null Pesquisa Unifor: Livro sobre catadores de resíduos sólidos é adaptado para artigo em inglês

Seg, 30 Janeiro 2023 17:42

Devido ao sucesso e importância social, a obra foi adaptada para um artigo em inglês apresentado no Instituto Sindical Europeu, na França

O estudo investiga as condições de trabalho dos profissionais a partir de um comparativo entre trabalhadores associados e não associados (Foto: Getty Images)

Os resíduos sólidos são materiais que foram descartados no meio ambiente após perderem a sua utilidade original. Porém, mais do que isso, esses objetos são fundamentais para diversos profissionais que os utilizam como forma de trabalho e de sustento. Os catadores de resíduos sólidos são os principais responsáveis pela coleta de materiais recicláveis, no entanto, uma grande parcela desses profissionais vivem sob condições insalubres.

Pensando na situação dessas pessoas, o livro “A Vida com Direitos: Direito do Trabalho Inclusivo e Trabalho Decente para os Catadores de Resíduos” faz uma análise comparativa entre catadores que estão dentro de um sistema formal de trabalho e os que trabalham de maneira informal.

Lançada em 2022, a obra é fruto do estudo dos pesquisadores Ana Virginia Moreira Gomes – docente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Fortaleza –, Gabriella Wanderley – mestra em Direito Constitucional pelo PPGD – e Dieric Guimarães – egresso do curso de Direito da Unifor e mestrando na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Repercussão internacional

Recentemente, devido ao sucesso e importância social do trabalho, ele foi adaptado para um artigo em inglês, intitulado “Life with rights: Inclusive labour law and decent work for wastepickers in Brazil”, e apresentado no Instituto Sindical Europeu, na França, durante o evento O Nexus Trabalho-Ambiente: Perspectivas Jurídicas e Além, em outubro do último ano.

Na ocasião, o estudo pôde ser compartilhado entre acadêmicos de diversas partes do mundo, que se reuniram para discutir a relação entre o direito do trabalho e o meio ambiente. A iniciativa buscou estimular a discussão desse tópico e contribuir para a criação de uma comunidade internacional de juristas interessados ​​em questões de direito do trabalho, direitos trabalhistas, transição justa, sustentabilidade e proteção ambiental.

O texto em inglês foi elaborado por Ana Virginia, Dieric Guimarães e Anil Verma, doutor em Gestão pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e professor da Universidade de Toronto. Animada com as expectativas futuras, a professora da Unifor revela que o artigo está sendo submetido e avaliado no processo para entrar em uma revista internacional.

+ Ana Virginia Moreira e os direitos trabalhistas na dignidade humana

Sobre a pesquisa

Durante o processo de pesquisa para a produção do livro, a Ana Virginia identificou grandes diferenças entre as duas formas de atuação dos catadores de resíduos sólidos: os trabalhadores associados e os não associados.

“Os trabalhadores associados têm equipamentos de proteção individual, o trabalho está dentro da jornada de trabalho legal, possuem intervalo de jornada, participam das decisões em relação ao trabalho”, explica a docente. Já os não associados enfrentam muito mais dificuldades e condições insalubres de trabalho e de vida.

“Quanto aos profissionais não associados, podemos observar que muitos viviam em situação de rua, ninguém usava equipamentos de proteção, a jornada da maior parte era além da jornada legal, a remuneração era menor do que a permitida por lei, além disso, houve relatos de condições de trabalho análogos à escravidão”Ana Virginia Moreira Gomes, docente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unifor