Unifor promove aula inaugural da Especialização em Tecnologia de Fabricação de Biscoitos, Bolos e Torradas
seg, 11 agosto 2025 17:08
Unifor promove aula inaugural da Especialização em Tecnologia de Fabricação de Biscoitos, Bolos e Torradas
Parceria da Unifor com a M. Dias Branco, a pós-graduação será realizada no formato in company e é exclusiva para colaboradores da área industrial da companhia

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - e a M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, lançaram, nesta segunda-feira (11), o curso de Especialização em Tecnologia de Fabricação de Biscoitos, Bolos e Torradas. Primeira pós-graduação da companhia, a formação passa integrar a lista de cursos de pós-graduação in company da Unifor e é voltada para colaboradores da área industrial da empresa.
O lançamento oficial do curso foi marcado por uma aula inaugural com o tema “E3P - Estratégia, Pessoas, Projetos e Processos”, ministrada pelo coordenador do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Unifor e docente dos curso de Administração e Negócios, Paulo Pinho, e pela assessora de relações institucionais do EGES e docente do curso de Negócios, Ana Cristina Barros. O momento contou com a presença de gestores e colaboradores da Unifor e da M. Dias Branco e dos alunos que integrarão a turma.
Fruto da união de sucesso da Universidade Corporativa e da Escola Industrial, a especialização visa impulsionar o conhecimento dos colaboradores que atuam nas áreas de produção, qualidade, pesquisa e desenvolvimento (P&D), gestão da performance e manutenção nos processos de fabricação de biscoitos, bolos e torradas.
Com carga horária de 720 horas/aula, a formação foi criada sob medida para atender as necessidades da empresa, visando aprimorar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores, alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Para ingressar no curso, os colaboradores devem ter formação superior e passar por um processo seletivo interno, contando com uma prova técnica escrita, entrevista com o Comitê Técnico da Escola Industrial e validação do seu gestor interno.
“Neste ano a M. Dias Branco amplia ainda mais as ações voltadas para a marca empregadora, cultivando o saber e valorizando talentos para transformar conhecimento em estratégia e resultados. Esta é a essência da nossa especialização, que fortalece a cultura da Companhia ao formar líderes comprometidos com a excelência,” comenta Andréa Nogueira, Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Companhia.
Segundo a executiva, o objetivo é continuar investindo no fomento ao desenvolvimento profissional de todos os colaboradores, especialmente os que atuam diretamente na fabricação de alimentos.
Esse é um pilar muito estratégico para a Companhia, que acredita na importância da aprendizagem e da capacitação contínua, na valorização dos colaboradores e na perenização do conhecimento industrial.
“Esse projeto incentiva profissionais que desejam alavancar suas carreiras por meio de aperfeiçoamento nos processos de fabricação de biscoitos, bolos e torradas. A M. Dias Branco, com isso, foca nos desafios que certamente ainda estão por vir nos próximos anos”, comenta Climério Carvalho, Diretor Executivo Técnico de Operações.
> Leia também: Curso sob medida para atender a sua empresa? A Unifor tem
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Com sede no Ceará, a M. Dias Branco conta com 21 indústrias ou complexos industriais e 29 centros de distribuição, , estrategicamente instalados em diferentes estados (Foto: Acervo M.Dias Branco)
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e LasAcacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.