GIRA Lab: inovação em jogos, inteligência artificial e saúde digital na Unifor

ter, 15 abril 2025 14:45

GIRA Lab: inovação em jogos, inteligência artificial e saúde digital na Unifor

Com o apoio da tecnologia e da ciência, games se tornam aliados no desenvolvimento de soluções inovadoras para a saúde


O GIRA LAB oferece estrutura, equipamentos e softwares de ponta voltados para desenvolvimento de soluções inovadoras, progresso científico e tecnológico e formação da próxima geração de pesquisadores (Foto: Julia Donato)
O GIRA LAB oferece estrutura, equipamentos e softwares de ponta voltados para desenvolvimento de soluções inovadoras, progresso científico e tecnológico e formação da próxima geração de pesquisadores (Foto: Julia Donato)

O universo dos jogos eletrônicos conquista cada vez mais espaço em áreas que vão além do entretenimento. Nesta matéria da série sobre projetos de saúde do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - destacamos o GIRA Lab, laboratório focado em games, interação e realidade virtual.

Segundo a professora Andreia Formico, coordenadora do GIRA Lab, o laboratório tem dado atenção especial ao uso de inteligência artificial (IA) em processos críticos, como o monitoramento da saúde. “O laboratório desenvolve jogos digitais sérios e transformacionais aplicados em várias áreas, em especial na saúde, além de criar aplicações em realidade virtual que promovem maior engajamento e imersão. Nosso principal objetivo é transformar pesquisas acadêmicas em soluções inovadoras que beneficiem tanto a sociedade quanto a indústria.”

A interatividade e o engajamento característicos dos jogos eletrônicos tornam essas ferramentas poderosas para a medicina, beneficiando desde o diagnóstico até o tratamento de pacientes. 

Veja alguns projetos do GIRA Lab com foco na saúde.

Sentinela - Monitoramento inteligente de pacientes hospitalizados

Sentinela é um sistema inteligente e não invasivo para monitoramento remoto de pacientes hospitalizados, utilizando visão computacional e ciência de dados para processar sinais vitais captados por monitores multiparamétricos acoplados aos leitos hospitalares. 


O Sentinela é um sistema inteligente para monitoramento remoto de pacientes estruturado em arquitetura de microserviços e modelos auto-adaptativos

O sistema auxilia as equipes médicas no acompanhamento contínuo do estado de saúde dos pacientes, permitindo uma resposta mais ágil e precisa. O projeto foi contemplado pelo Edital Mulheres na Ciência, promovido pela Funcap-CE e pelo Governo do Estado do Ceará. 

Cancers - Jogos para diagnóstico e simulação de tratamento oncológico

Financiado pelo Edital CNPQ e VRP/Unifor, o projeto Cancers desenvolve modelos, algoritmos e jogos transformacionais para simular processos médicos, auxiliando estudantes, residentes e profissionais da saúde no aprimoramento do raciocínio clínico e na tomada de decisão diagnóstica. 


O projeto Cancers consiste em jogos em câncer de mama para simulação de tratamento, diagnóstico e empatia

A pesquisa utiliza a geração e visualização de árvores de decisão complexas para simular diferentes cenários de diagnóstico e tratamento, proporcionando um ambiente interativo e dinâmico que permite a experimentação e o aprendizado de forma segura e imersiva. 

O objetivo é ampliar a compreensão das doenças, fortalecer a capacidade de análise clínica e contribuir para uma formação médica mais eficaz e engajada.

Jogos transformacionais com expressões faciais e IA

Financiado pelo CNPq, o projeto abrange jogos desde o gênero point & click até visual novels em 3D. O diferencial dessa pesquisa é a integração de Realidade Virtual e Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) multimodais, utilizando inteligência artificial para geração e reconhecimento de expressões faciais e emoções em personagens interativos. A proposta do projeto é aprimorar a imersão e empatia nos jogos, criando experiências mais realistas, adaptativas e emocionalmente impactantes.


Nesta imagem, a paciente está surpresa; o semblante vai mudando durante o jogo para que o usuário consiga reconhecer e ter empatia com as emoções das pacientes na consulta médica

Os resultados têm aplicações diretas em saúde mental, educação e impacto social, permitindo que os jogadores se conectem com os personagens de maneira mais autêntica e envolvente. 

Monitoramento de quedas humanas com inteligência artificial

Projeto contemplado pela Funcap-CE, foca no desenvolvimento de soluções em inteligência artificial para monitoramento de quedas humanas em cenários reais. A pesquisa sobre detecção de quedas humanas ainda é uma área pouco desenvolvida, especialmente no que diz respeito à utilização de imagens dinâmicas para análise. A variedade de perspectivas de câmera oferecida pelo presente trabalho permite o estudo de soluções mais robustas, com maior potencial de generalização frente à diversidade dos cenários de quedas, inclusive, utilizando bases de dados sintéticas. Utilizando uma técnica inovadora de inteligência artificial, o processo de anotação nas imagens tem sido significativamente acelerado.


Ao preencher lacunas existentes, este projeto configura-se como uma referência para o avanço da área e para o enfrentamento da natureza multifacetada da detecção de quedas humanas

Tecnologia e Saúde - Parceria de sucesso

O sucesso das pesquisas do GIRA Lab demonstra que o setor da saúde reconhece o valor dos games no desenvolvimento de pesquisas inovadoras que transformam vidas. Para a professora Andreia Formico, que já trabalha nas áreas de computação gráfica, animação e jogos digitais há mais de 20 anos, é gratificante a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em favor da medicina.


"Saber que aquilo que pesquiso pode, de alguma forma, melhorar a qualidade de vida de alguém ou apoiar o dia a dia de profissionais da saúde não tem preço. É mais do que ciência e tecnologia — é sobre enxergar pessoas e gerar impacto social, mesmo que de forma indireta" - Andreia Formico, coordenadora do GIRA Lab

Os projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico da Unifor voltados para a área da saúde devem continuar avançando; é o que afirma o coordenador do TEC Unifor, Fernando Ferreira, que conclui: “os projetos desenvolvidos no GIRA Lab demonstram a importância da intersecção das áreas de saúde e tecnologia, considerando as excelentes aplicações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estar em um parque tecnológico universitário contribui sobremaneira para que projetos como esses tenham cada vez mais sucesso!”

Serviço

GIRA Lab - Laboratório de Games, Interação e Realidade Virtual (TEC Unifor)
Bloco M, sala 26
Informações: (85) 3477-3842 | inovacao@unifor.br