seg, 5 agosto 2024 16:20
CSE Informa: Como publicar artigos científicos? Confira dicas para encontrar as melhores revistas
Entenda quais são os processos para publicar em periódicos acadêmicos
Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)
No mundo universitário, bem como no desenvolvimento de pesquisas, as vivências de projetos, revisões bibliográficas e relatos de experiências tendem a se tornar publicações, o que tanto valoriza o currículo do pesquisador como traz respaldo à universidade mantenedora de tais projetos. Após essas experiências, os pesquisadores apresentam seus resultados por meio do texto acadêmico, que possivelmente se tornará um artigo científico.
Para esse momento, resta a dúvida: quais os passos para a submissão e publicação desse artigo? O Conselho Superior de Editoração (CSE), setor vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza e responsável pelas revistas científicas da instituição, traz algumas dicas de como publicar textos científicos.
+ LEIA | Por onde começar a escrever um texto científico?
Meios de como fazer publicação
Um primeiro passo seria conversar com seu orientador ou orientadora para que, juntos, possam organizar o texto que possivelmente será o artigo submetido. Esse momento trata-se da organização dos temas e validação dos dados de pesquisa.
Encontrando uma revista confiável
Geralmente universidades federais e estaduais têm muita relevância e confiabilidade nos corpos editoriais de seus periódicos, apresentando um processo transparente nas seleções de artigos. No entanto, não apenas instituições de ensino superior públicas são uma alternativa para submissões, há universidades particulares que também disponibilizam de um confiável processo de seleção. A Unifor é um exemplo disso.
Um meio de saber se essas universidades são confiáveis é pesquisar, na página de cada uma, as informações pertinentes para ponderação: como as revistas científicas disponíveis se apresentam, qual a classificação (Qualis Capes), como é o processo de análise dos avaliadores etc.
A seguir, confira quais são os critérios necessários para avaliar o nível de confiabilidade de uma revista científica:
- Classificação Qualis Capes da revista
É uma classificação de produção científica que consiste em critérios como relevância para a sociedade, credibilidade, qualidade no corpo editorial, diversidade de origens de trabalhos, difusão e popularidade da revista, além da indexação (informações e dados da revista que sejam de fácil acesso aos interessados e interessadas).
- A1 e A2: periódicos de excelência internacional;
- B1 e B2: periódicos de excelência nacional;
- B3, B4, e B5: periódicos de média relevância;
- C: periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação. - Processos indicados de análise de periódicos
Trata-se da forma como os artigos que compõem as revistas são avaliados. - Avaliação por pares
Análise do manuscrito feita por um ou mais especialistas que contribuem com comentários para a melhoria do artigo. - Avaliação duplo-anônima
Tanto o autor quanto os avaliadores não sabem seus respectivos nomes, mantendo um processo seguro e sem interesses pessoais, por ambas as partes, acima de um artigo com qualidade.
Observe os critérios e a formatação da revista
Nesse ponto é ideal olhar, no site da revista em questão, quais critérios são usados para que o padrão dos artigos sejam mantidos, como: quantas palavras são usadas no resumo e palavras-chave; qual o limite de laudas (mínimo e máximo); como é a organização do corpo do texto (introdução, metodologia, análise de dados, desenvolvimento, conclusão etc).
Outro ponto importante é ter conhecimento de qual norma de formatação é usada na revista (ABNT, APA, Vancouver), pois isso muda muito o texto. Tipos de formatação diferentes permitem ou não que haja notas de rodapé, orientam maneiras distintas de como fazer citações e referências etc.
Evite revistas predatórias
Temos tido uma grande onda de revistas predatórias nos últimos anos. Esse tipo de revista tem o objetivo de alcançar um alto volume de publicações de artigos, o que faz com que a quantidade seja tida como o fator principal do periódico, deixando de lado o rigor com o nível das publicações.
As revistas predatórias, geralmente, vão ao encontro dos pesquisadores, oferecendo oportunidades de publicação e buscando um grande número de avaliadores de vários países, com foco maior na quantidade do que na qualidade dessas avaliações. É necessário ter cuidado com esse tipo de abordagem, pois a qualidade deve ser o critério fundamental para uma boa revista acadêmica, priorizando o conteúdo e não os números, apenas.
Conheça os periódicos científicos da Unifor
Quer publicar artigos científicos? Conheça o Portal de Periódicos da Universidade de Fortaleza, plataforma do Conselho Superior de Editoração (CSE) que disponibiliza os seguintes periódicos para publicação:
- Revista Pensar,
- Revista Brasileira em Promoção da Saúde,
- Revista Subjetividades,
- Revista Tecnologia,
- Revista Ciências Administrativas.