null Quer aprofundar conhecimentos enquanto viaja? Conheça as Missões da Pós-Unifor

Ter, 14 Junho 2022 14:51

Quer aprofundar conhecimentos enquanto viaja? Conheça as Missões da Pós-Unifor

Os programas acontecem em nível local, nacional e internacional e garantem aos seus participantes experiências práticas do mercado de trabalho


Alunos da Escola de Direito da Pós-Unifor na Missão Direito - São Paulo em 2019 (Foto: Paulo Meyer/Arquivo Pessoal)
Alunos da Escola de Direito da Pós-Unifor na Missão Direito - São Paulo em 2019 (Foto: Paulo Meyer/Arquivo Pessoal)

Um dos propósitos da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é possibilitar aos seus alunos experiências que possam conectá-los com realidades diversas em suas áreas de atuação. Seguindo a filosofia “liderar para transformar”, a Pós-Unifor estimula os estudantes a entenderem o seu poder de transformação no mundo, a partir da compreensão de seus papéis como cidadãos globais. 

Pensando nisso, os coordenadores da pós-graduação da Universidade desenvolveram as Missões Unifor, programas cujo objetivos principais são propiciar aos participantes uma visão ampliada do mercado de trabalho por meio de atividades transformadoras. Após dois anos de pandemia, as Missões retornam ao longo do segundo semestre deste ano e englobam áreas como Arquitetura e Urbanismo, Direito e Engenharia. 

Há mais de três anos as Missões são uma tradição da instituição. Em edições anteriores, era necessário que o participante fosse discente da Pós-Unifor; porém, a partir de agora, os programas estão abertos ao público externo. De acordo com Paulo Meyer, coordenador da Pós-Unifor e professor da Universidade, ter essa vivência é algo enriquecedor, e agrega não só no âmbito profissional, mas também no pessoal.


O professor Paulo Meyer é Mestre em Direito Constitucional Público e Teoria Política pela Universidade de Fortaleza e Assessor de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada (Foto: Arquivo Pessoal)

“Os participantes voltam mudados, com novas ideias, novos planejamentos de carreiras, e com um sentido de continuidade e clareza para suas vidas profissionais. É um período realmente transformador”, afirma o docente, que já conduziu diversas missões. 

Experiência única e memorável

Em 2018 e 2019, Brena Késsia Bomfim, advogada, professora da Unifor e coordenadora da pós-graduação da Universidade, ficou responsável por organizar as Missões Direito para Brasília, mais voltadas ao direito público, e para São Paulo, com foco no direito empresarial e em inovação. Para ela, estar à frente da coordenação dos programas e vivenciar, junto aos alunos, todas as experiências propostas, foi algo único e memorável. 


Brena Késsia Bomfim é Doutoranda em Direito e Processo Contemporâneo do Trabalho pela Universidade de São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)

“Na Missão Brasília, mais do que adquirir conhecimentos teóricos e práticos nas mais diversas áreas do direito, junto com os alunos, vivi in loco algumas das minhas experiências profissionais mais significativas. [...] Nessa missão, o ato de ensinar e aprender saiu da sua forma convencional e passou a fazer parte de todas as nossas visitas e ações”, conta Brena Késsia, que coordena os Programas de Pós-Graduação lato sensu da Unifor em Direito Internacional, Direito e Processo Constitucional, Direito e Processo do Trabalho, e Direito e Processo Previdenciário.

Bomfim pontua que as vivências acadêmicas ganham ainda maior notoriedade quando revelam efeitos práticos na sociedade. Assim, as missões são construídas para aproximar o aluno de atores externos, que protagonizam o processo de transformação do mundo, promovendo experiências significativas que se revelarão de suma importância para o currículo profissional dos participantes. 

Imersão completa

Samuel Evangelista Sampaio, advogado formado na Unifor e pós-graduado na Especialização em Direito, Processo e Planejamento Tributários da instituição, participou da Missão Direito - Brasília em 2018. De acordo com ele, os dias na capital brasileira foram de muita riqueza jurídica e cultural, e a experiência serviu de inspiração para diversos planos futuros, tanto profissionais quanto pessoais, o motivando a se atualizar e a estudar constantemente. 

Para o profissional, a missão foi a conquista de um patrimônio de pesquisas e grupos intelectuais sem preço, e alcançou de modo pleno todos os objetivos, especialmente devido à conexão positiva entre os participantes e a troca de experiências entre alunos, professores e profissionais das áreas visitadas. Sampaio assegura que os partícipes não apenas verificaram no programa o conhecimento obtido na academia, mas também acrescentaram valores profissionais e pessoais, fazendo com que permanecessem ainda mais determinados e motivados em relação ao ofício jurídico.


Além de ser egresso da Unifor, Samuel Sampaio Evangelista é Mestre em Direito Público na área de Direito Público e Ciências Publicísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Porto, Portugal (Foto: Acervo pessoal)

“Posso falar com segurança que esta viagem foi um dos marcos mais significativos na minha vida jurídica e acadêmica. Ela ofereceu uma visão muito maior do mundo jurídico brasileiro [...] e foi mais que um simples excursionismo, ou mesmo uma [simples] visita às nossas casas legislativas, de justiça, de cultura. Mas, sim, posso alegar que foi uma completa imersão em um universo rico das nossas tradições jurídicas, constitucionais e nacionais”, pontua o egresso. 

Arícia Machado, advogada também graduada pela instituição e pós-graduada na mesma especialização que Samuel, compartilha do mesmo sentimento que seu colega. A egressa participou das Missões de Brasília e de São Paulo em 2019, e revela que ambos os programas ampliaram seus horizontes e a ajudaram a enxergar um leque de oportunidades para além do Direito. 


Arícia Machado participou de duas edições das Missões Direito, e revela que planeja ir novamente este ano (Foto: Acervo pessoal)

“Posso definir as Missões como uma experiência indescritível e inovadora na minha vida. Ao passo que colecionei maravilhosos momentos, construí novas visões profissionais e fiz muitos amigos especiais. A troca de experiências e vivências foi fundamental para o meu conhecimento, unindo a teoria com a prática. Foram dias de intensa e proveitosa imersão no mundo jurídico e empresarial, dos quais levarei como eterno aprendizado”, declara a advogada.

Missão Direito - Coimbra

Em 2022, a Escola de Direito da Pós-Unifor, além das Missões Brasília e São Paulo, promove a Missão Direito - Coimbra, que acontece em novembro deste ano. Essa edição é destinada aos alunos matriculados nos cursos de pós-graduação da área jurídica, profissionais da área do direito público e privado, e demais interessados em vivenciar uma experiência internacional única. 
 
Essa Missão acontece em parceria com a operadora de intercâmbio Rafas College e a Universidade de Coimbra (UC), e conta com um curso de três dias e visitas a algumas das Universidades mais antigas da Europa. O curso, intitulado “Direitos Humanos na Sociedade da Informação: repensando as relações jurídicas numa perspectiva luso-brasileira do futuro do direito”, será conduzido por professores da própria UC, e o certificado será de dupla titulação.

Os participantes também farão visitas técnicas, reuniões e networking nas cidades de Lisboa e Salamanca, onde finalizarão a Missão com uma visita à Universidade de Salamanca. Além disso, a Missão conta com visitas ao Supremo Tribunal de Justiça e ao Conselho Constitucional Português na capital do país. Os alunos também terão direito a passeios livres e momentos de lazer pessoal e, em Coimbra, além do curso, farão visitas ao Tribunal Administrativo, Tribunal de Justiça de Centro Portugal, à Câmara de Coimbra e a Escritórios de Advocacia. 

News Navigation Portlet is temporarily unavailable.