Núcleo de Biologia Experimental da Unifor sedia cursos de congresso sobre cirurgia torácica

ter, 17 setembro 2024 15:58

Núcleo de Biologia Experimental da Unifor sedia cursos de congresso sobre cirurgia torácica

XIII Congresso Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica utilizou equipamentos de ponta do Nubex para treinamento em endoscopia respiratória e broncoplastias


Nubex se destaca como centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Unifor, além de auxiliar no treinamento de profissionais de saúde (Foto: Ares Soares)
Nubex se destaca como centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Unifor, além de auxiliar no treinamento de profissionais de saúde (Foto: Ares Soares)

O XIII Congresso Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica (Connect 2024) foi realizado de 12 a 14 de setembro em Fortaleza, reunindo profissionais da saúde de diversos estados que atuam no diagnóstico, tratamento e pesquisa de doenças do tórax.

Como parte da programação do evento, dois cursos pré-congresso foram realizados no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. Segundo o vice-presidente do evento, Leonardo Oliveira, a escolha dos laboratórios do Nubex para a realização dos cursos de Endoscopia Respiratória e Broncoplastias não foi à toa.

“É uma estrutura maravilhosa, melhor que muitos hospitais. Os equipamentos [do núcleo] trazem toda a facilidade que precisamos para fazer experimentos usando material biológico com segurança e tranquilidade. As salas são amplas, bem iluminadas e totalmente equipadas para receber os participantes dos cursos”, afirmou o médico. 

As oficinas abordaram conhecimentos específicos para cirurgiões torácicos e pneumologistas, como técnicas cirúrgicas avançadas na delicada região dos pulmões, traqueia e brônquios. Outra área contemplada foi a broncoplastia, uma cirurgia restauradora da traqueia, dos brônquios ou ainda o fechamento cirúrgico de uma fístula brônquica. 

O curso de broncoplastia foi ministrado pelo médico Alexandre Lima, ex-aluno do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor (PPGCM), que aplicou os conhecimentos de sua dissertação no treinamento de cirurgia complexa por vídeo.

“Já conhecia as instalações do Nubex desde a época do mestrado e sabia que eram plenamente adequadas para fazer esse curso pré-congresso. A broncoplastia por vídeo é um procedimento importante na prática do cirurgião torácico, mas é pouco realizado, por isso precisa de treinamento. Durante minha dissertação do mestrado, desenvolvemos simulações cirúrgicas em vídeo, com a orientação do professor Josué de Castro. Ao saber que o Connect viria para Fortaleza, sugerimos a ideia de disponibilizar esse modelo de treinamento para os participantes do congresso”, explicou Alexandre. 

De acordo com a diretora do Núcleo de Biologia Experimental da Unifor, professora Cristina Moreira, esta não foi a primeira vez que o Nubex abriu as portas para treinamentos de profissionais de saúde:

“Temos uma infraestrutura única no Nordeste, como poucas no país, para o treinamento de profissionais da área de cirurgia. Nossos laboratórios são muito bem equipados com tecnologia de ponta, por isso sempre são requisitados para treinamentos, tanto de médicos em formação como de médicos especialistas, que precisam treinar métodos cirúrgicos minimamente invasivos, uma grande tendência hoje em dia. O custo, tempo cirúrgico, risco e recuperação do paciente são minimizados quando esses métodos são utilizados", pontua a docente. 

Para Roger Normando, professor de cirurgia torácica da Universidade Federal do Pará (UFPA), além dos equipamentos de ponta, a iluminação e boa sonoridade das salas as tornam aconchegantes para a aplicação do conhecimento e discussões entre os participantes. “Cada um contou a dificuldade enfrentada em seu estado e região. E quando um ou outro ouve essa dor, pode ter um ‘analgésico’ ou um ‘elixir’ que contribui para resolvê-la. Por isso esses encontros são tão enriquecedores e proficientes”, acrescenta.  

Já o cirurgião torácico do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Alexandre Balieiro, reforça a importância de cursos como o de endoscopia respiratória avançada, devido à disseminação dos métodos e arsenal terapêutico com o objetivo de que se tornem disponíveis em todos os lugares do Brasil, especialmente em cidades no interior. 

"Muitos lugares carecem de materiais e equipamentos porque não há profissionais treinados para utilizá-los, então, por ter pouca saída, as empresas acabam perdendo o interesse de importar. Quanto mais cirurgiões de tórax estiverem afeitos às técnicas, aos métodos e materiais, melhor será a assistência para os seus pacientes e, no fim da linha, eles fazem o sistema girar, porque esses materiais começam a ser vendidos numa escala maior. No final das contas, as empresas se tornam interessadas em importar equipamentos de maior tecnologia", explica o profissional. 

Investimentos no TEC Unifor

O Nubex faz parte do Tec Unifor - o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, que conta com investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), proveniente da chamada pública “MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação.” 

Os recursos da Finep destinados ao Tec Unifor permitem a ampliação da infraestrutura e incentivam o desenvolvimento de novos projetos de inovação, desde a pesquisa básica até a criação de produtos e serviços, que beneficiam cientistas e profissionais de diferentes áreas de atuação.

Serviço

Núcleo de Biologia Experimental (Nubex)
Local: Av. Dr. Valmir Pontes, 300 
Mais informações: (85) 3477-3821