Em todo o mundo, as pessoas estão exigindo uma ‘Cidade da Gente’

Sexta-Feira, 03 de Agosto 2018 13:04

 

Skye Duncan - skye@nacto.org
Diretora da Iniciativa Global de Desenho para Cidades da National Association of City Transportation Officials (Nacto/EUA)

Duzentas e cinquenta e seis pessoas morreram nas ruas de Fortaleza no ano passado. Mais três na Avenida Osório de Paiva apenas na semana passada. Eram mães, pais, filhos, avós e amigos que perderam a vida. E da noite para o dia, as vidas de milhares de pessoas mudaram para sempre, à medida que lamentavam a perda de seus entes queridos. O aspecto mais trágico dessas mortes é que elas não precisaram acontecer. Eles eram evitáveis ​​e nós realmente sabemos o que fazer para evitá-los. Evidências mostram que esforços combinados de melhor fiscalização, campanhas de comunicação contundentes, melhor coleta de dados, limites de velocidade reduzidos e estratégias simples de planejamento de rua são eficazes para evitar essas mortes e minimizar a gravidade de milhares de ferimentos graves que ocorrem em nossas ruas.

É por isso que, trabalhando com outros parceiros internacionais como parte da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, a Global Designing Cities Initiative tem colaborado com a cidade de Fortaleza desde 2016 para ajudar a repensar, “re”imaginar e redesenhar sua maior rede de espaço público: as ruas e avenidas.

Como as veias que unem nossas comunidades, nossas ruas são as portas da frente de nossas casas e empresas. Eles são lugares para não apenas se mover, mas para brincar, celebrar, jantar, ganhar dinheiro, encontrar amigos e desfrutar de nossos bairros. Ainda por muitas décadas, nós demos todo esse espaço para o movimento e armazenamento de automóveis pessoais, resultando em ruas congestionadas, ar poluído, perda de tempo e comprometimento da saúde física e mental. Aqui, e ao redor do mundo, infelizmente usamos quase todos esses bens fundamentais para servir a tão poucos, nos concentrando no modo menos eficiente de mover pessoas (em carros) e esquecendo que nós, como seres humanos, somos de fato o aspecto mais importante a considerar ao projetar nossas vias urbanas.

Mas, felizmente, os tempos estão mudando. Com o prefeito Roberto Cláudio se unindo a outras cidades e líderes mundiais para endossar o Guia Global de Desenho de Ruas, Fortaleza agora se compromete a colocar as pessoas em primeiro lugar. Priorizar aqueles que são mais vulneráveis ​​- nossas crianças, idosos e pessoas com deficiências, e dedicar um espaço de qualidade para caminhadas, ciclismo e transporte público, para que as pessoas tenham uma opção segura e conveniente de usar meios de transporte sustentáveis.

Estratégias simples e baratas para adicionar tinta, deslocar geometrias e distribuir mais democraticamente o espaço das ruas entre os diferentes usuários significa não apenas a diferença entre a vida e a morte, mas também resulta em ar mais limpo para os nossos filhos respirarem, oportunidades para sermos mais ativos e saudáveis através de nossos deslocamentos diários, melhor gerenciamento de água durante as fortes chuvas e melhor saúde mental e bem-estar diário. Evidências mostram que as grandes ruas também são ótimas para os negócios, ajudando as lojas locais a prosperar (o que faz sentido, já que as pessoas são as que compram e não os carros) e dar às pessoas opções de se locomover de maneira mais eficiente também significa ganhar tempo: e gastá-lo com que amamos.

 

As reduções do limite de velocidade da cidade na Avenida Leste-Oeste, a melhoria da infraestrutura de pedestres com elementos de trânsito calmo, 107,4 km de pistas dedicadas aos ônibus e 232,5 km de infraestrutura cicloviária são evidências de melhorias recentes que começaram a mudar as práticas corriqueiras de tendências passadas. As áreas de trânsito calmo, com passagens elevadas e extensões de calçadas no entorno do Hospital Albert Sabin, agora permitem que pais preocupados se concentrem nas necessidades urgentes de seus filhos doentes, em vez de temer as ruas ao redor do hospital. Novos espaços públicos no centro do bairro na Cidade 2000 permitem que as famílias se reúnam e que as crianças brinquem alegremente enquanto os veículos circulam a velocidades mais lentas e seguras; e a mais recente transformação no Dragão do Mar oferece outra oportunidade para aplicar as melhores práticas globais e coletar dados para o refinamento futuro dessas estratégias em Fortaleza.

Ainda há um longo caminho a percorrer, mas Fortaleza deve se orgulhar de estar no caminho certo para se tornar uma líder global em projetos de ruas mais seguros, lutando para que menos vidas sejam perdidas desnecessariamente no trânsito. Isso requer pensar amplamente, projetar com ousadia e implementar bravamente. Ao investir para nos tornarmos uma cidade mais segura, mais viável, sustentável e agradável hoje, estamos nos esforçando para tornar os Fortalezenses mais saudáveis ​​e felizes no futuro.