Quem cuida também inova: inscrições abertas para nova turma do Mestrado Profissional em Enfermagem da Unifor
seg, 5 janeiro 2026 14:23
Quem cuida também inova: inscrições abertas para nova turma do Mestrado Profissional em Enfermagem da Unifor
Curso utiliza metodologias inovadoras, focadas em soluções de problemas reais do serviço de saúde

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE), da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz, está com edital aberto para seleção de novos alunos até o dia 30 de janeiro de 2026. Ao todo, são 20 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem” e “Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária”.
Podem se candidatar profissionais da área de Enfermagem ou alunos que estejam concluindo o último semestre do curso de graduação. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo e-mail mpe@unifor.br, anexando a documentação exigida pelo Edital R Nº 70/2025. O valor da taxa é de R$ 155.
O processo seletivo contemplará três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise do projeto de pesquisa, à entrevista virtual, entre 5 e 6 de fevereiro, e análise do currículo. O resultado está previsto para 13 de fevereiro e o início das aulas está previsto para março de 2026.
De acordo com a professora da Unifor e coordenadora do curso, Karla Rolim, o Mestrado Profissional em Enfermagem tem uma contribuição significativa e estratégica para a formação de enfermeiros inovadores, especialmente por aliar fundamentos científicos, prática assistencial e desenvolvimento tecnológico. A formação oferece ensino orientado para a formação e o aprimoramento em alto nível do aluno, comprometido com o avanço do conhecimento, visando o exercício de atividades técnicas, docentes e de pesquisa para fundamentação de uma prática profissional de Enfermagem baseada em evidências científicas.
“O mestrado estimula a capacidade crítica e criativa do aluno/enfermeiro para identificar problemas complexos na assistência e propor soluções inovadoras - desde tecnologias leves (como protocolos e fluxogramas) até tecnologias duras (dispositivos, aplicativos, sistemas informatizados). Por meio da integração entre a teoria e a prática, os projetos desenvolvidos por alunos do MPTIE têm impacto direto no cotidiano dos serviços de saúde, promovendo a melhoria da qualidade do cuidado”, avalia.
Diferenciais do curso
O Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) visa contribuir com o desenvolvimento da prática transformadora em Enfermagem, em nível local e regional, de modo a aperfeiçoar a qualidade dos profissionais e dos serviços - com reflexo em todos os processos de trabalho em saúde, subsidiando a realização de pesquisas aplicadas aos diversos campos de práticas e a possibilidade de incorporação do conhecimento gerado.
É, também, uma formação voltada para os enfermeiros que querem liderar inovação, tecnologia e melhoria de processos na saúde, com criação de soluções e capacidade de resolver problemas reais da área. O curso também favorece o networking com professores, pesquisadores e profissionais de saúde, abrindo portas para o mercado de trabalho
A formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder é outra característica do curso, que atende a uma necessidade diária da atividade, uma vez que o enfermeiro responde por equipes de trabalho em diversas frentes e atua em gestão, inovação, protocolos e pesquisa aplicada. O mestrado profissional também é um diferencial na prestação de concursos, na área docente ou coordenação de hospitais de referência.
“O MPTIE contribui, em essência, para a transformação do perfil profissional do enfermeiro, tornando-o um agente protagonista na construção de soluções inovadoras que aprimoram a assistência, otimizam recursos e fortalecem as políticas públicas de saúde”, explica Karla Rolim.
Parceria internacional
O Mestrado Profissional em Enfermagem da Unifor mantém parcerias internacionais com centro de referência na Europa, como o Ministère d’Affaires Sociales et de la Santé de France; Instituts et Écoles de Formation en Soins Infirmiers (IFSI) do CHU de Rouen; Centre Hospitalier Universitaire de Rouen – CHU; Hôpitaux de Rouen, França; a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP); a Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo (ESSVC); a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) em Portugal e a Universidade Castilla La-Mancha, em Toledo, na Espanha.
A partir desses convênios, o MPTIE propõe o intercâmbio entre alunos e professores de instituições brasileiras e estrangeiras, a fim de compartilhar e acompanhar estudos e pesquisas relacionados ao campo da saúde pública - proporcionando aos mestrandos uma experiência enriquecedora durante o período que permanecem fora do país.
Além da visita técnica a um centro hospitalar, onde podem ver de perto a atuação dos profissionais, os estudantes desenvolvem seminários sobre especialidades da Enfermagem europeia, com aulas com professores estrangeiros.
Uso da tecnologia na Enfermagem
Outro diferencial do curso é a oferta de disciplinas que permitem a concepção e o desenvolvimento de produtos tecnológicos em forma de softwares, aplicativos, portais e outras ferramentas na área da Enfermagem.
Isso é possível devido à parceria com o Vortex - laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação da Unifor, sob responsabilidade da Coordenação de Formação e Inovação Tecnológica da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) - e cursos como Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Engenharia da Computação, que tem possibilitado aos estudantes desenvolver dissertações e teses com inovações tecnológicas.
O programa do curso também oferece disciplinas como Inteligência Artificial Prática na Enfermagem, Tecnologias Inovadoras para as Práticas de Enfermagem, Avaliação de Tecnologia para o Cuidado em Enfermagem e Saúde, Tecnologias de Atenção à Saúde do Homem no Contexto da Atenção Primária, Tecnologias Inovadoras para o Ensino da Enfermagem, que são desenvolvedoras de tecnologias leves, leve-duras e duras - que culminam com a elaboração de produtos tecnológicos na área da Enfermagem e incentivam os alunos a incrementar o avanço de tecnologias que qualifiquem a assistência à saúde.
SERVIÇO:
Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
Edital R. Nº 70/2025
> Modelo de projeto
> Ficha de inscrição
Inscrições: até 30/01/2026
E-mail: mpe@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3166
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A iniciativa da Universidade de Fortaleza fortalece a qualificação profissional na área da saúde, promove educação continuada de qualidade, estimula a inserção e o desenvolvimento de profissionais no mercado de trabalho, apoia o uso de tecnologias inovadoras na prática odontológica e evidencia a importância das parcerias institucionais para ampliar o impacto formativo e social dos programas de pós-graduação.