ter, 5 dezembro 2023 17:21
Vice-Reitoria de Pesquisa divulga os vencedores do 29° Encontro de Iniciação à Pesquisa
A iniciativa a busca divulgar as atividades de pesquisa de alunos de graduação da Unifor e de outras instituições de ensino superior do país

Por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), a Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, anunciou os vencedores do 29° Encontro de Iniciação à Pesquisa. Este evento visa promover a divulgação das atividades de pesquisa empreendidas pelos estudantes dos cursos de graduação da Unifor, bem como por alunos de outras instituições de ensino superior em todo o país.
Adicionalmente, o Encontro busca realizar a avaliação dos projetos elaborados por estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica. Almeja-se, igualmente, fomentar a integração entre ensino e pesquisa, fortalecendo os laços entre o corpo discente e docente da Unifor. A iniciativa também estimula o intercâmbio acadêmico ao facilitar a colaboração entre os pesquisadores da universidade e seus pares em outras instituições de ensino superior.
O Encontro de Iniciação à Pesquisa se segmenta em cinco áreas do conhecimento, nas quais os pesquisadores se dedicam às suas investigações com o propósito de gerar impacto positivo na sociedade. Nesse ambiente colaborativo, alunos e professores unem esforços, trabalhando em conjunto para o desenvolvimento eficaz de seus projetos.
Confira os vencedores
Ciências Humanas
Na categoria de Ciências Humanas, o projeto vitorioso foi intitulado "LGBTfobia no Ensino Superior Percebida por Estudantes Universitários: uma Revisão Sistemática". Os autores responsáveis por essa pesquisa notável são Vítor Parente, Angélica Maria de Sousa e Letícia Leite, sob a orientação de Luciana Viana, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP).
O objetivo deste estudo é caracterizar e discutir pesquisas que abordam as experiências da LGBTfobia no ensino superior, especialmente a partir da perspectiva de estudantes universitários LGBTQIAPN+.
Vale destacar que a discussão sobre essa temática se faz importante, pois a LGBTfobia ou Preconceito Contra a Diversidade Sexual e de Gênero é uma problemática social, que se manifesta em diferentes contextos, inclusive na universidade. Esse preconceito contribui para a perpetuação de violências físicas, psicológicas e simbólicas.
Além disso, destacaram-se os projetos "Pedagogia Audiovisual e Metodologias Ativas: a aplicação de Recursos H5p no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle" e "As Vicissitudes da Repetição na Perpetuação de um Ciclo de Violência: uma Análise Fílmica de Volver (2006)”, que conquistaram, respectivamente, a segunda e terceira posição.
Ciências Sociais Aplicadas
Na esfera das Ciências Sociais Aplicadas, o projeto intitulado "Estudo Bibliométrico: Análise Temporal do Hidrogênio Verde na Literatura sobre o Acordo de Paris" conquistou a primeira posição. Os autores, Rafael Mota e Romulo Alves, receberam orientação cuidadosa de Ana Rita Pinheiro, docente do curso de Comércio Exterior.
O propósito deste projeto é fomentar uma análise temporal das publicações científicas que abordam tanto o tema do hidrogênio verde quanto a área de gestão. O estudo destaca de maneira notável o aumento significativo dessas publicações em âmbito global, especialmente após a assinatura do Acordo de Paris em 2015.
Os resultados do trabalho destacam a influência do Acordo de Paris e sua importância no aumento das publicações científicas sobre o hidrogênio verde devido às pressões para iniciativas mais sustentáveis, especialmente na China, onde houve um forte aumento de interesse em tecnologias de energia renováveis.
Além disso, destacaram-se os projetos "Protagonismo do Aluno na Elaboração de um Produto Multidisciplinar: o Caso da E-Magazine do Ceará Global" e "Diversidade de Gênero na Estrutura de Governança e de Gestão Versus Desempenho em 200 Clubes de Futebol", alcançando, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar.
Ciências da vida
Na esfera das Ciências da Vida, o projeto destacado foi o trabalho intitulado "E Depois da Pandemia? Fatores Associados ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo na Covid-19", cujos autores são Gabriel Huet, Paulo Gregório, Ícaro Moreira e Lia Bezerra. A orientação foi conduzida por Cynthia de Freitas, professora do PPGP.
Este estudo contribui de maneira positiva para a sociedade ao proporcionar uma compreensão aprofundada da origem, manutenção e evolução do sofrimento associado ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), especialmente diante das diretrizes de higiene sanitária durante a pandemia de Covid-19.
Além disso, possibilita a identificação dos fatores e variáveis que atuavam como preditores do TOC, assim como as variáveis de risco e maior vulnerabilidade. Essas descobertas permitem uma abordagem mais direcionada, visando oferecer suporte específico às comunidades e indivíduos afetados por esse problema, delineando de forma precisa os públicos que demandam atenção e compreensão.
“Instabilidade de Microssatélites no Câncer de Pulmão: Análise na Era da Inteligência Artificial” e “Efeitos da Reabilitação Pulmonar na Tolerância ao Exercício e Capacidade Funcional de Pacientes Pós-Covid”, completam o pódio.
Ciências Jurídicas
Na seara jurídica, o projeto "A Proteção de Dados Neurais no Brasil: Entre a Neuroprivacidade e o Direito à Privacidade Mental" conquistou a primeira posição. O trabalho é desenvolvido pela Rede Internacional de Neurodireito e Direitos Humanos, composta por professores e alunos da Universidade de Fortaleza, Universidad Austral de Chile e Universidad Externado de Colombia.
O trabalho foi elaborado pelo aluno César Alencar, bolsista PROBIC/Unifor, sob a orientação de Ana Maria D’Ávila, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). A iniciativa se insere no projeto de pesquisa internacional que visa construir parâmetros ético-jurídicos para auxiliar o Poder Judiciário a resolver conflitos envolvendo os neurodireitos, haja vista que a tecnologia está cada dia mais presente na sociedade, trazendo inúmeros benefícios, mas também diversos riscos à dignidade humana.
Com isso, a pesquisa objetiva ser também um espaço de diálogo entre a academia e a sociedade, no sentido de discutir os prós e contras do uso das neurotecnologias e seus impactos nos neurodireitos à integridade psíquica, liberdade cognitiva, privacidade mental, continuidade psicológica, proteção contra vieses algorítmicos, dentre outros.
Os projetos "Pink Tax: um Gatilho Para as Discussões de Gênero" e "Levando as Convenções da Oit a Sério: um Estudo Acerca da Aplicabilidade das Convenções da Oit Pelo Tst Entre os Anos de 1998 e 2023" destacaram-se como os outros vencedores nesta categoria, enriquecendo as discussões e a relevância das pesquisas apresentadas.
Ciências exatas e tecnologias
Na área de Exatas e Tecnologias, a pesquisa "Inteligência Artificial Generativa Aplicada à Criação De Conteúdos EAD" conquistou a posição de destaque na categoria. Os autores responsáveis por esse projeto foram Beatriz Torres, Yuri Nekan, Joel Sotero, Jose Fernando Rodrigues e Bruno Pompeu. A orientação ficou sob a responsabilidade de José Eurico Filho, diretor de tecnologia da informação da Unifor.
O estudo tem como objetivo avaliar e comparar ferramentas de Inteligência Artificial generativa para a criação de conteúdos para um curso corporativo sobre phishing na modalidade EAD, visando gerar conteúdos de forma rápida e a baixo custo, mantendo um padrão de qualidade adequado para o propósito.
A aplicação de IA Generativa para a criação de conteúdo EAD pode ter um impacto significativo na sociedade, tornando a educação mais acessível e econômica. O que antes demandava infraestrutura física, hardware, software e uma equipe especializada agora pode ter seus custos e tempo de produção significativamente reduzidos com a aplicação da IA Generativa.
Os projetos "Utilização de Visão Computacional no Monitoramento e Prevenção de Acidentes de Trabalho" e "A Manifestação do Art Nouveau Nas Residências Fortalezenses: uma Casa na Rua Sena Madureira" integraram o pódio como vencedores, ampliando a diversidade e excelência das pesquisas apresentadas.