Pós-Unifor realiza evento sobre psicologia política e contemporânea com renomado professor

Pós-Unifor realiza evento sobre psicologia política e contemporânea com renomado professor

Programação é destinada a alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores interessados na conexão entre psicologia política, ideologia e contextos sociais


Evento é composto por uma conferência principal e mesas-redondas temáticas (Foto: Getty Images)
Evento é composto por uma conferência principal e mesas-redondas temáticas (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, ligada à Fundação Edson Queiroz, promove na próxima quinta-feira (21) o evento "Ideologia, Justiça e Desigualdades", com a presença do renomado psicólogo John T. Jost, professor da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A programação acontece das 8h às 18h, no auditório da Biblioteca Central, e é voltada para alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores interessados na conexão entre psicologia política, ideologia e contextos sociais.

Reconhecido mundialmente, Jost é autor da teoria da justificação do sistema (system justification theory, em inglês), que investiga os motivos de grupos apoiarem estruturas e ideologias que os desfavorecem. Também desenvolveu estudos sobre ideologia política como cognição social motivada, explorando como personalidade, cultura e orientação política se relacionam.

Objetivos centrais do evento:

  • Ampliar a formação teórica avançada dos estudantes;
  • Estimular projetos de pesquisa baseados em modelos teóricos reconhecidos internacionalmente;
  • Criar redes de colaboração e publicações conjuntas;
  • Debater criticamente a aplicabilidade das teorias de Jost ao contexto sociopolítico brasileiro.

“A vinda do professor Jost à Unifor é uma oportunidade rara de conectar diretamente nossos estudantes e pesquisadores com uma das mentes mais influentes da psicologia política contemporânea. Isso fortalece nossa capacidade de compreender criticamente fenômenos complexos, como a polarização e a manutenção de desigualdades históricas”, destaca a professora Luciana Maia, docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)

Uma programação para diálogo e colaboração

O evento contará com conferência principal de John Jost, seguida de mesas-redondas temáticas. Pesquisadoras da Unifor e da Universidade de Brasília (UnB) participarão de um diálogo crítico sobre as teorias do convidado, com foco em sua aplicação a pesquisas brasileiras, especialmente no estudo da polarização política afetiva.

“Nossa expectativa é que esse encontro gere novas parcerias internacionais e estimule investigações inovadoras sobre o cenário político e social brasileiro, especialmente em tempos de transformações rápidas e intensas”, afirma a professora Regina Maciel, docente do PPGP.

Parceria iniciada em 2019

O elo entre Jost e a Unifor teve início em 2019, quando o pesquisador participou como convidado internacional do programa Fellow da Unifor. Em 2021, a parceria se fortaleceu com a realização de um doutorado sanduíche na New York University por uma doutoranda do Laboratório de Estudos sobre Processos Psicossociais e Saúde (Lepes) da Unifor, sob supervisão de Jost.

A visita de 2025 é fruto da articulação entre o Laboratório de Estudos sobre o Trabalho (LET), vinculado PPGP, e o Grupo ECOS, do Mestrado Profissional em Gestão de Conflitos (MPDir). O evento é apoiado pela Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Unifor e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Quem é John T. Jost

John T. Jost nasceu em Toronto, no Canadá, cresceu em Cincinnati, nos Estados Unidos, e estudou inicialmente na Universidade Duke (EUA), concluindo sua formação acadêmica na Universidade Yale (EUA). Atualmente, é professor de Psicologia, Política e, por afiliação, de Sociologia e Ciência de Dados na Universidade de Nova Yorque.


O professor e psicólogo John T. Jost já escreveu centenas de artigos e seis livros (Foto: Arquivo Pessoal)

Sua pesquisa aborda temas como estereótipos, preconceito, ideologia política e a teoria da justificação do sistema (system justification theory). O trabalho de Jost tem sido financiado pela National Science Foundation, publicado em periódicos científicos de alto prestígio e amplamente divulgado pela mídia nacional e internacional.

Ele é autor de mais de 300 artigos e seis livros, entre eles A Theory of System Justification (Harvard University Press, 2020) e Left & Right: The Psychological Significance of a Political Distinction (Oxford University Press, 2021).

Ao longo da carreira, Jost recebeu inúmeros prêmios e distinções, e integrou conselhos editoriais e comitês executivos de diversas sociedades profissionais. Atualmente, é editor da série de livros da Oxford University Press sobre Psicologia Política.

Ele é membro da Society of Experimental Social Psychology e da Association of Psychological Science, além de ter sido presidente da International Society of Political Psychology. Recebeu doutorados honoris causa da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria. Também integra a American Academy of Political and Social Science (AAPSS).