Projeto Cidade da Gente revitaliza o entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Quinta-feira, 09 Agosto 2018 17:40
Por Lara Montezuma

Neste mês de Agosto, o projeto “Cidade da Gente” transformou a área próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na rua Almirante Jaceguai. A intervenção é da Prefeitura de Fortaleza com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e a  ideia é incentivar novas maneiras de ocupar o espaço por diferentes públicos, priorizando o pedestre e usuários vulneráveis.

Uma área de aproximadamente 300 metros foi revitalizado com o uso de tinta de fácil remoção, cones, jarros de plantas , bancos e outros mobiliários de baixo custo. Assim, os pedestres, ciclistas e portadores de necessidades especiais passam a ter mais espaço e, consequentemente, acessibilidade e protagonismo na rua.

O projeto é um teste com duração de 15 dias e, desde o último sábado (4), oferece apresentações de grupos musicais e outras intervenções artísticas, oficinas, doação de mudas de plantas regionais, exames e orientações de saúde, além de outros serviços públicos disponibilizados pelas unidades móveis da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, como solicitação do Bilhete Único, cartão de gratuidade para portadores de necessidades especiais, cartão do idoso e emissão de credenciais para vagas especiais. As atividades culturais têm apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto Iracema, Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A medida será avaliada pelos visitantes através de um formulário disponibilizado em um totem eletrônico desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), também utilizado na primeira versão do Cidade da Gente, feito na Cidade 2000. Realizado em 2017, o projeto obteve boas avaliações na região. De 246 avaliações, 230 foram classificadas como “muito boa” ou “boa”. Do total, 97% falaram que o pedestre deveria ser priorizado na cidade.

A ideia segue o exemplo de outras cidades, como Bogotá, na Colômbia; Mumbai, na Índia e São Paulo. A ideia é mostrar que é possível priorizar as pessoas e garantir mais segurança viária a pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas – especialmente em regiões com uma vida cultural tão intensa como o entorno do Dragão do Mar. Os pedestres são o segundo grupo que mais é vítima de acidentes de trânsito em Fortaleza, registrando um total de 36,7% do total de mortes no trânsito em 2017.

Segundo Skye Duncan, diretora da Iniciativa Global de Desenhos para Cidades da National Association of City Transportation Officials (Nacto/EUA), a iniciativa oferece “mais segurança para crianças, idosos e toda comunidade em geral”. Ela também afirma que “essas intervenções temporárias têm o poder de transformar a forma como as pessoas se apropriam do espaço público. Isso transforma as relações das pessoas com o local e também entre si – mostra que é possível ‘re’desenhar as ruas colocando as pessoas em primeiro lugar”, explica.