Estudantes do curso de Moda criam coleção inspirada em designs das redes de Jaguaruana

seg, 27 maio 2024 18:26

Estudantes do curso de Moda criam coleção inspirada em designs das redes de Jaguaruana

Acadêmicas utilizaram tecidos e técnicas de modelagem tradicionais, com a proposta de valorizar o trabalho artesanal local


As estudantes tiveram a oportunidade de exercitar a criatividade e aprimorar suas habilidades técnicas, além de se conectarem com raízes culturais (Foto: Alessandra Alburquerque)
As estudantes tiveram a oportunidade de exercitar a criatividade e aprimorar suas habilidades técnicas, além de se conectarem com raízes culturais (Foto: Alessandra Alburquerque)

Estudantes do curso de Moda, da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz – desenvolveram, durante a disciplina de Laboratório de Prototipagem II, coleção de roupas inspiradas em designs de redes de descanso típicas do município de Jaguaruana. A proposta da disciplina trabalho era desenvolver uma coleção baseada em manifestações culturais brasileiras. 

O trabalho intitulado “Redes de Jaguaruana - Mãos que Movem a Cidade” explora memórias afetivas de uma das integrantes, que remontam às visitas que fez à cidade comumente chamada de “terra da rede”, e busca valorizar o trabalho artesanal local. 

Processo de criação 

Com a ideia já formulada, o próximo passo foi a criação. As estudantes Larissa Mayara Moreira, Vericiane Oliveira, Kmyla Peixoto e Luciana Matos, que compõem a equipe, iniciaram o processo criando painéis temáticos para aprofundar a pesquisa. Essa etapa durou aproximadamente dois meses. 

Logo em seguida, as acadêmicas produziram diferentes croquis de peças, explorando cores e desenhos de redes para selecionar quatro peças finais. Elas realizaram testes de cores, pintando desenhos com mais de trinta tonalidades para escolher as colorações oficiais que comporiam as peças finais.

Larissa destaca que algumas partes das peças tiveram que ser feitas à mão, utilizando linha e agulha. Além disso, foram empregadas técnicas de tecelagem manual, como o macramê, que envolve a criação de padrões por meio de nós.


“Incorporamos também quatro modelagens específicas, como a saia balonê, para evocar a imagem da rede "embolada" no armador. O vestido da coleção apresenta design transpassado, inspirado na forma como os vendedores de rede carregam suas mercadorias nos ombros. Toda a coleção conta uma história, desde o surgimento das redes até o trabalho artesanal de cada artesão, valorizando essa mão de obra única”Larissa Mayara, estudante de Moda 

Após essa etapa, as estudantes modelaram quatro looks completos e enviaram as peças à costureira, para a confecção. Com a coleção finalizada, elas realizaram um editorial de moda e produziram um fashion film, um curta-metragem que apresenta as peças da coleção.


Estudantes utilizaram técnicas de macramê na composição das peças para aproximar o aspecto de redes de descanso (Foto: Alessandra Alburquerque)

Prestígio e valorização

A coleção de Larissa Mayara alcançou reconhecimento além do público interno da instituição. Larissa publicou um vídeo da coleção em suas redes sociais, e um perfil de cultura local, Fortaleza Ordinária, republicou a postagem. A publicação evidenciando as peças já conta com mais de 8 mil curtidas e 200 comentários.

O reconhecimento da coleção possui notoriedade para a acadêmica, uma vez que foi um trabalho em que pode evidenciar o legado que sua família deixou em sua vida “A coleção pronta me traz muito orgulho. Foram dias de muito trabalho, abdicamos de muitos momentos para que tivéssemos esse trabalho final. Fizemos questão de trazer boa parte do material que foi usado nas peças da própria Jaguaruana, para movimentar a economia da cidade”, explica a estudante. 

Valorização do patrimônio cultural 

Ao incorporar esses elementos nas peças, a coleção não apenas celebra a herança cultural de Jaguaruana, mas também promove a valorização e preservação do trabalho dos artesãos locais, reconhecendo a notoriedade desses profissionais na criação de produtos simbólicos. 

Para Priscilla Medeiros, coordenadora do curso de Moda, a escolha da temática da coleção enriquece o aprendizado dos alunos e inspira todos os profissionais da área da moda a explorar formas inovadoras de retratar a moda brasileira.


"Retratar as redes de Jaguaruana de forma criativa e inovadora desafiou as estudantes a pensarem além do óbvio, buscando novas interpretações e integrando elementos contemporâneos em suas criações. Isso não apenas enriquece o resultado final da coleção, mas também estimula um olhar mais apurado e crítico sobre a moda e sua relação com a cultura e a sociedadePriscilla Medeiros, coordenadora do curso de Moda 

Já com a coleção finalizada, Larissa espera que as pessoas reconheçam, em cada peça, a importância da valorização da moda local. “Além de nós, designers, sermos cearenses, todos os envolvidos no processo também são cearenses: desde os tecelões dos tecidos, costureiros, modelistas, até os artesãos que fizeram os macramês. Foi um trabalho feito por muitas mãos”, finaliza a acadêmica de moda.