CSE Informa: Qual a importância da Política de Integridade Científica e dos comitês de ética na publicação de artigos?

seg, 3 fevereiro 2025 18:52

CSE Informa: Qual a importância da Política de Integridade Científica e dos comitês de ética na publicação de artigos?

Universidade de Fortaleza dispõe de comitês de ética e conselho de editoração para auxiliar estudantes em suas produções acadêmicas


Iniciativas buscam garantir um compromisso com a qualidade nas pesquisas, bem como seguir uma ética no desenvolvimento científico (Ilustração: Getty Images)
Iniciativas buscam garantir um compromisso com a qualidade nas pesquisas, bem como seguir uma ética no desenvolvimento científico (Ilustração: Getty Images)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)


A produção de pesquisa acadêmica e, consequentemente, de artigos e variadas publicações precisam estar em conformidade com diversas exigências editoriais, que são estipuladas por instituições relacionadas a esse processo, como: universidades, equipe editorial de periódicos e revistas, conselhos de ética e a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Na Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz —, esses critérios podem ser aplicados pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Coética) e pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Ambos têm a função de garantir um compromisso com a qualidade nas pesquisas, bem como seguir uma ética no desenvolvimento científico.

Tanto o Coética quanto a Ceua são responsáveis por orientar, analisar e intervir em projetos acadêmicos desenvolvidos na Universidade. Dessa forma, buscam proteger os envolvidos nos trabalhos e assegurar que os estudos sigam os princípios de integridade e respeito à dignidade da vida humana e animal.

+ LEIA MAIS | CSE Informa: A ética no processo de produção e publicação científica

Para além das duas comissões, seguir uma Política de Integridade Científica também auxilia na criação e manutenção de um ambiente de pesquisa e produção acadêmica legal e com transparência. Esse tipo de documento traz diretrizes que asseguram ainda mais um processo de pesquisa científica ético e respeitoso.

Nessa vertente, a Unifor vem desenvolvendo sua própria Política e Integridade Científica, que tem como objetivo estabelecer diretrizes e normas que garantam ética, transparência e credibilidade na pesquisa acadêmica. Trata-se de um documento que define um padrão na condução de todo o processo de pesquisa e estudo, respeitando princípios éticos fundamentais.

Alguns dos principais tópicos a serem abordados são:

  • Bases da Política
  • Fundamentação legal e institucional que rege a integridade científica, incluindo leis nacionais e normas internacionais.
  • Princípios Gerais
  • Honestidade, transparência, responsabilidade, objetividade, imparcialidade e respeito à diversidade.
  • Regulamentação da Pesquisa
  • Normas para pesquisas com seres humanos, animais, organismos geneticamente modificados e propriedade intelectual, etc.

Ainda no auxílio de produção e publicação científica, a Unifor conta com o Conselho Superior de Editoração (CSE). O setor gerencia os periódicos científicos da Universidade e auxilia na publicação de livros, manuais, cartilhas e outros materiais que estejam vinculados à instituição e aos seus professores. 

Quais as funções do Coética e da CEUA?

  • Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (Coética)
    O Coética é uma entidade colegiada independente, interdisciplinar, normativa de caráter consultivo, deliberativo e educativo, com o objetivo de defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade.  É através do comitê que os autores conhecem e seguem padrões éticos para o desenvolvimento de duas pesquisas.
    Com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Nº 466/12, que proporciona deliberações sob a ótica do indivíduo e das coletividades, é exigido que a pesquisa seja feita a partir da autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, assegurando os direitos e deveres da comunidade científica, dos participantes da pesquisa e do Estado.
  • Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
    A CEUA tem a atribuição de receber e analisar os aspectos éticos dos protocolos de aula e pesquisa da Unifor e de outras instituições, tendo como base os princípios éticos na experimentação animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea). Os membros atuam de modo independente e não-remunerado, com caráter consultivo, deliberativo e educativo.

Conheça os periódicos científicos da Unifor

Quer publicar artigos científicos? Conheça o Portal de Periódicos da Universidade de Fortaleza, plataforma do Conselho Superior de Editoração (CSE) que disponibiliza os seguintes periódicos para publicação:

 

A coluna CSE Informa é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.