplicador desse conhecimento em seus espaços de atuação, fortalecendo a prevenção e promovendo cuidado integral" - Edileia Feitosa, coordenadora da Especialização em Suicidologia da Unifor
Programação
Com o tema “Saúde Mental na Velocidade dos Algoritmos”, o II Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio contará com palestras, mesas redondas e workshops com profissionais da área da saúde e membros da sociedade civil, visando fazer um atravessamento dos múltiplos fatores que podem desencadear o comportamento suicida.
Dentre os palestrantes do evento, destacam-se José Manoel Bertolote, professor Sênior da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e ex-coordenador da Organização Mundial de Saúde (OMS), referência global em prevenção do suicídio e saúde mental coletiva; Paulo Vitor Palma Navasconi, psicólogo e professor na Unesp, pesquisador premiado em raça, gênero, suicídio e políticas públicas de saúde mental no Brasil; e Márcia Antonieta Cruz, professora na Escola Superior de Enfermagem do Porto, especialista em saúde mental e bem-estar no ensino superior, com foco em intervenção pela arte.
> Confira aqui a programação completa do II Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio
Especialização em Suicidologia
Primeira pós-graduação na área no Norte e Nordeste, a Especialização em Suicidologia da Unifor busca desenvolver profissionais capazes de propor ações para a prevenção do suicídio e oferecer instrumentalização para o acolhimento do processo de luto e para valorização da vida.
O curso nasceu da necessidade de formar profissionais capacitados para lidar com o fenômeno do suicídio de forma ética, técnica e interdisciplinar. Assim, o curso é destinado a profissionais graduados da área da saúde que sejam médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e demais profissionais de áreas afins que possuam diploma de graduação.
Segundo a curadora e coordenadora pedagógica do curso, Ana Patrícia de Aragão, com o aumento dos casos de suicídio, a formação de especialistas na área se faz cada vez mais necessária. “No nosso país, percebemos que está aumentando muito os casos de suicídio entre os idosos, cerca de 30% a 40% de aumento; entre os adolescentes o aumento é de 60%. O suicídio fica sempre entre a segunda e a terceira principal causa de morte no ranking mundial” ressalta.
Diante desse cenário, Ana Patrícia reforça a importância de ter especialistas dedicados a essa temática, que saibam fazer um atendimento correto a essas pessoas que estão em dor existencial e compreendam o suicídio como consequência de processo de adoecimento psíquico.
"A especialização vem como uma ferramenta extremamente importante para fazer com que os profissionais se sintam habilitados de forma teórica e prática a poder não só ajudar, mas fazer com que esse quadro seja revertido" - Ana Patrícia Aragão, curadora e coordenadora da Especialização em Suicidologia da Unifor
O curso oferece uma formação sólida, com base científica e prática, abordando desde fatores de risco e proteção até estratégias de intervenção clínica, políticas públicas, aspectos culturais, jurídicos e sociais. “Na segunda turma, queremos ampliar ainda mais o alcance dessa formação, preparando profissionais para atuar em diferentes contextos, seja na saúde, educação, segurança pública ou terceiro setor”, conclui a coordenadora pedagógica.
> Clique aqui e saiba mais sobre a Especialização em Suicidologia da Unifor
Serviço
II Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio
Data: 18 e 19 de setembro de 2025
Horário: 9h às 18h
Local: Teatro Celina Queiroz
Inscrições aqui