null Quer trabalhar com proteção de dados? Conheça a Especialização em Direito, Tecnologia e Inovação

Seg, 23 Outubro 2023 11:40

Quer trabalhar com proteção de dados? Conheça a Especialização em Direito, Tecnologia e Inovação

A formação da Pós-Unifor tem como objetivo capacitar os profissionais para atuar na estruturação, implementação e gestão de programas de privacidade


Compreender o modelo de negócio e especificidades das startups é um dos primeiros passos para se destacar na área (Foto: Getty Images)
Compreender o modelo de negócio e especificidades das startups é um dos primeiros passos para se destacar na área (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, tem como um de seus objetivos a preparação para o mercado de trabalho, enfatizando a constante atualização e a integração de tecnologias de ponta em diferentes programas acadêmicos. Este compromisso reflete a missão da instituição, que é formar profissionais qualificados e alinhados com as demandas atuais. 

Um exemplo concreto desse compromisso manifesta-se na Especialização em Direito, Tecnologia e Inovação – com ênfase em Proteção de Dados. A formação foi desenvolvida para que os estudantes sejam capacitados de forma a prestar consultoria para empresas com base tecnológica e grande escalabilidade. 

Tecnologia e inovação na prática 

Além dos bacharéis em Direito, o curso também é destinstatado para profissionais de áreas correlatas, como administradores, cientistas da computação e contabilistas. Os inscritos serão preparados para prevenir e solucionar conflitos por meio de práticas inovadoras e criativas com foco na dinâmica empresarial criada pelo ecossistema de startups

Os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de aulas focadas na prática jurídica cotidiana, com ênfase em metodologias aplicadas. Eles também terão a chance de compartilhar experiências com profissionais gabaritados de diferentes regiões do Brasil. 

Com 12 vagas disponíveis, as aulas da próxima turma acontecerão de forma síncrona, de novembro de 2023 a julho de 2025. A formação possui carga horária de 376 horas/aula. No momento da matrícula, é necessário apresentar cópia do diploma de ensino superior, histórico acadêmico e documento de identificação. 

Conteúdo atualizado

O conteúdo programático da Especialização foi desenvolvido para que os estudantes analisem diferentes contextos de organizações, de forma a identificar as necessidades de adequação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A matriz curricular atualizada também vai habilitar profissionais de excelência a aprofundar conhecimentos sobre o segmento do direito sob a ótica da inovação tecnológica. Os módulos explorados serão: 

  • Big Data e Inteligência Artificial
  • Engenharia Jurídica: Lógica de Programação para Advogados
  • Blockchain and Smart Contracts
  • Legal Operations
  • Non-Fungible Tokens (NFTs) e Metalaw
  • Jurimetria e Ciência de Dados 
  • Legal Design, Visual Law e Plain Language 

Já no segmento específico do Direito voltado para a área de startups, a formação vai explorar os seguintes módulos: 

  • Valuation
  • LGPD para Startups
  • Startups e aspectos societários

Ampliando a rede de contatos de forma inovadora 

A Universidade de Fortaleza se compromete em integrar o ensino com a inovação tecnológica por meio de iniciativas concretas. Um exemplo dessa abordagem inovadora é o Parque Tecnológico (TEC Unifor), um complexo planejado para o desenvolvimento empresarial e em tecnologia.

O Parque reúne laboratórios de inovação, como Lapin, LEC, LCDIA, Lapig, Nupem e Nubex. Outro espaço da lista é o Unifor Hub, voltado para o desenvolvimento de empresas de tecnologia e diferentes corporações empresariais locais, nacionais e internacionais.

Além disso, os estudantes terão a oportunidade de participar da Missão São Paulo, uma experiência imersiva em missões jurídicas. Este programa abrange diferentes áreas de inovação da cidade de São Paulo, bem como escritórios de advocacia, proporcionando aos alunos uma vivência ímpar das dinâmicas legais e tendências inovadoras. 

Gabriela Lima — coordenadora do Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e da especialização em Direito, Tecnologia e Inovação — comenta que a pós-graduação tem como proposta ser um espaço de conexão entre turma, corpo docente e mercado de trabalho.

“Eu acredito que os principais benefícios que os alunos podem extrair das experiências educacionais proporcionadas pela Universidade são as conexões e as habilidades desenvolvidas, sobretudo a habilidade de solucionar problemas”, pontua a docente.


Gabriela atua também como professora da Unifor, pesquisadora e Vice-Presidente da Comissão Especial de Conciliação e Mediação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) (Foto: Arquivo pessoal) 

Perspectivas de mercado

De acordo com a Época Negócios, o Brasil lidera o ranking de melhor “ecossistema” para startups da América Latina. No Nordeste, o Ceará se apresenta como o estado com maior número de startups, totalizando 440 empresas, que captaram juntas mais de R$2,3 bilhões em investimento.  

A professora Gabriela Lima comenta as perspectivas do mercado para profissionais desse segmento: “O mercado de tecnologia está aquecido para muitas profissões. Para o advogado, ele apresenta múltiplas oportunidades e novas frentes de atuação que prometem reinventar a advocacia”.