null Hora de realizar sua matrícula na Unifor: confira orientações!

Qui, 11 Janeiro 2024 11:23

Hora de realizar sua matrícula na Unifor: confira orientações!

Confira os motivos que podem estar impedindo a liberação da sua matrícula no sistema e as orientações para resolver a situação

A matrícula pode estar bloqueada devido a pendências financeiras ou relacionadas à documentação (Imagem: Getty Images)

Está ansioso para garantir sua matrícula na Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz -, mas está tendo dificuldades? Algumas pendências podem ocasionar o bloqueio da matrícula do aluno no Unifor Online. Na maioria dos casos, isso ocorre devido a pendências financeiras ou relacionadas à documentação.

Caso o aluno possua algum débito com a instituição, seja referente às mensalidades, ou ainda pendências com a Academia Unifor e a Loja do Campus, por exemplo, ele não poderá realizar a matrícula até a quitação dos valores devidos.

Se não houver nenhuma pendência financeira, o discente deve checar se algum documento solicitado não foi apresentado. Algumas documentações podem ser incluídas nos campos indicados no Unifor Online e outras devem ser entregues presencialmente no Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (PAPSA), localizado no térreo do prédio da Reitoria.

Abaixo esclarecemos as principais dúvidas e fornecemos orientações sobre como o aluno deve proceder para efetivação da matrícula. Caso tenha ainda alguma dúvida, entre em contato com o PAPSA pelos números (85) 3477-3000 ou (85) 99246-6625 (WhatsApp) ou venha até a Unifor e procure o setor. Atenção! Antes de comparecer à Universidade, verifique no Unifor Online no campo “Matrícula”, clicando no item “Matrícula” se o aditivo de matrícula já não está liberado para o aceite.

Posso realizar o pagamento da matrícula online?

Se a sua matrícula estiver disponível no Unifor Online para pagamento, este pode ser feito online via PIX ou cartão de crédito. Contudo, caso prefira, o aluno pode realizar o pagamento da mensalidade presencialmente. Nesse caso, ele pode ir diretamente à Tesouraria de posse do seu número de matrícula, não sendo necessário pegar senha de atendimento.

Estou com débitos com a Unifor, como faço para negociar a dívida?

Todas as negociações de débitos precisam ser feitas presencialmente no PAPSA. Temporariamente, está funcionando uma estrutura no bloco D da Unifor também para atendimentos relacionados à matrícula e negociações. Atenção! Mesmo que o responsável financeiro seja outra pessoa, o aluno (caso maior de 18 anos) precisa estar presente ou enviar representante legal com procuração.

Negociei meus débitos com a Unifor, posso analisar e decidir depois?

As negociações de quitação de débitos acordadas com o departamento financeiro são vigentes apenas no dia em que foram fechadas. Caso o pagamento não seja efetuado no dia corrente, será necessário fazer uma nova negociação. Os pagamentos podem ser feitos via PIX, cartões de débito ou crédito, dinheiro em espécie e cheque, conforme política de negociação da Unifor.

Estou com pendência com aditamento do FIES, posso me matricular no semestre 2024.1?

Alunos com alguma pendência relacionada a aditamento do FIES referentes aos semestre 2023.1 ou anteriores precisam vir ao PAPSA a fim de regularizar a situação para que a matrícula seja liberada no Unifor Online.

Estou com pendência referente à coparticipação do FIES junto à Caixa Econômica Federal, posso me matricular?

O aluno não tem como efetivar a matrícula caso não esteja com os pagamentos em dia referentes à coparticipação junto à Caixa. É necessário regularizar a situação com a instituição bancária e, após a compensação dos valores, a matrícula será liberada no Unifor Online.

Tenho o financiamento PEX e não estou conseguindo me matricular, por quê?

Alunos com benefício de financiamento PEX precisam realizar o aceite no Unifor Online e ter efetuado o pagamento da primeira mensalidade. Após regularizar a situação, a matrícula estará liberada no sistema.

Importante! Caso a matrícula não esteja disponível ou tenha dificuldades para a realização do pagamento, o aluno deve comparecer ao PAPSA.