Além do esporte: veja as áreas de atuação de um profissional da Educação Física e como ampliar a formação já na graduação
ter, 27 julho 2021 10:14
Além do esporte: veja as áreas de atuação de um profissional da Educação Física e como ampliar a formação já na graduação
Reabilitação de pacientes em hospitais e trabalho junto a Pessoas com Deficiência são alguns dos segmentos em que o profissional da Educação Física pode trabalhar.
Academias, centros esportivos e mais ambientes relacionados à prática de atividades físicas são os espaços geralmente associados à atuação de um profissional da Educação Física. Contudo, quem se dedica a essa área tem papel importante em contextos como a prevenção de doenças, integração de Pessoas com Deficiência e até reabilitação de pacientes em hospitais. Em tempos de cuidado ainda maior com a saúde, investir na formação em Educação Física é o caminho certeiro para quem se identifica com os cuidados a partir das atividades físicas e motoras.
“O profissional de Educação Física pode trabalhar em equipes multiprofissionais, e essa vivência acontece já na formação acadêmica, no curso da Universidade de Fortaleza [Unifor]. O aluno consegue perceber a importância do papel do educador físico dentro do processo de promoção da saúde e aqueles relacionados à prevenção de doenças e à reabilitação”, reforça a professora Diane Nocrato (foto abaixo), coordenadora do curso de Educação Física da Unifor.
Segundo ela, um dos diferenciais dessa graduação oferecida na Universidade - instituição da Fundação Edson Queiroz - são os campos de estágio e os projetos de extensão. “Uma vivência prática dos estágios do curso é a reabilitação dentro de hospitais com grupos especiais. Antes da pandemia, trabalhávamos com o Hospital de Messejana, fazendo o atendimento no último grau de reabilitação dos pacientes com DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica]”, descreve. O trabalho era realizado em parceria com uma equipe de médicos e fisioterapeutas.
Professora Diane Nocrato, coordenadora do curso de Educação Física da Unifor
No Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade, os alunos da Educação Física - e também de outras áreas - podem, ainda, aprofundar os conhecimentos sobre habilitação e reabilitação de Pessoas com Deficiência no projeto conduzido há mais de 23 anos pelo professor Vicente Matias Cristino.
Caminhos diversos
Avaliado com nota 4 (no intervalo de 0 a 5) pelo Ministério da Educação (MEC) e reconhecido como o melhor do Ceará, o curso de Educação Física da Unifor oferece a possibilidade de formação no Bacharelado (diversas áreas técnicas profissionais) e Licenciatura (permite ministrar aulas na Educação Básica), além de estimular o aluno a testar as diversas possibilidades como um futuro profissional no mercado.
Além disso, o teor multidisciplinar da grade curricular é aplicado em todas as etapas da graduação. “No Bacharelado, isso está relacionado com atendimento a grupos especiais, com pessoas que têm cardiopatias, diabetes, problemas osteoarticulares, deficientes, e também na Saúde Coletiva, em que trabalhamos o processo de promoção da saúde e prevenção de doenças na comunidade”, descreve Diane Nocrato.
Já na Licenciatura, a multidisciplinariedade da Educação Física é trabalhada no ambiente escolar. “Por meio da promoção da saúde, juntamente com pedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos”, completa a coordenadora do curso.
Opinião de quem estuda
“Acredito que a Educação Física, durante muito tempo, foi cercada por uma dicotomia que construiu uma percepção de que só haveriam dois campos de atuação existentes. Dessa forma, haveria de ser feita uma escolha entre atuar na Educação Física Escolar ou atuar em academias. Entretanto, sou e serei sempre imensuravelmente grato à Universidade de Fortaleza [Unifor], acredito que sua metodologia inovadora, aliada ao corpo docente de excelência, favorece de forma substancial a ampliação dos horizontes acerca das possibilidades de atuação profissional. Acredito que a Unifor, ao proporcionar, durante a graduação, a oportunidade do contato com ensino, pesquisa e extensão, corrobora para que os acadêmicos e/ou egressos do curso sejam contemplados com tudo o que a Educação Física pode, de fato, oferecer”.
Matheus Marques Mesquita da Costa, 21 anos
Estudante do 8º semestre do curso de Educação Física
“Sempre fui atleta e ingressei [no curso de Educação Física] com a minha perspectiva toda voltada ao desporto, e foi uma reviravolta na maneira como via a profissão. Na Unifor, pude obter experiência como aluna em diversas outras áreas, como a gestão desportiva, o trabalho com grupos especiais, a própria forma de fazer alguma intervenção com alguém de uma maneira mais holística, de olhar para o ser humano como um todo. E ali pude observar que meu campo de atuação é muito extenso, e não há limites para pesquisa, conhecimento e qualificação. Os egressos da Unifor, como eu, saem com uma experiência inicial em todos os campos de trabalho, as áreas de estágios que a Universidade oferece são diversas, você pode experienciar todas elas, e já consegue imaginar qual a melhor forma de trabalhar, seja qual for a especialidade que você quer seguir”.
Ana Carolina dos Reis, 25 anos
Egressa do curso de Educação Física da Unifor, concludente da turma de 2020.1 em Licenciatura, e de 2021.1 no Bacharelado
“Escolhi o curso de Educação Física porque me sinto vocacionada a ajudar as pessoas no processo de manter a saúde e ter qualidade de vida, pois a atividade física é um meio de prevenção para muitos males e doenças. No decorrer do curso, minha perspectiva a respeito de ser uma profissional de Educação Física foi ampliada devido ao suporte prático e teórico que a Unifor me proporcionou, com professores competentes e bem preparados, e uma estrutura física como laboratórios e parque desportivo de excelência. Motivação, foco nos estudos, ética profissional, conhecimento técnico e ensino de qualidade foram os diferenciais que me fizeram escolher a Unifor como a minha universidade”.
Alda Vianna, 55 anos
Egressa do curso de Educação Física da Unifor, concludente da turma de 2021.1 no Bacharelado