seg, 23 outubro 2023 14:54
Meio século de pioneirismo em Educação Física
A Universidade de Fortaleza implementou a primeira graduação para formar profissionais de educação física no Ceará. Após 50 anos, segue na vanguarda ao oferecer uma matriz atualizada com infraestrutura de ponta e competências demandadas pelo mercado
Foi o olhar de vanguarda que levou a graduação em Educação Física a nascer para o Ceará de mãos dadas com a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz. Aconteceu há 50 anos, muito antes da profissão ser de fato regulamentada nos anos 1990.
O que nunca mudou foi o lugar de referência que a licenciatura, pioneira no estado, preserva até hoje. Da Unifor, saem profissionais de educação física aptos a atuar nas mais diversas áreas ocupacionais, do ensino ao próprio negócio.
Em meio século, a estrutura do curso cresceu junto com a Universidade. Ganhou como um dos principais laboratórios um dos maiores parques esportivos da América Latina enquanto acumulava um corpo docente de excelência e uma matriz curricular pautada em competências demandadas pelo mercado. Um lugar onde, desde a graduação, os estudantes podem experimentar diversas formas de atuação, mergulhando no valioso tripé do ensino, da pesquisa e da extensão.
“Oferecemos uma formação visando competências relacionadas às necessidades do atual mercado de trabalho e o aspecto de formação empreendedora com uma vivência dentro da Universidade, que prepare esse profissional para as diversas atividades e vertentes da educação física para a sociedade”, explica a coordenadora do curso de Educação Física da Unifor, Diane Nocrato.
Orgulho de ser Unifor desde o início
Apaixonado por voleibol e cheio de sonhos, José Airton Fernandes Lima recorda com carinho do tempo em que ingressou na primeira turma de Educação Física da Unifor. Já jogava pelo Náutico e treinava para campeonatos, quando desistiu de cursar engenharia para trilhar um caminho na educação física, que o levou a uma promissora carreira.
Airton é dono do Clube do Vôlei, empreendimento que já tem lugar afetivo na cidade e oferece mais de uma dezena de modalidades esportivas há pelo menos 40 anos. “Ouvi um conselho do meu pai, que disse que eu era um atleta muito bom e que não seria ‘mais um’ ingressando em um curso pioneiro”, conta.
Foi assim que ele começou a colecionar os próprios pioneirismos, como o de ser um dos primeiros professores do gênero masculino a entrar no Colégio Juvenal de Carvalho. O atleta, que já era uma espécie de técnico empírico de voleibol, se formou na Unifor e viu muitas portas se abrirem.
O orgulho de ter feito parte dessa história é tanto que ele ainda lembra o número da matrícula da Universidade, onde participou também das seleções universitárias. Do início de tudo, ele recorda dos tempos em que o corpo discente chegou a 1.000 estudantes e da relação estreita tanto com o reitor quanto com o idealizador da Unifor, o chanceler Edson Queiroz.
“A Unifor foi a casa de boa parte da educação física do Ceará. Fui aluno da primeira turma da graduação e da pós-graduação e fui professor na Unifor durante um grande período. A Universidade hoje é um centro belíssimo. Não tenho dúvidas de que é um dos centros mais bem aparelhados e estruturados” — Airton Fernandes, egresso da primeira turma do curso de Educação Física
Um espaço para experimentar e vivenciar múltiplas áreas
Meio século depois da implementação da graduação em Educação Física, o momento é de colher os louros de uma história que preza a excelência.
No quarto semestre do curso, Isabella Guimarães encontrou uma estrutura pulsante para se desenvolver na área que pretende abraçar profissionalmente. Ela conta que iniciou com dúvidas sobre a carreira, mas bastou um semestre para encontrar certezas sobre o futuro que almeja seguir.
“Depois que ingressei no curso, conheci o atletismo, me apaixonei, hoje em dia é o meu esporte e sou atleta universitária. Além disso, tive vivências com diversos esportes, eventos e atividades. Diariamente vivencio tantas experiências que me fizeram ter a certeza de que aqui é o meu lugar”, diz.
Isabella então vai contabilizando uma série de momentos memoráveis que já acumula no curso: da participação no primeiro festival de dança e ginástica, que ocorre semestralmente, à aula prática na praia sobre atividades físicas adaptadas. “Tivemos a oportunidade de auxiliar o Projeto Praia Acessível por uma manhã. Foi uma vivência sem igual a qualquer outra que já tive e com certeza guardarei na memória”, afirma.
+ Novos potenciais em movimento
Para a aluna, a Unifor impulsiona e oferece uma ótima bagagem para que seus alunos estejam bem preparados para o mercado de trabalho. “Além da plataforma Unifor Carreiras, que facilita a entrada no mercado de trabalho, o diferencial é perceptível desde as aulas teóricas, com conteúdos bem fundamentados e atualizados, até as aulas práticas, que são diversas”, enumera.
Dos estágios em diversos ramos aos acessos a projetos de extensão oferecidos pelo curso, o aluno da Universidade de Fortaleza tem a possibilidade de diversificar sua experiência prática dentro dos campos de iniciação esportiva, do trabalho com a terceira idade, da reabilitação e atividades físicas adaptadas.
“A infraestrutura que a Unifor oferece é um diferencial na nossa formação. O curso de Educação Física é o que mais usufrui do Parque Desportivo, é como se ele fosse a casa dos alunos. E, sem dúvida, a diversidade e qualidade dos equipamentos do Parque é um diferencial. O Parque é completo e ampara as mais diversas modalidades. Poder usufruir disso diariamente é maravilhoso para nossa formação” — Isabella Guimarães, aluna do curso de Educação Física
Matriz atualizada para licenciatura e bacharelado
A coordenadora Diane Nocrato destaca que o curso acompanhou uma intensa evolução estrutural na qual a Universidade mergulhou ao longo dos seus 50 anos, mantendo a qualidade e a excelência que demonstra para a sociedade desde o início. Para isso, mantém uma matriz curricular em constante atualização. A última delas ocorreu em 2021.
Dentro da nova diretriz curricular, o aluno entra na graduação em Educação Física e tem uma etapa base a ser cumprida até o quarto semestre. Depois, faz uma escolha pela etapa específica, que vai definir a formação dele em bacharelado ou licenciatura. Posteriormente, a Unifor oferece essa segunda formação de maneira facilitada. Isso significa que, em dois semestres a mais, o aluno consegue sair com os dois diplomas: bacharelado e licenciatura.
“Os diferenciais que apresentamos estão desde a atualização da matriz curricular, essa formação em cima das necessidades do mercado de trabalho, até o contato desse aluno com os campos de atuação profissional dentro da Universidade, por meio dos projetos de extensão e dos estágios supervisionados pelos professores”, enumera.
Outro ponto que mantém o curso alinhado à excelência está na oferta de uma infraestrutura de ponta, que inclui o Parque Desportivo, principal laboratório de práticas relacionadas à graduação.
“Ter um espaço de qualidade e referência dentro da área esportiva — fazendo com que os nossos alunos vivenciem isso com qualidade, direcionamento correto, equipamentos, materiais diferenciados que são oferecidos a eles no decorrer do curso — faz com que a formação dos estudantes seja notória e relevante para a sociedade, onde eles vão aplicar todo esse aprendizado”, defende Diane.
Além disso, a promoção de eventos esportivos dentro da Universidade aproxima os alunos da realidade das modalidades esportivas e faz com que eles tenham uma experimentação real, compreendendo as competências necessárias para cada modalidade.
A Central de Carreiras e Egressos, que faz a ponte entre estudantes, egressos e empresas, também é um plus para ajudar na empregabilidade dos discentes, que costumam começar a estagiar já a partir do quarto semestre. “Isso prepara nosso aluno de maneira diferenciada para estar atuando no mercado de trabalho”, afirma Diane.
“O profissional de Educação Física ganhou um destaque muito grande dentro da área da saúde não só pela promoção [do bem-estar], mas pela prevenção de doenças e pelo equilíbrio da saúde mental. Esses processos estão sendo bem destacados e desenvolvidos dentro do nosso curso. E aplicados dentro de uma ênfase de grupos de estudos e projetos de extensão, não só dentro de sala de aula, mas nos nossos cursos de aperfeiçoamento, de férias ou de complementação de conteúdo” — Diane Nocrato, coordenadora do curso de Educação Física
O valor dos campeonatos universitários para a formação
A história de Jorge Henrique Monteiro com a educação física carrega boas memórias da Unifor. O egresso da turma de 1983 percorreu uma longa trajetória profissional até ocupar o relevante posto de vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef).
“Quando entrei, o curso de Educação Física da Unifor era o único e o melhor, como é o melhor até hoje”, ri. Ele conta que a jornada universitária foi uma experiência rica tanto pelo conhecimento acadêmico como pela oportunidade de ser atleta de futsal e futebol de campo.
Jorge Henrique, que hoje é coordenador de um colégio da capital cearense e também coordenador de futebol do Ideal Clube de Fortaleza, conta que participou de vários jogos universitários pelo Ceará e pelo Brasil por anos.
“A Unifor, desde aquela época, fomenta o esporte. Hoje tem um Parque Desportivo de excelência, um bicicletismo de primeiro mundo. Também tem seleções de renome que despontam no Nordeste. A equipe de futebol feminino é uma referência com títulos nacionais. Ficamos muito felizes de ver que, durante esses 50 anos, a Unifor sempre transfigurou e evoluiu cada vez mais no apoio ao esporte” — Jorge Henrique Monteiro, egresso de Educação Física da Unifor
Quando Jorge Henrique ingressou no curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza, a graduação tinha apenas uma década de existência. Participar dessa história pioneira, para ele, é um orgulho.
“Abrimos um mercado dentro da cidade porque não tinha tanta gente formada. A Unifor [onde era atleta] me deu uma bagagem acadêmica fenomenal e me abriu as portas, primeiramente, para o Ideal Clube, onde eu [fui atleta e] trabalho há 40 anos”, celebra.
A vocação de ser líder e educadora
Professora histórica do curso de Educação Física, Liana Braid foi da terceira turma da graduação. “Tenho inúmeras recordações deste lindo universo educacional que é a Unifor”, diz. Atleta de natação, ela ingressou na formação com o sonho de se tornar técnica do esporte. Mas, quando a profissão foi regulamentada e uma lei federal exigiu o diploma para a atuação, ela mudou a rota e se entregou ao ofício de educadora.
“Aqui eu aprendi a ser líder, aprendi que ‘ensinando’ [a gente vai] ‘aprendendo’ e que aprendemos para sermos sempre o melhor que podemos ser”, afirma a professora, que recorda dos primeiros anos da Unifor, quando o chanceler Edson Queiroz circulava pelo campus para ouvir os alunos e melhorar a estrutura da Universidade.
Desde então, estar na vanguarda faz parte do DNA da Unifor. “Nosso currículo é reconhecido como de vanguarda ao mediar o processo de aprendizagem com uso de metodologias ativas e problematizadoras”, destaca Liana.
A Universidade tem um perfil de instituição que se renova nas inovações que vão surgindo. “Assim são também os cursos de formação, seja da graduação, seja da pós-graduação. Mas não se basta somente nos princípios e modelos atuais, a Unifor também busca estar atualizada em seus laboratórios e recursos”, pontua.
“Nesses 50 anos, a Unifor cresceu e se desenvolveu. Quantitativamente, cresceu em quantidade de discentes e docentes. Qualitativamente, em suas possibilidades de formar com muita qualidade. O ‘ensinando e aprendendo’ não é somente uma frase de efeito, mas um modo de ver a necessidade de sempre ser o melhor que se pode ser” — Liana Braid, professora do curso de Educação Física da Unifor