angle-left Pesquisadores do Lapin realizam reunião para ampliar interações científicas

Sex, 30 Novembro 2018 18:11

Pesquisadores do Lapin realizam reunião para ampliar interações científicas

A reunião contou com a participação de Virgílio Almeida, pesquisador do CNPq e doutor em Ciência da Computação pela Vanderbilt University


Virgílio Almeida é pesquisador do CNPq e doutor em Ciência da Computação pela Vanderbilt University. (Foto: Ares Soares)
Virgílio Almeida é pesquisador do CNPq e doutor em Ciência da Computação pela Vanderbilt University. (Foto: Ares Soares)

O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Cidades da Unifor (Lapin) realizou uma reunião na qual foram discutidas ideias para ampliar interações científicas na área de computação. Durante a ocasião, que ocorreu no dia 9 de novembro, Virgílio Almeida, pesquisador do CNPq, comentou o objetivo do encontro, que teve como intuito procurar junto aos grupos de pesquisa da Unifor, trabalhos que possam ser desenvolvidos em conjunto. 

“O trabalho em conjunto vai possibilitar o aprendizado sobre os problemas que estão sendo definidos, já que eles têm o interesse em temas relativos a impacto social, ético, e de questões digitais”, ele explica, com base nos projetos que foram apresentados pelos pesquisadores”, destacou Virgílio. 

A ética na área da computação foi outro tema abordado, destacando o quão sério os avanços dos novos serviços digitais podem impactar em nossas vidas. “Essas tecnologias digitais fazem parte do cotidiano da gente o tempo inteiro. Se você desenvolve sistemas, ou trabalha com novos serviços digitais, as decisões podem ser positivas ou negativas, certas ou erradas. Por isso a importância de se trazer as questões éticas para os alunos da computação e também para entender mais em termos de pesquisa”, ressaltou o pesquisador. 

Virgílio finalizou falando da importância da área da pesquisa dentro da universidade. “Acho que a universidade tem o papel de, com suas pesquisas, melhorar o ambiente, atacar problemas que tenham relevância para a sociedade local. São problemas complicados de segurança, transporte, educação, e o quanto as pesquisas puderem avançar e trazer sugestões para melhorar a qualidade de vida na cidade, o papel da universidade e da pesquisa se torna essencial”, afirmou. 

Sobre Virgílio Almeida

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMG, Virgílio Almeida tem mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciência da Computação pela Vanderbilt University (1987). Professor titular do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, integra a Academia Brasileira de Ciências e a Academy of Science for the Developing World (TWAS). Seu campo de pesquisa está concentrado nas áreas de sistemas distribuídos em larga escala e suas propriedades, internet, caracterização de tráfego e cargas de trabalho, medição, modelagem analítica de performance e planejamento de capacidade de infraestruturas de processamento de informação. Na UFMG, ele coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb), maior rede brasileira de pesquisa acadêmica sobre a internet.