Pós-Unifor oportuniza formação teórica e prática sobre especialidades da área de saúde na França

qua, 3 julho 2024 11:07

Pós-Unifor oportuniza formação teórica e prática sobre especialidades da área de saúde na França

Formação faz parte do módulo internacional “Tecnologia e Inovação em Saúde” do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE)


Participaram do último módulo cinco alunos do MPTIE, duas alunas da graduação em Enfermagem e duas da Especialização em Enfermagem e Terapia Intensiva (Foto:Divulgação)
Participaram do último módulo cinco alunos do MPTIE, duas alunas da graduação em Enfermagem e duas da Especialização em Enfermagem e Terapia Intensiva (Foto:Divulgação)

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE), da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz -, realizou mais uma edição do módulo internacional “Tecnologia e Inovação em Saúde” no último mês de junho. Ofertado desde a primeira turma do mestrado, o módulo é viabilizado por meio da parceria da Unifor com a Universidade de Rouen e com o Centro Hospitalar Universitário Hôpitaux de Rouen (CHU-ROUEN).

“O módulo internacional proporciona aos nossos mestrandos oportunidades de aprendizado e networking no exterior, impactando positivamente em suas carreiras e no mercado de trabalho”, afirma Karla Rolim, docente e coordenadora do MPTIE.

O módulo trata dos princípios científicos da prática de saúde e oportuniza aos alunos uma formação teórica e prática sobre especialidades da área de saúde, ministrado no Espaço Regional de Formação dos Profissionais de Saúde da Normandia, na cidade de Rouen, na França. Aos alunos, foram oferecidas 40 horas de aulas teórico-práticas, oficinas e visitas técnicas ao Centro Hospitalar Universitário (SAMU, UTIs pediátrica e adulto, centro cirúrgico, oncologia, cardiologia e geriatria).

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de saúde francês, bem como o Mestrado em Práticas Avançadas, da Universidade de Rouen, e as formações da instituição voltadas para enfermeiros de centro cirúrgico e nas áreas de anestesia, puericultura e transplantes. 

Ao final das atividades, os estudantes receberam, no Salão Nobre do CHU-ROUEN, certificados de participação no módulo, bem como no Seminário Franco Brasileiro sobre Pesquisa Paramédica, no qual foram apresentadas as pesquisas desenvolvidas pelos alunos, destacando a responsabilidade profissional e as tecnologias utilizadas em suas práticas cotidianas, nos diversos níveis de complexidade em saúde.

Participaram do último módulo, promovido de 7 a 16 de junho de 2024, cinco alunos da turma 7 do MPTIE, duas alunas da graduação em Enfermagem e duas alunas da Especialização em Enfermagem e Terapia Intensiva da Pós-Unifor. Leandro Sena, um dos mestrandos, realizou o Exame de Defesa de Dissertação, e os demais mestrandos apresentaram seus Projetos de Dissertação no Seminário Franco Brasileiro sobre Pesquisa Paramédica.

Com a palavra, os alunos

A iniciativa da MPTIE de incluir, na matriz curricular do curso, um módulo internacional realizado em Rouen, segundo Leandro Sena, é uma oportunidade que não apenas proporciona uma experiência enriquecedora para os alunos, ampliando seus horizontes culturais, acadêmicos e profissionais, mas também reforça a relevância e a qualidade do curso em um contexto global.


Defesa de dissertação do mestrando Leandro Sena, do MPTIE, na Escola de Formação de Profissionais de Saúde da Normandia, Universidade de Rouen (Foto: Divulgação)

“Participar desse módulo internacional me possibilitou apresentar minha dissertação em outro país. Foi uma experiência fantástica apresentar minha pesquisa para alunos, profissionais e professores de renome mundial”, enfatiza Leandro. O profissional, que atua como docente, recentemente foi aprovado no doutorado com bolsa da CAPES, reforça que essa conquista é reflexo da sólida formação que recebeu no MPTIE. 

Yanni Rolim, que receberá o título de mestre em Tecnologia e Inovação em Enfermagem nesta sexta-feira (5), e foi para Rouen em novembro de 2023, sublinha que o módulo internacional foi um divisor de águas na sua trajetória acadêmica e profissional. “As lições aprendidas, as inovações observadas e as conexões feitas continuarão a influenciar positivamente minha prática de enfermagem e minhas futuras iniciativas na área de tecnologia e inovação em saúde”.

Ela salienta ainda que a visita aos serviços de saúde na França, especificamente em Rouen, foi uma das partes mais impactantes da experiência, pois teve a chance de ver de perto como funcionam os hospitais e o SAMU francês, bem como os diferentes sistemas e tecnologias implementados para otimizar o atendimento ao paciente. “Os métodos inovadores utilizados nos cuidados de enfermagem e a integração de tecnologias avançadas foram inspiradores e me fizeram refletir sobre as possíveis melhorias que podemos trazer para o nosso sistema de saúde no Brasil, principalmente no pré-hospitalar”, ressalta.

Imersão cultural

A experiência também contou com uma programação cultural. Além de visitas a monumentos históricos da França, os alunos foram agraciados com uma “Noite Normanda”, promovida pela Diretoria do Centro Hospitalar Universitário (CHU-ROUEN) e pela Diretoria de Relações Internacionais. Na ocasião, foram servidos pratos típicos da Normandia.


“Além do aspecto acadêmico e profissional, a vivência na França também proporcionou uma imersão cultural incrível. Conhecer a cultura, a gastronomia e o estilo de vida franceses foi um complemento maravilhoso para essa jornada. Os momentos de lazer, passeios e convivência com pessoas locais e colegas do mestrado enriqueceram ainda mais essa experiência, tornando-a inesquecível tanto no aspecto profissional quanto pessoal”
- Yanni Rolim, concludente do MPTIE