qui, 10 março 2022 18:28
Capacete Elmo é eleito o melhor exemplo de inovação do Brasil
Equipamento foi o mais votado entre outros 25 projetos de inovação do País
Um dos projetos de maior destaque desde o início da pandemia, o capacete “Elmo” de respiração assistida foi eleito nesta quinta-feira (10), durante “Summit SENAI P&D + Impacto”, o maior case de inovação do Brasil. O evento contou com outros 25 projetos de todo o País e é parte integrante 9º Congresso de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), um dos maiores e mais importantes encontros do tipo na América Latina. Campeão em votações, o Elmo pode reduzir em 60% a necessidade de intubação de pacientes com complicações da Covid-19.
Os primeiros conceitos e modelos do equipamento foram desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa e Inovação (Lapin) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Após ser aprimorado e testado, o aparelho foi produzido em larga escala e distribuído em redes de saúde pública e privada com auxílio do Governo do Ceará.
A evolução do “Elmo” foi possível por meio de uma parceria público-privada envolvendo gestores e pesquisadores da Secretaria da Saúde (Sesa), via Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE); da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará); da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da empresa Esmaltec.
“Várias coisas foram pensadas. Uma delas foi um capacete, como uma espécie de escafandro, que ajudasse o paciente a respirar. [...] A ideia foi utilizar esse conceito fazendo um equipamento adequado ao ambiente hospitalar, e aí a gente começou a desenvolver um capacete nosso, com base em materiais disponíveis no Ceará”, conta o professor Herbert da Rocha, um dos idealizadores do “Elmo”. Hoje o equipamento médico já está sendo produzido em escala comercial, com novas gerações em desenvolvimento.