Objetivos Gerais
Formar especialistas de alto nível em Gestão do Bem Estar Organizacional, com capacidade para tomada de decisões nas diversas áreas do conhecimento presentes em uma organização.
Objetivos Específicos
- Proporcionar capacitação técnica e aprofundada em Gestão do Bem Estar Organizacional.
- Oferecer instrumentais que possibilitem a tomada de decisões eficientes.
- Formar executivos com conhecimentos aprofundados em Gestão do Bem Estar Organizacional
Público-alvo
Administradores, executivos, empresários, empreendedores, psicólogos, pedagogos e demais profissionais com graduação em nível superior que pretendam dar maior consistência à sua formação e ampliar suas competências com conhecimentos na Gestão do Bem Estar nas Organizações e organizações que queiram capacitar seus colaboradores para o desenvolvimento pessoal e profissional
Coordenação: Raquel Tavares Bastos
- latosensu@unifor.br
- raquelbastos@unifor.br
- (85) 3477.3174
- Bloco B - Sala B08
Cronograma
Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso de Especialização em Gestão do Bem Estar Organizacional.
DownloadNÚCLEO EXECUTIVO
- PDL Autodescoberta e Gestão de Carreira
- PDL em Liderança Situacional e Formação de Equipes em Alto Desempenho
- PDL - Competências e gestão de desempenho para alta performance
NÚCLEO ESTRUTURANTE
- Elaboração de Projetos Científicos e Multidisciplinares
- Estratégica e Gamificação
- Negócios Sustentáveis
- Gestão de Conflitos
- Inovação e Criatividade
- Gestão de Projetos
NÚCLEO ESPECÍFICO
NÚCLEO ESPECÍFICO
- O gestor emocionalmente competente
- Inclusão, saúde mental e o cuidar nas organizações em diálogo com a neurociência cognitiva e comportamental
- Práticas e métodos para trabalhar com a cultura de paz facilitando grupos e ações
- Gestão Compassiva nas Organizações
- Prevenção ao suicídio e ao sofrimento psíquico nas organizações
- Transformação de conflitos nas Organizações
- Comunicação não-violenta e mediação de conflitos nas organizações
- Produtos, Projetos e Ações de Impacto
PROFESSORES
Delânia Santos
- Titulação: Especialista
- Curriculo Lattes
Edison Henriques
- Titulação: Especialista
- Curriculo Lattes
Rogério Leme
- Titulação: Especialista
- Curriculo Lattes
Elcyana Bezerra Carvalho
- Titulação: Doutora
- Curriculo Lattes
Julio César Pereira
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Tatiane Santos Silva
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Priscilla Veras
- Titulação: Graduada
- Currículo Lattes
Denise de Almeida Andrade
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Cristiane Buhamra Abreu
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Roberto de Paula Aguiar
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
Guilherme Moura
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Viviane Louro
- Titulação: Doutora
- Currículo Lattes
Maria Aparecida de Medeiros
- Titulação: Graduada
- Currículo Lattes
Cristiano Ramalho
- Titulação: Graduado
- Currículo Lattes
Darlindo Ferreira de Lima
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Cerys Tramontini
- Titulação: Graduada
- Currículo Lattes
Melissa Sanchez Ita
- Titulação: Graduada
- Currículo Lattes
Jackson Lima
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de trabalhos de conclusão de curso (TCC), com elaboração de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de, preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade. Estes projetos, ações e produtos apresentados como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), devem contribuir direta ou indiretamente para a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.
Por meio do desenvolvimento destes projetos, ações e produtos, percebe-se que os alunos se tornam não só profissionais adequados ao mercado de trabalho atual, mas, sobretudo, tornam-se cidadãos mais conscientes de seu papel social e de seus potenciais enquanto agentes de transformação.
Os projetos, ações e produtos fortalecem a percepção de que este modelo educacional participativo, onde o aluno passa a ser o “centro,” o respeito às suas potencialidades é fortalecido, o estímulo ao desenvolvimento das competências transversais apontadas como de grande importância para o século XXI, especialmente diante do avanço tecnológico, possa apresentar respostas às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho. Consolida-se assim, uma formação com propósito de ser vetor de inclusão e transformação, com foco no impacto positivo para a sociedade.
Uma vez compreendido o papel que projetos, ações e produtos desempenham para a concretização do Programa Líderes que Transformam, descreve-se as possíveis modalidades: 1) Artigo Científico; 2) Projeto Técnico ou Plano de Negócio; 3) Ação de Impacto; 4) Desenvolvimento de produto e/ou serviço. Detalha-se, a seguir, os requisitos de cada um:
1. Artigo científico
Os alunos que desejarem transferir o conhecimento por meio de produção intelectual, serão estimulados a elaborar um projeto de pesquisa que gere um artigo científico. O artigo deverá observar alguns requisitos. São eles:
a) O trabalho deverá ser original e inédito e ser redigidos em português, inglês, espanhol, francês ou italiano.
b) Na prática de plágio, o aluno será reprovado imediatamente.
c) Incentiva-se a submissão do artigo em periódico científico estratificado em Qualis B3 ou superior¹ (MEC), hospedado na plataforma sucupira.
d) Incentiva-se entregar trabalhos formatados de acordo com anais de eventos científicos, revistas técnicas e/ou cientificas.
e) A produção do artigo poderá ser feita com a participação sugerida de até 3 alunos (observando-se o número máximo de autores exigido pelo periódico ao qual o trabalho for submetido).
f) A estruturação do texto deve se adequar às exigências do periódico em questão contendo, pelo menos, as seguintes seções: título, resumo, abstract, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, metodologia, resultados, conclusão e referências.
g) O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 6023/2018.
h) Sugere-se que o artigo seja composto de 15 a 25 páginas. No entanto, é fundamental que o aluno visite as Diretrizes para Autores da revista para a qual pretender submetê-lo, de forma a adequar esse número.
i) Todas as grandezas deverão ser expressas conforme o Sistema Internacional de unidades (SI),
j) Ao final do artigo devem ser listados os autores acompanhados de bibliografias.
¹ Classificação de Indicadores bibliométricos, segundo Qualis Capes para periódicos, caracterizado e estratificado em intervalos iguais (12,5%) do percentil final, resultando nas classes:
a) 87,5 – que define valor mínimo do 1º estrato (A1)
b) 75,0 – que define valor mínimo do 2º estrato (A2)
c) 62,5 – que define valor mínimo do 3º estrato (A3)
d) 50,0 – que define valor mínimo do 4º estrato (A4)
e) 37,5 – que define valor mínimo do 5º estrato (B1)
f) 25,0 – que define valor mínimo do 6º estrato (B2)
g) 12,5 – que define valor mínimo do 7º estrato (B3)
Para depósito final deste trabalho, o aluno deverá remeter o artigo salvo em formato .pdf, e a confirmação da submissão do artigo (caso submetido), em periódico Qualis B3 ou superior.
A nota de avaliação do artigo será aferida pelo orientador sob parecer assinado, baseado em critérios previamente definidos ou por meio de uma banca julgadora.
A formalização da entrega do artigo poderá ser feita ou não sob apresentação e banca julgadora.
2. Projetos técnicos
Este modelo propõe o desenvolvimento de um projeto técnico relacionado ao curso. O projeto deve ser viável e passível de implementação em uma empresa real, podendo gerar impacto efetivo no crescimento das organizações e na experiência profissional dos autores.
Espera-se que o aluno seja capaz de coordenar o conhecimento adquirido na Pós-Unifor com outros fatores, como tempo, recursos e equipe, para elaboração e, idealmente, implementação do projeto técnico.
O projeto técnico poderá ser desenvolvido em equipes (números de componentes será definido de acordo com a necessidade do projeto, a ser avaliado pelo orientador) e os componentes podem ser alunos de quaisquer cursos da Pós-Unifor, estimulando-se a complementariedade de conhecimentos para a realização de projetos mais completos.
Os projetos devem atender às características técnicas de elaboração e poderão ser desenvolvidos individualmente ou em equipes, aplicados ainda durante o curso ou validados para aplicação. Assim, a estrutura mínima (podendo utilizar Canvas), poderá seguir norma da ABNT - NBR 15287 contendo:
a) Meta
b) Escopo
c) Os stakeholders e a equipe envolvida
d) Estratégia de Execução ou fases do Projeto
e) Cronograma
f) Custos
A nota de avaliação do projeto técnico será aferida pelo orientador sob parecer assinado, baseado em critérios previamente definidos ou por meio de uma banca julgadora.
A formalização da entrega do projeto técnico poderá ser feita ou não sob apresentação e banca julgadora.
3. Ação de impacto
As ações de impacto são iniciativas de cunho social-ambiental que objetivam provocar significativas transformações de realidades, agindo localmente, buscando solucionar desafios globais. As ações devem partir de um projeto ou plano de ação que se espera que seja executado. A ação não precisa ter sido finalizada até o prazo final de entrega, devendo-se apresentar os resultados da execução colhidos até a data final de entrega.
A ação poderá ser desenvolvida em equipes (números de componentes será definido de acordo com a necessidade da ação, a ser avaliada pelo orientador) e os componentes podem ser alunos de quaisquer cursos da Pós-Unifor, estimulando-se a complementariedade de conhecimentos para a realização de ações mais completas.
O documento a ser entregue como comprovante de finalização do curso consiste em um Relatório, no qual deve constar:
a) A identificação do problema, ou seja, o contexto que motivou a necessidade para esta ação;
b) O plano de ação traçado para enfrentar e solucionar o desafio social identificado e
c) Os resultados alcançados até o momento do fechamento do relatório, incluindo evidências, como fotos, depoimentos, registros de gastos, patrocínios, parcerias e outros;
d) Registrar as perspectivas futuras para a ação, ou seja, quais impactos ainda podem ser esperados a partir da realização da ação, bem como se ela será continuada e de que forma.
e) Para depósito final deste trabalho, o aluno deverá remeter o relatório salvo em formato pdf e o parecer assinado do orientador atribuindo-lhe a nota.
A nota de avaliação da ação de impacto será aferida pelo orientador sob parecer assinado, baseado em critérios previamente definidos ou por meio de uma banca julgadora.
A formalização da entrega do relatório da ação de impacto poderá ser feita ou não sob apresentação e banca julgadora.
4. Produtos e/ou Serviços
É possível finalizar o curso com a criação um produto, destacando o perfil empreendedor de nossos alunos. Entretanto, é preciso verificar uma série de atributos, para enquadrá-lo nesta modalidade.
Dentre as premissas importantes destacam-se: avaliação do mercado alvo e posicionamento, criar uma prototipação do produto, testar um mercado teste, criar uma identidade visual de seu produto; e em caso de avançar na ideia devem ser sugeridas a criação de patentes do produto, registro do nome e marca.
O produto poderá ser desenvolvido em equipes (números de componentes será definido de acordo com a necessidade do produto, a ser avaliado pelo orientador) e os componentes podem ser alunos de quaisquer cursos da Pós-Unifor, estimulando-se a complementariedade de conhecimentos para a realização de produtos mais completas.
A fim de validar o produto e/ou serviço, serão considerados algumas diretrizes:
a) Ética
b) Segurança pessoal/coletiva
c) Leis de proteção de dados
d) Atendimento a Boas Práticas de Fabricação (BPF), segundo Portaria nº 326/1997 e a RDC nº 275/2002
e) Atendimento as condicionantes ambientais
f) Ausência de conduta discriminatória.
A formalização da entrega do produto e/ou serviço poderá ser feita ou não sob apresentação (sugestão: Pitch - apresentação direta e curta), seguindo os seguintes pontos:
a) Identificar que tipo de problema o produto resolve,
b) Apresentar a perspectiva do cliente em relação ao problema,
c) Apresentar a solução proposta do produto/serviço,
d) Explicar como é o mercado atual
e) Demonstrar o diferencial da empresa
f) Quem serão os profissionais envolvidos
A nota de avaliação do produto e/ou serviço será aferida pelo orientador sob parecer assinado, baseado em critérios previamente definidos ou por meio de uma banca julgadora.
FORMAS DE PAGAMENTO
- Faça sua matrícula de 14 de dezembro de 2021 a 16 de janeiro de 2022: com matrícula Zero + 20 parcelas de 599,00;
- De 17 de janeiro a 27 de fevereiro de 2022: matrícula de R$ 199,00 + 20 parcelas de R$ 599,00;
- De 28 de fevereiro a 20 de março de 2022: matrícula de 350,00 + 20 parcelas de 599,00;
- A partir do dia 21 de março de 2022: matrícula de R$ 599,00 + 20 parcelas mensais de 599,00.
DESCONTOS
- Ex-alunos que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
- Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
- Pagamento à vista: 10% no valor total do curso;
- Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa. Descontos não cumulativos.
OBSERVAÇÕES
- Descontos não cumulativos.
- Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.