Cerimônia do Interno marca nova fase na trajetória acadêmica de estudantes da 29ª turma do curso de Medicina

sex, 28 junho 2024 12:40

Cerimônia do Interno marca nova fase na trajetória acadêmica de estudantes da 29ª turma do curso de Medicina

Solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com juramento acadêmico, homenagem a docentes, discentes e familiares 


Ocasião é tradição no curso de medicina e simboliza os dois últimos anos de graduação (Foto: Julia Donato)
Ocasião é tradição no curso de medicina e simboliza os dois últimos anos de graduação (Foto: Julia Donato)

A Cerimônia do Interno de Medicina é um evento solene que marca a transição dos estudantes das fases iniciais de aprendizado teórico para a prática clínica intensiva. No dia 26 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) foi palco desse rito tradicional de passagem para a 29ª turma do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz. Com entusiasmo e emoção, a solenidade destacou a importância desse momento significativo na jornada dos futuros médicos.

A solenidade começou com boas-vindas e uma apresentação realizada pela acadêmica Clarice Almeida Alencar, que logo em seguida passou a palavra para a professora Rejane Sá, coordenadora do curso de Medicina.

Rejane destacou que a trajetória acadêmica dos alunos contará com novas perspectivas. "Vocês deixam um pouco o muro azul da universidade e começam a ter um contato mais próximo com os pacientes e com a vida real. O sonho de quatro anos atrás se tornou realidade. Vocês vão aprender a vivenciar tudo o que foi programado; agora começarão a viver os conhecimentos no cotidiano clínico", pontuou a coordenadora.

A celebração também incluiu a leitura do juramento acadêmico, declaração solene que representa o compromisso dos futuros médicos com a ética, responsabilidade profissional, e o cuidado e bem-estar dos pacientes. Logo após o juramento, os padrinhos escolhidos pelos estudantes tiveram a oportunidade de colocar o estetoscópio nos formandos, simbolizando a transição oficial para a prática clínica e a responsabilidade profissional que vem com ela.

O cerimonial também homenageou docentes, funcionários e os pais dos acadêmicos. O encerramento foi conduzido pelos estudantes Carolina Paccini e Gabriel Sampaio, com apresentação musical da música “Tocando em Frente” do cantor Almir Sater.

Novas trajetórias acadêmicas 

Mirella Pedroza, estudante de Medicina, destaca que a cerimônia é um marco simbólico em sua trajetória acadêmica ao reunir amigos e familiares para prestigiar essa importante transição profissional.


“Foram quatro anos de muitas lutas, dedicação e empenho. Hoje, estamos comemorando o início do internato, algo tão esperado e sonhado. É algo muito gratificante. A Unifor sempre nos deu muito apoio e, nessa nova fase, durante esses quatro anos de preparação, a universidade nos proporcionou as ferramentas necessárias para que agora estejamos prontos para esse novo capítulo” – Mirella Pedroza, estudante de Medicina

Já para o estudante de Medicina Luigi Andrade, o cerimonial representa uma de suas principais conquistas acadêmicas e ele se sente preparado para enfrentar os futuros desafios do internato.


"A graduação em Medicina na Unifor proporcionou uma formação pessoal valiosa, desenvolvendo nossa sensibilidade em relação aos outros, empatia, moral e compaixão. A questão do conhecimento pode ser acessada de diversas formas, mas esse algo a mais, além da graduação, me preparou significativamente para os desafios que enfrentarei a partir de agora" – Luigi Andrade, estudante de Medicina

Por sua vez, Renan Leão, estudante de Medicina, considera essa nova etapa acadêmica uma oportunidade para consolidar novos conhecimentos além daqueles adquiridos durante a graduação, permitindo-lhe tornar-se um profissional ainda mais capacitado.


"É um passo muito importante que estamos dando agora na cerimônia do interno. Cada degrau dessa escada representa uma parte do nosso conhecimento concretizado. Desde o primeiro semestre, já tivemos experiências práticas, e eu gostei muito de estar constantemente vendo as coisas acontecerem, sempre aprendendo com os professores. Isso fez toda a diferença"
Renan Leão, estudante de Medicina