seg, 14 abril 2025 18:34
CSE Informa: Conselho Superior de Editoração marcou presença na XV Bienal do Livro do Ceará
Setor contou com espaço no estande da Unifor para exposição de obras acadêmicas e divulgação do Portal de Periódicos da Universidade

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)
A Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, marcou presença na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, que aconteceu de 4 a 13 de abril no Centro de Eventos do Ceará. O evento uniu escritores, editoras, leitores, pesquisadores e um público que aprecia a literatura e demais formas de leitura.
Com um estande no Pavilhão Oeste, nos espaços 98, 100 e 102, a Unifor promoveu atividades como debates, oficinas, apresentações culturais, lançamento de livros, apresentação de suas revistas acadêmicas (Revista Pensar, Revista Brasileira de Promoção da Saúde, Revista Tecnologia, Revista Subjetividades e Revista Ciências Administrativas) e muito mais.
Uma das atrações do estande foi a divulgação do Portal de Periódicos da Universidade, permitindo o acesso direto às publicações científicas e facilitando a interação dos visitantes com o conteúdo acadêmico. Essa ação visou ampliar o acesso à produção científica da instituição e fortalecer o compromisso da Unifor com a disseminação do conhecimento em diversas áreas do saber.
Desse modo, o Conselho Superior de Editoração (CSE) foi um dos pontos presentes no estande Unifor, apresentando as possibilidades de publicação acadêmica em seus periódicos que abordam diversas áreas, como tecnologia, psicologia, direito, administração e saúde. Vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), o CSE levou para a XV Bienal a possibilidade do público conhecer um pouco sobre a publicação acadêmica.
As revistas científicas do CSE contaram com um espaço de exposição no estande da Unifor durante a Bienal em 2025 (Foto: Arquivo pessoal)
Qual o lugar da publicação acadêmica na Bienal do Livro?
A Bienal Internacional do Livro do Ceará, assim como tantos outros eventos acadêmicos, literários e científicos, é um espaço de efervescência do saber, da cultura e da pesquisa. Pensando no campo da publicação acadêmica, trata-se de mais uma possibilidade de interação entre acadêmicos e o público em geral.
Muitos lançamentos de livros só são possíveis após extensa trajetória de pesquisa acadêmica, transformando-se, posteriormente, em artigo ou livro. Ou seja, a Bienal não é apenas um momento de celebração da literatura, mas de diversas formas de comunicação, incluindo o diálogo acadêmico.
Para além de publicações, eventos como esse fomentam atividades como palestras e mesas redondas, proporcionando debates e discussões sobre diversos assuntos acadêmicos e pesquisa literária.
Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal possibilitou diálogos sobre debates pertinentes, como racismo, visibilidade, gênero, dentre outros, proporcionando uma profunda reflexão sobre o papel das mulheres na literatura e sociedade, com foco em contextos de resistência social e política.
“O evento proporcionou que o CSE demonstrasse seu compromisso com a produção e a disseminação de conhecimento de qualidade, fomentando o diálogo e lançamentos entre diferentes áreas do saber e promovendo a integração entre a academia e a sociedade.” — Gabriela Gomes, bibliotecária do CSE
Sobre a Bienal
Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará trouxe uma programação incrível com palestras, oficinas, lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações artísticas e outras ações do campo literário.
A edição deste ano propõe um olhar sobre a inclusão da mulher e da resistência feminina literária, contando com grandes nomes da literatura, como: Aline Bei, Ana Miranda, Andrea del Fuego, Elisa Lucinda, Helena Vieira, Jarid Arraes, Jeferson Tenório, Luiza Romão, Socorro Acioli, Stênio Gardel, dentre outros.