null Pesquisa Unifor: Egresso analisa uso da liraglutida em pacientes com obesidade e síndrome metabólica

Seg, 23 Outubro 2023 12:02

Mestre em Ciências Médicas pela Pós-Unifor, Fred Carioca avaliou o efeito de seis meses de tratamento com o fármaco injetável em pacientes adultos

O pesquisador realizou um estudo de intervenção prospectivo não randomizado para coletar resultados para o trabalho (Foto: Getty Images)

A obesidade e a síndrome metabólica (SM) representam uma epidemia mundial e costumam estar associadas a elevadas incidências de diabetes e hipertensão arterial, além de outras comorbidades. Hoje, alguns tratamentos e substâncias têm auxiliado no combate dessas condições e são foco de diversas pesquisas científicas.

Nesse contexto, o médico nutrólogo Fred Carioca, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade de Fortaleza — instituição da Fundação Edson Queiroz —, produziu o artigo “Effect of liraglutide on cardiometabolic profile and on bioelectrical impedance analysis in patients with obesity and metabolic syndrome”. O professor do PPGCM Carlos Ewerton Maia Rodrigues participou como orientador do trabalho.

O estudo (“Efeito da liraglutida no perfil cardiometabólico e na análise da impedância bioelétrica em pacientes com obesidade e síndrome metabólica”, em tradução livre) avaliou o efeito de seis meses de tratamento com liraglutida nos parâmetros clínicos, laboratoriais e de impedância bioelétrica (BIA) de pacientes adultos com diagnóstico de obesidade e SM.

Aprovado inicialmente para diabéticos, a liraglutida é um fármaco que foi aceito pela ANVISA para uso focado na regulação do peso corporal. O produto reduz os níveis de açúcar no sangue, inibe a secreção de glucagon, suprime o apetite e a ingestão de calorias, retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensibilidade à insulina.

“A liraglutida é capaz de reduzir o peso e promover a melhora de parâmetros cardiometabólicos, como redução da pressão arterial, dos níveis de glicose, colesterol, triglicerídeos e marcadores inflamatórios, além de reduzir a circunferência abdominal. Por um método de fácil aplicabilidade como a bioimpedância, reforça a possibilidade de reduzir todos esses riscos em um período de tempo curto, melhorando a qualidade de vida desses pacientes e promovendo uma longevidade saudável”Fred Carioca, médico nutrólogo e mestre em Ciências Médicas pela Unifor

Metodologia

Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado um estudo prospectivo de intervenção não randomizado em uma clínica privada na cidade de Fortaleza. O monitoramento aconteceu de dezembro de 2021 a janeiro de 2023.

Um grupo de 57 pacientes foi submetido ao tratamento com liraglutida. No início, os participantes foram instruídos sobre a administração subcutânea diária de liraglutida em uma dose inicial de 0,6mg por dia. A dose foi aumentada em 0,6mg por semana até atingir o indicado de 3mg/dia.

Em um grupo comparativo, outras 46 pessoas usaram 15mg/dia de sibutramina durante seis meses. Os pacientes do estudo foram monitorados quanto à tolerância farmacológica, incluindo alguns efeitos adversos, como náusea, vômito e perda de apetite. Também receberam orientações quanto à redução da ingestão calórica e a realização de atividades físicas.

A obesidade e a síndrome metabólica representam uma epidemia mundial e estão associadas a fatores de riscos (Foto: Getty Images)

Para mais, todos os pacientes da pesquisa eram adultos, obesos e com diagnóstico de síndrome metabólica. Eles foram estratificados por sexo e submetidos a avaliação clínica, laboratorial e de bioimpedância antes e depois do tratamento.

Resultados

A partir dos métodos utilizados, Fred Carioca chegou a importantes conclusões sobre o efeito da liraglutida em pacientes com obesidade e SM. Isso porque a circunferência abdominal (CA) diminuiu significativamente mais no grupo de tratamento com liraglutida

Concluiu-se também que o tratamento com liraglutida por seis meses em pacientes obesos com síndrome metabólica de ambos os sexos promoveu:

• perda de peso,
  • melhora nos parâmetros cardiometabólicos e inflamatórios,
  • redução significativa na massa gorda do tronco correlacionado com CA.

Publicação internacional

Dada a importância do trabalho realizado por Fred, o artigo foi publicado em agosto deste ano na Nature, uma das mais importantes revistas científicas internacionais, que publica as melhores pesquisas revisadas por pares em todos os campos da ciência e tecnologia.

O periódico online ainda tem a função de servir aos cientistas a publicação imediata de avanços científicos, assim como garantir que os resultados da ciência sejam rapidamente divulgados em todo o mundo.