Linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial é um dos destaques do Programa Pós-graduação em Informática Aplicada da Unifor

qui, 4 julho 2024 17:52

Linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial é um dos destaques do Programa Pós-graduação em Informática Aplicada da Unifor

A inteligência artificial e a ciência de dados estão fortemente incluídas na realidade do mercado profissional (Foto: Getty Images)
A inteligência artificial e a ciência de dados estão fortemente incluídas na realidade do mercado profissional (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA). Os interessados no Programa podem escolher entre duas áreas de concentração: Sistema de Computação, com a linha de pesquisa: “Computação Visual e Interação”; e Sistema de Informação, com as linhas "Engenharia de Sistemas" e "Ciência de Dados e Inteligência Artificial".

Cada vez mais presentes no dia a dia de todos, a inteligência artificial e a ciência de dados estão fortemente incluídas na realidade do mercado profissional. Atendendo à crescente necessidade das empresas por pessoas capazes de lidar as novas tecnologias, a Unifor conta com uma linha de pesquisa dedicada a isso. 

De acordo com Vládia Pinheiro, coordenadora do PPGIA, a linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial é um dos destaques do Programa, que integra a expertise dos pesquisadores da universidade junto a projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico da Unifor (TEC). O ambiente possibilita que os estudantes se envolvam em projetos não apenas teóricos, mas também com impacto prático no mercado.

"Hoje, empresas de todos os setores têm buscado no mercado profissionais que desejam tomar decisões baseadas em dados. Quem escolhe essa linha, vai ter acesso a investigação de técnicas, modelos, métodos e ferramentas para coleta, exploração, modelagem, integração e análise de dados para aplicações em negócios, além dos desafios relacionados a aplicações em inteligência artificial, como inferência e previsão", explica. 

A coordenadora destaca, ainda, que os cientistas de dados e operadores de inteligência artificial (IA) atuam em uma das áreas mais promissoras da década. "Trabalhando na área de tecnologia, estamos sempre pensando no futuro das novas oportunidades digitais e inovações, e a Unifor cria e desenvolve soluções para diferentes segmentos do mercado. São projetos que atendem as esferas pública e privada", complementa. 

Para quem busca se desenvolver em outras linhas, como Engenharia de Sistemas, pode esperar do curso conhecimento de ponta em princípios e métodos científicos para a construção e manutenção de sistemas de software complexos. Essa linha aborda aspectos críticos da engenharia de software, sistemas de apoio à decisão, algoritmos e otimização, informática educativa, sistemas distribuídos e redes de computadores. 

Se foco for, no entanto, os Sistemas de Computação, a linha de pesquisa oferecida pela Unifor é a Computação Visual e Interação, com análise e desenvolvimento de técnicas avançadas relacionadas à computação gráfica, análise e processamento de imagens, visão computacional, jogos e entretenimento digital, animação por computador e interação humano-computador. 

O PPGIA possui nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o maior entre os programas de pós-graduação na área de Ciência da Computação das universidades públicas e privadas do Ceará e das instituições privadas do Norte e Nordeste.

Mais sobre o PPGIA

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) tem como um dos principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo. É por isso que o PPGIA atua na formação de mestres e doutores que possam contribuir com atividades de pesquisa de excelência, tanto no Brasil quanto no exterior, através de uma postura autônoma e espírito inovador. O Mestrado em Informática Aplicada tem 25 anos, tendo sido lançado em 1999; já o Doutorado possui 13 anos, lançado em 2011. 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.