ter, 16 setembro 2025 15:29
Professor da Unifor palestra em conferência internacional sobre medicina reprodutiva
Marcelo Cavalcante é professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, esteve representada no evento Pushing the Frontiers in Infertility, realizado em Bangalore, na Índia, pelo professor Marcelo Cavalcante, do curso de Medicina. De grande relevância na área da medicina reprodutiva, o evento foi promovido pelo Gunasheela Institute em parceria com a Indian Medical Association (IMA) e a Bangalore Society of Obstetrics and Gynaecology (BSOG).
O encontro, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, reuniu especialistas de referência mundial para discutir os principais avanços científicos e clínicos, oferecendo um espaço de excelência para atualização e troca de experiências. As atividades ocorreram ao longo do dia, das 8h às 18h, e contaram com mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, conferências magnas e sessões interativas.
Também professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Unifor, Marcelo destacou que o evento contemplou diversos assuntos relacionados à medicina reprodutiva, como infertilidade masculina e feminina, perdas gestacionais recorrentes, indução de ovulação, genética aplicada à infertilidade, ultrassonografia reprodutiva e novas fronteiras em imunologia da reprodução.
“O objetivo central foi promover a troca de conhecimento entre diferentes centros de excelência, atualizar práticas clínicas com base nas evidências mais recentes, divulgar avanços científicos de impacto e estimular a colaboração internacional em pesquisa. Tratou-se de um fórum que conectou ciência, inovação e prática clínica para oferecer melhores resultados em saúde reprodutiva”, comentou.
Para ele, o encontro foi importante por reunir líderes globais da medicina reprodutiva em um mesmo espaço, fortalecendo redes de cooperação científica e clínica. Entre os principais benefícios, citou o acesso a evidências de ponta, a oportunidade de networking internacional, a inspiração para novos projetos colaborativos e a possibilidade de traduzir avanços científicos em melhores práticas clínicas.
Marcelo ressaltou ainda que o impacto da conferência para estudantes e professores foi significativo, pois proporcionou acesso direto às tendências emergentes da área, contato privilegiado com líderes internacionais, estímulo à produção científica e vivência em workshops práticos. Ele afirmou que o evento representou um marco para a academia, ao consolidar redes de pesquisa e ensino e fortalecer o papel da Unifor no cenário internacional da medicina reprodutiva.
O professor da Unifor apresentou três conferências científicas ao longo do evento e teve a oportunidade de integrar três discussões de casos clínicos em um workshop, realizado no primeiro dia, 12, ao lado dos maiores especialistas mundiais em medicina reprodutiva.