null Unifor promove atividades para alunos da pós-graduação na CASACOR Ceará

Ter, 10 Outubro 2023 15:49

Unifor promove atividades para alunos da pós-graduação na CASACOR Ceará

As ações são voltadas para estudantes das especializações em Arquitetura de Interiores e Arquitetura e Projeto Sustentável

Dentre as atividades está uma explanação técnica sobre o ambiente Varanda Unifor 50 (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - investe, constantemente, em proporcionar experiências extramuros do campus para seus alunos, oportunizando ricas vivências fora da sala de aula. Nessa perspectiva, nos dias 18 e 19 de outubro, a Unifor promoverá atividades para estudantes da pós-graduação na CASACOR Ceará

Na quarta-feira (18), das 15h às 18h, será realizada uma ação articulada entre a Todeschini Aldeota, a concessionária Audi, a CASACOR e a Pós-Unifor. Por meio da iniciativa, os alunos da Especialização em Arquitetura de Interiores terão uma experiência imersiva que terá início com recepção dos estudantes na loja da Todeschini. Na sequência, eles serão conduzidos, nos carros da Audi, até a CASACOR, onde acontecerá explanação técnica sobre o ambientes “Varanda Unifor 50” e Garagem. Ao final, eles retornarão para a loja de móveis projetados que fornecerá um coquetel.

Além disso, os alunos da Especialização em Arquitetura e Projeto Sustentável participarão de workshop sobre o uso de bambus nos projetos de arquitetura. A atividade será promovida pela empresa Bambugalô, responsável pela construção da cobertura do espaço Comedoria de autoria do arquiteto Ney Filho, ex-aluno da Unifor. A ação ocorrerá no dia 19 (quinta-feira), às 15h, no próprio ambiente.

O espaço Comedoria da CASACOR foi projetado pelo arquiteto, egresso da Unifor, Ney Filho (Foto: Esdras Guimarães/CASACOR)

Varanda Unifor 50

O ambiente “Varanda Unifor 50” faz uma homenagem à Unifor, que está celebrando 50 anos de história. O espaço tem 35m² de área e faz referência a elementos importantes da história da Instituição, levando em conta seu impacto para a comunidade universitária e, principalmente, para a cidade de Fortaleza e a vida dos cearenses. Um dos destaques do projeto é o painel comemorativo dos 50 anos feitos com peças cerâmicas que trazem a nova logomarca da Unifor.

A Universidade de Fortaleza é a única instituição de ensino superior do Ceará cujos alunos têm a oportunidade de vivenciar a experiência de projetar um espaço para uma exposição como a CASACOR. Nesta edição da mostra, participaram da concepção do ambiente “Varanda Unifor 50” cinco arquitetos/urbanistas e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, de expertises variadas, e quatro alunas da graduação em Arquitetura e Urbanismo, escolhidas na disciplina Arquitetura de Interiores e, também, via concurso interno.

CasaCor Ceará 2023

Em sua edição comemorativa de 25 anos, o local escolhido para receber a CASACOR Ceará é a casa construída por Pedro Natale Rossi, em 1977, no bairro Meireles, em um terreno de 5 mil m². Baseado no Manifesto 2023, o tema desta edição “Corpo&Morada” aborda as tendências de comportamento que têm impactado o estilo de vida atual, consequência de sucessivas incertezas como a pandemia, uma nova guerra, crise econômica e preocupações com mudanças climáticas. Os projetos paisagísticos estão disponíveis para visitação até dia 29 de outubro.

A CASACOR Ceará sempre consagra personalidades que são referência e contribuem para o crescimento e desenvolvimento do Estado em suas áreas de atuação. Este ano, a mostra homenageia a trajetória profissional e de vida de Ticiana Rolim Queiroz, fundadora e presidente da Somos Um – organização de apoio a negócios de impacto social – e diretora de Gente e Impacto da C. Rolim Engenharia e Pedro Lima, presidente do Grupo 3 Corações.