null Unifor promove workshop de inovação para gestores

Qua, 10 Janeiro 2024 10:32

Unifor promove workshop de inovação para gestores

A iniciativa do setor de Recursos Humanos (RH), em parceria com o Unifor Hub, teve o objetivo de capacitar funcionários com foco em desenvolvimento de produtos e serviços

A capacitação de líderes é crucial para promover um ambiente de trabalho eficiente e inovador (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, atua constantemente visando a excelência dos serviços para o público interno e externo. Por esse compromisso, a instituição desenvolve várias iniciativas que trazem novos ensinamentos e conhecimentos para os seus líderes, visto que esse é um fator determinante para otimizar tais serviços.

Nesse contexto, no final do último ano, o setor de Recursos Humanos (RH) da Universidade, em parceria com o Unifor Hub — espaço de inovação da Unifor —, realizou o Workshop de Inovação com o RH (PDL - Líder 5.0). O evento teve como objetivo principal fomentar a capacitação empreendedora e inovadora em colaboradores que ocupam cargos de liderança, com foco em desenvolvimento de produtos ou serviços.

"A gente percebe que já existe uma mudança no olhar, uma mudança na mentalidade. Então, eu acho que um dos objetivos que a gente queria, um dos marcos, seria desenvolver e proporcionar uma nova visão, um novo olhar sobre a resolução de problemas, sobre os desafios da gestão de pessoas pelo viés do design thinking, pelo viés ágil, da transformação digital", comenta Patrícia Moura, analista de Gente e Gestão da Unifor.

Durante a iniciativa, os colaboradores desenvolveram soluções tecnológicas para atender às demandas da Universidade buscando envolver questões como melhorar a sustentabilidade financeira, sugerir mudanças para simplificar e melhorar os serviços e propor novos produtos e serviços visando o crescimento e sustentabilidade.

"O programa de líderes, como um todo, contribui primeiramente para nós, para uma auto percepção de que líder sou eu, que gestor sou eu. Então, esse processo de auto percepção é muito importante na gestão. Além disso, é crucial para que possamos conhecer o que o mundo tem falado sobre gestão, que tipo de gestão as empresas, as instituições, as organizações têm tentado desenvolver. Trata-se de uma liderança mais eficaz, que funciona, que faz as coisas acontecerem, e isso também é importante”, analisa Ariana Amorim, bibliotecária da Unifor.