Pós-Unifor abre nova turma de Gastronomia com formação que vai do clássico ao contemporâneo

seg, 21 julho 2025 16:40

Pós-Unifor abre nova turma de Gastronomia com formação que vai do clássico ao contemporâneo

O curso alia tradição culinária, inovação tecnológica e práticas contemporâneas para formar profissionais completos no mercado


Com duração de 18 meses, curso da Pós-Unifor aposta em metodologias ativas e aplicação prática para formar cozinheiros técnicos e criativos (Foto: Getty Images)
Com duração de 18 meses, curso da Pós-Unifor aposta em metodologias ativas e aplicação prática para formar cozinheiros técnicos e criativos (Foto: Getty Images)

Fervilhando de criatividade, técnica e tradição, a gastronomia tem ganhado cada vez mais espaço como campo de estudo, inovação e expressão cultural. Nesse cenário em constante evolução, a Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, anuncia a abertura da terceira turma da especialização Gastronomia: do Clássico ao Contemporâneo.

O curso presencial, propõe a formação de profissionais capazes de atuar com excelência técnica, sensibilidade criativa e domínio das principais inovações do setor gastronômico.

Com duração de 18 meses e carga horária de 366 horas, a especialização será ofertada com encontros quinzenais às sextas-feiras, das 18h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h. O curso é coordenado pela professora Cíntia Pontin Carraretto, com curadoria e coordenação pedagógica do chef Edil Costa, referência na gastronomia cearense.

Segundo a coordenadora, a proposta do curso é integrar o conhecimento técnico tradicional às práticas contemporâneas da cozinha profissional. “A partir de metodologias ativas personalizadas aos diversos conteúdos, e aplicação prática os alunos serão estimulados a articular conceitos prévios e aprendidos, desenvolver habilidades e competências, de forma a unir o conteúdo técnico ao atitudinal”, afirma Cíntia.

A formação é voltada para profissionais graduados em Gastronomia que desejam ampliar e atualizar seus conhecimentos, além de pessoas com formação superior em outras áreas que atuam no setor, como gerentes, supervisores, empresários e colaboradores de empreendimentos gastronômicos. Também contempla entusiastas da cozinha que buscam qualificação técnica e aprofundamento na área.

Entre os diferenciais do curso, destaca-se o corpo docente composto por chefs cearenses de destaque nacional, que aliam vivência de mercado à experiência acadêmica. A estrutura curricular contempla ainda aspectos da gestão de cozinha, aplicação de tecnologias alimentares, fundamentos da gastronomia clássica e o uso de ingredientes locais em propostas contemporâneas.

“Vamos criar um cenário de estudo no estado do Ceará que propicie a formação de profissionais cozinheiros aptos no desenvolvimento e gestão de produção das cozinhas brasileiras e internacionais, capazes de explorar as tecnologias para produção e criação em grandes áreas de relevância da ciência gastronômica”, ressalta o coordenador pedagógico Edil Costa.

Mais informações: sejaposunifor@unifor.br | (85) 3477.3174