Tipos de pós-graduação: veja quais as diferenças entre elas
Você já se perguntou como impulsionar sua carreira ou se tornar referência na sua área? A pós-graduação pode ser o caminho, mas escolher entre as opções disponíveis não é tão simples quanto parece.
Além de atualizar conhecimentos, cada modalidade abre portas diferentes: uma especialização pode turbinar seu currículo; um MBA prepara você para liderar equipes; e um mestrado ou doutorado lhe transforma em um pesquisador renomado.
A pós-graduação é a fase de estudos que vem depois da aquisição do diploma no ensino superior. Ela pode ser feita para aprofundar e atualizar os conceitos aprendidos no curso, para aprender sobre gestão e até para ser professor universitário.
Aqui nós vamos falar sobre os tipos de pós-graduação para você entender melhor todos os aspectos de cada uma e te ajudar a escolher. Tudo isso de forma interativa, para que você reflita sobre seus objetivos enquanto navega pelo conteúdo.
Vamos lá?
Tipos de pós-graduação
A pós-graduação é dividida entre dois tipos, stricto sensu e lato sensu, e dentro de cada uma delas há modalidades diferentes de cursos. Confira:
Pós-graduação lato sensu
Esse tipo de pós-graduação tem como tradução literal "sentido amplo". Nela estão os cursos de especialização e MBA.
A duração mínima desses dois cursos é de 360 horas, conforme definição do Ministério da Educação, mas pode durar mais que isso, afinal, depende da instituição de ensino.
Ao final dos cursos lato sensu, os alunos recebem um certificado de conclusão.
Especialização
Se você terminou seu bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, sabe que cada graduação possui um foco de estudos. Bacharelado possui um conteúdo mais generalista, a licenciatura tem foco na docência e o tecnólogo foca no mercado de trabalho.
Independente de qual modalidade de graduação tenha feito, a especialização vai funcionar como uma atualização, aperfeiçoamento ou aprofundamento de uma área.
Ao terminar o curso, além do certificado, o aluno recebe o título de especialista.
MBA
O Master Business Administration é um curso de pós voltado para a prática da atuação profissional. Diferente da especialização, o MBA é um curso mais voltado para desenvolvimento e compreensão de liderança, administração e gestão.
É um curso muito almejado por pessoas que buscam cargos de chefia, querem atuar como empresário ou que simplesmente buscam adquirir essas habilidades na vida profissional.
Pós-graduação stricto sensu
Esse tipo de pós-graduação tem como tradução literal "em sentido limitado". Nesse tipo entram as modalidades de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. A duração dos mestrados também é de no mínimo 360 horas, conforme definição do MEC. Já o doutorado possui duração de quatro a cinco anos.
Ao final dos cursos de mestrado e doutorado, o aluno recebe diploma, além do título de mestre ao fazer mestrado, e de doutor, no doutorado.
Mestrado Acadêmico
O mestrado acadêmico é uma modalidade de pós-graduação voltada para a carreira acadêmica, ou seja, de professor universitário ou pesquisador.
Além do diploma de graduação, normalmente as instituições de ensino exigem que o aluno tenha habilidade de leitura em uma língua estrangeira. A instituição também pode passar uma prova de proficiência para testar os conhecimentos, por exemplo, em inglês, espanhol ou francês.
Mestrado Profissional
Enquanto o mestrado acadêmico é voltado para a carreira acadêmica, o mestrado profissional é focado no mercado de trabalho. Além disso, o profissional possui disciplinas mais práticas voltadas para a rotina de trabalho. Nessa modalidade também é necessário ser proficiente em outra língua.
Doutorado
O doutorado é o nível máximo acadêmico. Isso acontece porque possui um tempo maior de duração e o doutorando precisa elaborar uma tese, apresentando uma nova abordagem na área de estudos, o que precisa de muita dedicação e tempo.
Para fazer doutorado precisa de mestrado?
Muitas pessoas acham que para fazer doutorado precisa do diploma de mestrado, mas não. Apesar de o doutorado ser o diploma de maior nível que se pode conquistar em nosso país, não é necessário cursar mestrado ou outra pós-graduação antes. Algumas pessoas optam por fazer os dois em sequência, mas não há essa exigência.
A duração pode ser de até cinco anos e o aluno precisa desenvolver uma pesquisa, que traga uma descoberta que contribua para o conhecimento acadêmico.
Na verdade, o que ocorre é que muitas vezes as instituições públicas ou particulares elaboram um processo seletivo mais complexo. Por exemplo, esses são alguns aspectos que podem ser verificados no processo de seleção:
- Análise curricular
- Análise da proposta de pesquisa
- Entrevista
- Teste de proficiência em língua estrangeira
- Artigos científicos publicados ou aceitos em Periódico Qualis na área de estudo, livros publicados, docência, dentre outros pontos que contam na análise curricular.
Assim, a comissão de seleção pode aprovar o tema e o candidato sem antes ter passado por um mestrado. Porém, quanto mais qualificado e importante for o tema, mais chances de ser aprovado.
Leia também: Como equilibrar as metas pessoais e profissionais? Será que a carreira vem sempre em primeiro lugar?
Pós-graduação precisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um pesadelo para muitos graduandos, afinal, precisa de muita dedicação e estudos para elaboração. Dito isso, muitas pessoas têm dúvida se é necessário passar por tudo de novo na pós-graduação.
A resposta para essa pergunta é: depende do tipo de pós-graduação escolhida.
Lato sensu
Nas pós-formações do tipo lato sensu, o trabalho de conclusão de curso é opcional, conforme o Ministério da Educação define na CNE/CES 01. Isso acontece porque o objetivo do curso é que os alunos se dediquem a aquisição de habilidades práticas e técnicas do mercado de trabalho.
Stricto sensu
Já na modalidade stricto sensu, o trabalho final, além de obrigatório, é um dos principais objetivos do curso. No mestrado é necessário apresentar a dissertação de mestrado e no doutorado uma tese.
Para receber o título, o aluno precisa desenvolver a pesquisa, afinal, os dois cursos são voltados para a formação de docentes, pesquisadores e cientistas.
Quem pode fazer uma pós-graduação?
Muitas pessoas acham que para fazer determinada especialização, MBA ou mestrado, precisam ser formados na mesma área de estudos. No entanto, basta ter conquistado o diploma da graduação para fazer uma pós-graduação, independente de que área tenha se formado.
Embora aconteça assim, é necessário consultar o edital de convocação, pois dependerá bastante da instituição e do processo seletivo. Na prática, basta que tenha se formado no ensino superior para fazer a pós-graduação.
O que não é pós-graduação
Existem muitas ofertas no mercado, assim como muitos conteúdos que divergem e podem confundir sua cabeça, no entanto, aqui vamos esclarecer o que parece ser pós-graduação, mas não é.
Cursos de curta duração
Como o próprio nome já diz, são cursos mais rápidos de especialização em áreas de atuação profissional, porém não são de pós-graduação. Isso acontece porque não é necessário ser formado no ensino superior para cursar.
Aperfeiçoamento
Essa modalidade de curso é focada em técnicas e práticas de determinada área, trazendo de maneira mais realística as rotinas de uma profissão. Ele também não é um curso de pós-graduação, mas pode ser uma ótima opção para quem busca conhecimentos mais específicos da área de atuação, após se formar.
O que considerar antes de escolher uma pós-graduação?
Vamos listar aqui alguns pontos ao observar para escolher a sua pós-graduação. Confira:
Quais os seus objetivos de carreira?
Um dos principais pontos a analisar quando se pensa em escolher uma pós-graduação são os objetivos de carreira. Afinal, cada uma delas pode trazer habilidades e conhecimentos diferentes.
Por exemplo, para quem busca a carreira acadêmica, como ser professor universitário, pesquisador ou cientista, o mestrado ou doutorado pode ser a melhor opção. Por outro lado, se busca crescer na carreira e ocupar cargos maiores, como de gestor ou diretor dentro de uma empresa, o MBA pode ser a melhor opção.
Além de escolher qual tipo de pós-graduação, também é importante saber que existem diversas opções de curso no campo de ensino.
Dito isso, é importante analisar qual a área em que pretende atuar e qual se identifica melhor. Para você entender bem, essas são algumas opções de pós-graduação na área de Direito:
- Especialização em Direito Internacional
- Mestrado em Direito Constitucional
- Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos
- Doutorado em Direito Constitucional
Pesquise bem sobre o mercado
Não escolha no escuro! Use ferramentas como o LinkedIn para identificar quais habilidades e certificações estão valorizadas na sua área.
Por exemplo, se você atua na área da saúde, nossa Especialização em Saúde Mental, Psicopatologias e Políticas Públicas pode ser uma excelente opção para ampliar suas oportunidades. Já o MBA em Gestão Hospitalar é ideal para quem deseja assumir cargos de liderança e gestão na área.
Converse também com ex-alunos do curso que está considerando. Pergunte como a pós impactou a carreira deles, se o conteúdo é aplicável no dia a dia e se a instituição entrega o que promete.
Essas conversas são como um GPS: evitam rotas complicadas e apontam o caminho mais seguro.
Permita-se mudar de ideia (e não tenha vergonha disso)
Escolher uma pós não é um contrato vitalício. Se depois do primeiro semestre você perceber que o curso não é o que esperava, tudo bem. Muitas instituições permitem trancamento ou até migração para outra área.
O importante é não ficar parado por medo de errar. O aprendizado, mesmo que parcial, já é um ganho.
Uma boa dica é: anote em um papel 3 motivos pelos quais você quer fazer essa pós. Se eles ainda fizerem sentido após uma semana de reflexão, é sinal de que você está no caminho certo. Se não, respire e recomece.
A jornada acadêmica é sua — e só você decide o ritmo e a direção.
A pós-graduação precisa ser na mesma área da graduação?
Não. Para se inscrever em uma pós-graduação não é necessário ter feito a graduação numa mesma área. No entanto, se pensa em buscar por outra área, é interessante pesquisar a viabilidade disso, pois em algumas situações pode ser melhor fazer uma segunda graduação.
Clique aqui para saber mais sobre a segunda graduação.
De toda forma, a pós-graduação também é uma opção para ampliar seus conhecimentos em áreas relacionadas, por isso, vale a pena pensar em áreas adjacentes ou que de alguma forma complemente, caso queira fazer uma pós-graduação numa área diferente da sua.
Qual a importância da pós-graduação para sua carreira?
A pós-graduação é um investimento. Independentemente do tipo de pós-graduação que escolher, saiba que é um ótimo investimento. Isso acontece porque é uma maneira de atualizar-se na área escolhida, ampliando as habilidades práticas e o conhecimento de maneira geral.
Entre 2012 e 2023, mais trabalhadores brasileiros passaram a ter escolaridade acima do exigido para suas funções. Em 2012, isso ocorria com 26% dos profissionais, número que subiu para 38% em 2020 e se manteve até 2023, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 2024.
E pra lhe ajudar a entender o grau de importância: imagine que sua carreira é uma escada: cada degrau representa conhecimento, experiência e oportunidades. A pós-graduação não é apenas um degrau a mais, é aquele que eleva sua visão e permite enxergar horizontes que antes pareciam distantes.
Mas por que ela é tão decisiva?
Por essas e outras razões:
- Valorização profissional
Ter uma pós-graduação no currículo é como carregar um selo de excelência. Mas não se trata apenas de números: é sobre reconhecimento. Empresas enxergam a pós como prova de que você investe em si mesmo, domina temas complexos e está pronto para desafios estratégicos.
Reflita: você prefere ser lembrado como "aquele que fez o básico" ou como especialista em sua área? - Networking
A sala de aula de uma pós-graduação é um ecossistema de oportunidades. Professores são líderes de mercado, colegas podem ser futuros sócios ou indicá-lo para vagas exclusivas.
Em um MBA executivo, por exemplo, discutir cases reais com um diretor financeiro ou trocar ideias com um empreendedor em ascensão cria laços que transcendem o ambiente acadêmico. -
Atualização e diferenciação
O mercado muda mais rápido do que nunca. Tecnologias como IA, ESG e até o metaverso estão reinventando profissões.
Uma pós-graduação funciona como um "update" profissional, garantindo que suas habilidades não fiquem defasadas. Além disso, diferencia você em processos seletivos.
Veja este exemplo: um enfermeiro que se especializa em Enfermagem em Terapia Intensiva desenvolve habilidades essenciais para atuar em unidades de alta complexidade, tornando-se um profissional ainda mais valorizado no mercado. - Transição de
carreira
Quer migrar da Engenharia para o Direito Ambiental? Ou da Comunicação para Gestão de Projetos? A pós-graduação é o atalho para essa mudança.
Com um MBA, você aprofunda seus conhecimentos em uma área estratégica e se destaca profissionalmente em um curto período, adquirindo expertise para novas oportunidades em 12 a 18 meses.
Dica de ouro: escolha cursos com disciplinas práticas e produtos de impacto, como o MBA Gestão de Marketing e Branding da Uniforr. - Pontos extras
em concursos (dependendo do edital)
Uma pós-graduação pode garantir +1 a +5 pontos em concursos públicos, desempatando rankings acirrados. Especializações, mestrados e doutorados são os mais valorizados, especialmente se alinhados à área do cargo (ex.: Direito para concursos jurídicos).
Alguns editais até exigem pós como pré-requisito (ex.: professor universitário). Além dos pontos, o conhecimento adquirido eleva sua competência técnica, preparando você não só para a prova, mas para o exercício da função. Invista no curso certo e transforme sua pós em vantagem!
Faça sua pós-graduação na Unifor!
Agora que você já sabe quais são os tipos de pós-graduação e muito mais, precisa saber que a Unifor é a sua melhor escolha. Aqui, os alunos têm a possibilidade de cursar módulos internacionais, programas e missões fora do país.
A Universidade de Fortaleza foi eleita a melhor instituição de ensino superior particular do Norte e Nordeste pelo ranking Times Higher Education, por isso, pode fortalecer ainda mais o seu currículo.
Quer saber quais são as opções de pós-graduação? Clique aqui e confira