MBA em Gestão Empresarial realiza workshop sobre cadeias globais de produção
Na oportunidade, haverá a participação de dois executivos que representam empresas referência em cadeias de amplitude global

O MBA em Gestão Empresarial da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará, no dia 9 de dezembro, o “Workshop Cadeias Globais de Produção, do Ceará para o Mundo”. A iniciativa acontecerá na sala B48, a partir das 19h. O evento é aberto ao público externo e não há necessidade de inscrição.
O workshop tem o objetivo de discutir a importância da gestão de cadeia de suprimentos para as indústrias. Para isso, os executivos Felipe Seffrin e Hemerson Alves, das companhias Crusoe Foods e Vicunha Têxtil, respectivamente, irão participar do evento. Ambos representam grupos empresariais que são referência em operações em cadeias de amplitude global.
“O workshop integra-se à proposta do MBA em Gestão Empresarial porque traz duas pessoas com ampla experiência de mercado, representantes de dois grandes grupos empresariais. Com isso, estabelecemos uma conexão direta entre a formação do MBA e a prática profissional, unindo conhecimento e teoria ao cotidiano real, que é justamente o foco de todos os MBAs da Unifor”, enfatiza o docente Igor Pontes.
O professor ainda pontua que entender a cadeia global de produção é possibilitar que o gestor empresarial tenha mais informações sobre o setor em que está inserido e, consequentemente, possa montar estratégias mais eficientes: “Ele passa a entender melhor quem são os seus fornecedores e os fornecedores dos seus fornecedores, assim como os seus clientes e os clientes dos seus clientes, olhando de modo geral essa cadeia. E também, sobretudo, como as mercadorias se movimentam dentro dessa cadeia, e é onde entra a questão da logística e do transporte”.
Além disso, compreender as cadeias globais de produção permite possibilidades de vendas para outros mercados e envolve toda a logística relacionada a ferramentas como contêineres, navios e operações portuárias.
A partir do ponto de vista do suprimento, quando ocorre o trabalho com os fornecedores, o gestor pode prospectar e compreender onde buscar matérias-primas a um preço mais competitivo e, assim, ter maior controle sobre a sua produção.
"Se for no setor do varejo ou do comércio, você pode buscar produtos em qualquer lugar: Europa, Estados Unidos, China, Ásia. Você vai em busca desses itens porque sabe que pode trazê-los por meio do transporte marítimo, que faz essa conexão, utilizando contêineres para acessar produtos já manufaturados", complementa Igor.
Sobre os grupos empresariais e os convidados
Crusoe Foods:
Felipe Seffrin - Coordenador de Comércio Exterior na Crusoe Foods
A Jealsa é um grupo empresarial familiar espanhol fundado em 1958 por Jesús Alonso Fernández. Atualmente, é uma das cinco maiores indústrias de conservas de peixes do mundo, com 3.449 funcionários e faturamento de € 779 milhões em 2023.
O Grupo Jealsa é uma holding composta por 26 empresas, organizadas em quatro áreas de atividade: pesca e serviços, meio ambiente, alimentação e energia.
No Brasil, o grupo está presente no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, por meio da Crusoe Foods, uma de suas companhias.
A empresa atua orientada pelo Programa WE SEA, o programa completo de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa do grupo, do qual a marca Robinson Crusoe faz parte. O WE SEA vai além da fabricação de produtos: é uma filosofia que orienta todos os processos de qualidade, desenvolvimento de produtos, serviços e operações, compondo um verdadeiro “ecossistema do bem” que guia as ações da Jealsa em toda a sua cadeia.
Vicunha Têxtil:
Hemerson Alves - Coordenador de Comércio Exterior na Vicunha Têxtil
A Vicunha Têxtil é uma das principais referências globais em denim e soluções têxteis, integrando o Grupo CSN, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil. Com mais de 6.000 funcionários e uma carteira de mais de 4.500 clientes, a empresa atua de forma estratégica no atendimento às cadeias de moda e varejo, conectando produção nacional a mercados altamente competitivos ao redor do mundo.
Sua estrutura industrial e comercial é robusta e internacionalizada, composta por 5 unidades fabris, 7 centros de distribuição e 11 escritórios comerciais, com presença em mais de 20 países por meio da distribuição de seus produtos. Inserida no ecossistema do Grupo CSN, a Vicunha combina escala, eficiência operacional e visão de longo prazo, reforçando o posicionamento do grupo nas cadeias globais de valor e contribuindo para o desenvolvimento da indústria têxtil brasileira no cenário internacional.
Serviço
Workshop Cadeias Globais de Produção, do Ceará para o Mundo
Data:05/12
Horário:19h
Local: Sala B48
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A iniciativa da Universidade de Fortaleza, assim, fortalece a formação de gestores empresariais e incentiva o desenvolvimento de estratégias produtivas eficientes, promovendo crescimento econômico sustentável e empregos de qualidade, apoiando a inovação e o desenvolvimento de infraestrutura industrial, estimulando práticas responsáveis de consumo e produção, e evidenciando a importância de parcerias e cooperação entre empresas e regiões.