Missão Salvador - Intervenções no Patrimônio Cultural Edificado

Objetivos do curso

• Promover a melhoria na formação de profissionais que atuam nas áreas de conservação, restauração e reutilização do Patrimônio Cultural Edificado.
  • Ampliar conhecimentos referentes à teoria e à prática na conservação, restauração e reutilização do Patrimônio Cultural Edificado, face à diversidade das ações e dos critérios nas obras a serem visitadas.
  • Incentivar o desenvolvimento do potencial criativo dos participantes quanto às diversas situações e demandas surgidas nas tarefas de conservação, restauração e reutilização do Patrimônio Cultural Edificado.

Justificativa do curso

A conservação, restauração e reutilização do Patrimônio Cultural Edificado requer a formação de profissionais aptos a desenvolverem essa tarefa com conhecimento e competência. Além dos fundamentos teóricos indispensáveis que norteiam as intervenções no Patrimônio Cultural Edificado, é necessário que esses profissionais, por meio de visitas a edificações restauradas ou em fase de restauração, possam conhecer na prática os resultados obtidos, conforme os critérios adotados, adquiridos na formação teórica anterior.
Conhecendo a moderna Teoria do Restauro e analisando as ações postas em prática, de conservação, restauração e reutilização de edificações de valor histórico e cultural, os participantes do Curso terão ampla melhoria no seu aprendizado, importante para a notável tarefa da Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil.

Estudantes e Graduados em Arquitetura e Urbanismo.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

• E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

Mais Informações

Detalhes do curso

• Período:

EM BREVE NOVAS DATAS

• Carga horária: 30 h/a
  • Duração: 06 dias

• Vagas: 17
  • Horário: 8h às 17h
  • Conhecimento necessários: Ter concluído o curso de Arquitetura e Urbanismo ou estar cursando o referido curso.

Aulas teóricas
12/07/2022 - Questões Contemporâneas sobre a Preservação do Patrimônio Cultural Edificado
14/07/2022 - Estudo de Casos – Apresentação e discussão
Aulas práticas
19/07/2022 - Visita técnica, analise e discussão sobre intervenções em edificações de valor cultural :
 Praça Municipal/ Prefeitura de Salvador
Centro Cultural Barroquinha
Casa do Carnaval
Catedral da Sé e Igreja de São Francisco
20/07/2022 - Visita técnica, analise e discussão sobre intervenções em edificações de valor cultural :
Casa amado Bahia – Museu do Sorvete
Basílica do Bonfim
Ponta de Humaitá/ Forte São Diogo
Pelourinho/ Casa do Benin
21/07/2022-Visita técnica, analise e discussão sobre intervenções em edificações de valor cultural :
Solar do Unhão
Palacete das Artes
Forte de Sto Antônio/ Farol da Barra
22/07/2022 - Visita técnica, analise e discussão sobre intervenções em edificações de valor cultural :
Neosiba- Parque do Queimado
Casa da Musica
Cerimonial da Basílica da Conceição da Praia
Mercado Modelo

Domingos Cruz Linheiro

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1970) e Especialização em Restauro de Monumentos e Sítios Históricos pela Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio e Restauro.

Paulo Hermano Mota Barroso

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1988) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Atualmente é sócio da empresa Arquitetura Contemporânea S/S e professor da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Edificação, atuando principalmente em arquitetura residencial, hotel e projetos públicos.

Forma de Pagamento

Matrícula R$ 1.469,00

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.