Vítimas de acidentes de trânsito em Fortaleza recebem homenagem na Praia de Iracema


Um grupo de duzentos e oitenta e um voluntários de diversas instituições realizaram no dia 20 de Novembro de 2017 uma homenagem a cada uma das vítimas que perderam a vida em acidentes de trânsito em Fortaleza ao longo do ano. O evento integra um movimento global que faz alusão ao ‘Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito’, data que desde 2005 faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e que busca chamar atenção para a tragédia que a epidemia de mortes no trânsito vem provocando, especialmente em grandes centros urbanos.

“Pode ser muito difícil entender esse drama quando nós falamos através dos números e gráficos, por isso nós pensamos em uma intervenção em que cada um desses registros ganhe rosto, corpo e vida – a ideia é mostrar como a mortalidade no trânsito é cruel e um drama que toda sociedade precisa enfrentar. Não é possível tolerar nenhuma morte no trânsito!” enfatizou o coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, Dante Rosado.

A ação ocorreu com uma grande caminhada ao longo da Avenida Beira Mar, na altura do aterrinho da Praia de Iracema, e foi finalizada com uma intervenção ao lado da estátua de Iracema Guardiã, um dos principais cartões postais da cidade. Em 2016, foram registradas 281 mortes contra 366 óbitos em 2010, o que representa uma diminuição de 23,23% no número de vítimas fatais, segundo dados preliminares da edição de 2016 do Relatório Anual de Segurança Viária.

De acordo com o estudo, a maior variação percebida foi em relação a pedestres e ciclistas, considerados os usuários mais vulneráveis a acidentes. O número de vítimas fatais entre pedestres caiu 50,3%, enquanto o número de vítimas entre os ciclistas diminuiu 39,5%, considerando o mesmo período. “Os estudos mostram que a cidade está no caminho certo, mas ainda há muito por fazer. Todas as mortes no trânsito são evitáveis, não podemos tolerar mais essa tragédia quase que diária. A sociedade tem papel fundamental nesse processo”, avalia Dante Rosado.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

A data é lembrada a cada terceiro domingo de novembro, em todo o mundo, foi incluída no calendário da ONU em 2005 após uma reunião da Assembleia Geral que determinou a instituição de um marco no calendário global para chamar atenção ao problema. O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito (World Day of Remembrance, ou WDR na sigla em inglês). Na tentativa de reduzir o número de acidentes, a ONU também lançou a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito (de 2011 a 2020) e governos de todo o mundo, inclusive o Brasil, se comprometeram a tomar novas medidas de prevenção, com o objetivo de reduzi-los em até 50%.

Em 2018, a Prefeitura de Fortaleza juntamente com outras instituições internacionais também realizaram uma ação educativa para chamar atenção para as vítimas de acidentes de trânsito. Confira!