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Seg, 27 Março 2023 18:58

Pesquisa Unifor: Artigo explora aspectos da meditação escolar em adolescentes

O estudo de Nilson Vieira, pós-doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza, é uma revisão integrativa da literatura da área


A pesquisa ressalta a importância da prática meditativa em adolescentes devido ao estresse causado durante o período escolar (Ilustração: Getty Images)
A pesquisa ressalta a importância da prática meditativa em adolescentes devido ao estresse causado durante o período escolar (Ilustração: Getty Images)

Muitos pais e responsáveis confiam no ambiente escolar para a evolução e maturidade de seus filhos, o que torna necessária a cobrança por métodos e práticas efetivas para crianças e adolescentes nas instituições de ensino. Nessa perspectiva, a discussão sobre meditação escolar vem se popularizando nos últimos anos dentro da comunidade científica.

Pensando nisso, o profissional de educação física Nilson Vieira Pinto elaborou o artigo “Meditação Escolar em Adolescente: Uma Revisão Integrativa da Literatura” durante seu estágio pós-doutoral em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, sob supervisão da professora-doutora Mirna Albuquerque Frota.

O estudo buscou analisar a produção científica sobre a prática da meditação oferecida na escola para adolescentes, tendo em vista que tais produções trazem reflexões que podem favorecer o desenvolvimento de novas trajetórias pedagógicas no ambiente escolar.

Como descoberto na pesquisa, Nilson — que também docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) — percebeu que “a prática de meditação pode ser este instrumento acessível e de baixo custo promotor de saúde e bem-estar para todos os atores educacionais, contribuindo significativamente com toda a escola”. 


“A partir desses resultados podemos e devemos olhar a escola para além do lócus de apreensão dos conhecimentos e permitir que este ambiente possa, de forma acolhedora, auxiliar o aluno a superar as suas dificuldades e/ou deficiências em todos os âmbitos”Nilson Vieira, professor do IFCE e pós-doutor em Saúde Coletiva pela Unifor

Ele pontua ser interessante buscar formas de popularizar a prática meditativa nas escolas. Uma dessas maneiras, comenta, pode ser oportunizando a ampla divulgação dos resultados de seu estudo.

Além de Nilson e Mirna, o estudo também contou com a colaboração do doutor Áthila Campos Girão; a participação da aluna de iniciação científica Viviane dos Santos Moreira Sarmento, do IFCE; e do Roberto Sousa, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor.

Sobre o estudo

Durante a pesquisa, Nilson e sua equipe consultaram a base de dados eletrônicos da BVS, PubMed e Capes, utilizando a combinação dos termos relacionados à meditação, adolescentes e escola. Essa exploração resultou na análise de artigos, entre pesquisas de campo e revisões, publicados entre 2010 e 2021.

Com as revisões feitas, o pesquisador verificou que a prática da meditação escolar melhora as habilidades de enfrentamento emocional, relações sociais, auto-regulação, controle dos níveis de humor, estresse, depressão e raiva, assim como trazer ganhos significativos em autorreflexão e atenção acadêmica.

Após análise dos estudos, também foi percebido que alunos do ensino fundamental e médio apresentam respostas mais significativas ao método e que os fatores duração, frequência e sistematização da sessão meditativa podem interferir nesses retornos.

Foi então notável a importância da prática meditativa em adolescentes devido ao estresse causado durante o período escolar, quando muitos deles estão preocupados com o vestibular e com qual rumo querem seguir na vida.

Publicação Internacional


A revista International Journal of Adolescent Medicine and Health publica pesquisas originais em todos os aspectos da promoção e melhoria da saúde e do bem-estar de adolescentes (Imagem: Divulgação)

Dada a importância do tema e do trabalho de Nilson, o artigo do foi publicado na revista International Journal of Adolescent Medicine and Health. A versão online do estudo foi disponibilizada em janeiro de 2023 e encontra-se em ahead of print (Publicação Avançada de Artigo, no equivalente em português) — modalidade que permite a publicação individual de artigos já aprovados e editorados.

O periódico trata de temas científicos de forma internacional, interdisciplinar e revisada por pares, com o objetivo de publicar pesquisas originais em todos os aspectos da promoção e melhoria da saúde e do bem-estar de adolescentes. Sua produção é voltada para profissionais de saúde, médicos, pesquisadores, educadores, gerentes, formuladores de políticas e estudantes.

Com a importante publicação na revista, a professora Mirna Albuquerque comenta que a relevância do trabalho para a sociedade está em “sensibilizar todos sobre a importância da meditação nos dias de hoje, sobretudo no pós pandemia”.

Entendendo mais sobre a prática meditativa


Além da postura, os praticantes da meditação precisam aprender a controlar a respiração e focar a atenção durante a atividade (Foto: Getty Images)

A meditação é uma prática que surgiu no Oriente e que, com o tempo, se popularizou por todo o planeta. A atividade estimula a concentração e a tranquilidade nas pessoas, características tão desejadas em uma época que a correria e o estresse são tão comuns.

Muitas pessoas associam normalmente a meditação a alguém sentado de pernas cruzadas, com as mãos sobre os joelhos e os olhos fechados. No entanto, a meditação pode ser realizada em diversas posições, desde que o envolvido esteja confortável, fator essencial para o esvaziamento da mente e para o atingimento do objetivo da prática. 

Além da postura, os praticantes precisam realizar a atividade em um ambiente silencioso, controlar a respiração e focar a atenção durante a prática. Dessa forma, as pessoas poderão praticar o ato corretamente e se desviarem de distrações e pensamentos. Com isso, segundo estudos, podem ter alguns benefícios, como diminuição de sintomas depressivos, controle da ansiedade, melhora do sono, desenvolvimento do foco nas atividades, entre outros.