seg, 7 abril 2025 16:42
TEC Unifor celebra primeiro projeto do novo laboratório Lapin Bio
Simulador para o tratamento da incontinência urinária feminina é ponto de partida para pesquisas e negócios na área de biotecnologia

Você provavelmente já ouviu falar do Capacete Elmo, equipamento inovador de respiração assistida que foi essencial durante a pandemia de Covid-19 no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda e que continua sendo amplamente utilizado na área da saúde.
Esse é um dos produtos desenvolvidos em parceria com os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), que faz parte do Parque Tecnológico (TEC Unifor) da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. O ambiente conta com equipe permanente nas áreas de:
- Prototipação rápida de software e hardware;
- Modelagem 3D para prototipação física e realidade virtual;
- Design Industrial e design de produto;
- Big data e análise de dados;
- Realidade virtual e aumentada, dentre outras ferramentas.
Agora, o Lapin se prepara para dar mais um grande passo: a criação do Lapin Bio. Segundo o professor Daniel Chagas, coordenador do Lapin, a expectativa é apoiar novos negócios e pesquisas na área de biotecnologia. “Hoje se fala muito em buscar inovação para negócios, mas o formato ideal desse desafio é a união de empresas e academia para o desenvolvimento de soluções para o mercado”, explica.
“O Parque Tecnológico da Unifor já tem sua tradição em desenvolvimento de propriedades intelectuais para diversos setores, e este novo espaço de inovação aberta vem para fortalecer nosso ecossistema, apoiando projetos em medicina, odontologia, engenharia de alimentos e agricultura.” — Daniel Chagas, coordenador do Lapin
Primeiro projeto: Nazide Pressus
O primeiro projeto do Lapin Bio já saiu do papel: o Nazide Pressus, um simulador para o tratamento da incontinência urinária feminina. O produto foi idealizado pela aluna do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor, Verlaine Alencar, e desenvolvido em parceria com o laboratório.
Trata-se de um manequim que simula a avaliação funcional, de pressão e contração do assoalho pélvico feminino, onde profissionais e estudantes podem treinar habilidades de avaliação das funções do assoalho pélvico feminino sem a necessidade de uma paciente real, evitando constrangimento e permitindo mais horas de treino. A tecnologia presente no manequim é vinculada a um aplicativo, onde é possível operar as funções do simulador e definir as atividades.
O reconhecimento da proposta inovadora do projeto veio de várias formas. Verlaine representou o Brasil como semifinalista no prestigiado concurso 25 Mulheres na Ciência 2025, iniciativa promovida pela 3M que reconhece projetos liderados por mulheres cientistas na América Latina. No mês de fevereiro, também foi convidada pela Assembleia Legislativa do Ceará para apresentar o simulador por ocasião do Dia das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02).
“É uma enorme satisfação, uma grande honra representar todas essas mulheres e com um projeto tão importante, que vem para beneficiar tantas mulheres. Para você ter ideia, se a gente for levar em consideração só a incontinência urinária, que é a principal disfunção pélvica, são 200 milhões de pessoas, 69% são mulheres. Então, são muitas mulheres pelo mundo afora precisando de profissionais que tenham mais expertise para tratá-las com maior eficiência” — Verlaine Alencar, idealizadora do Nazide Pressus e aluna do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor
O simulador conta com recursos do programa Inova Fit 1, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e já segue para uma nova próxima etapa de desenvolvimento, como explica Verlaine: “Vamos integrar realidade virtual a esse hardware, onde o aluno também vai ter a visualização de todo o processo da avaliação funcional, não somente com o manequim, mas também com a realidade virtual aumentada associada”.
O Nazide Pressus é um exemplo prático que demonstra o potencial da atividade de pesquisa desenvolvida no Parque Tecnológico da Unifor em benefício da saúde e da formação médica de excelência.
Serviço
Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin)
Local: Bloco M, sala M-26 – campus da Universidade de Fortaleza
Informações: (85) 3477-3883