Mestrado em Ciências Médicas promove seminário sobre pesquisa translacional na saúde

Mestrado em Ciências Médicas promove seminário sobre pesquisa translacional na saúde

Evento, aberto ao público, será ministrado por egresso da Unifor e abordará como descobertas científicas se transformam em soluções acessíveis para a área da saúde


O Mestrado em Ciências Médicas da Unifor possui duas áreas de concentração, ciências médicas e ensino em saúde, além de oferecer estrutura e ensino de alta qualidade (Foto: Getty Images)
O Mestrado em Ciências Médicas da Unifor possui duas áreas de concentração, ciências médicas e ensino em saúde, além de oferecer estrutura e ensino de alta qualidade (Foto: Getty Images)

No dia 16 de outubro, o mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai promover o seminário “Pesquisa Translacional: Da Ciência à Prática, Inovando o Cuidado para um Futuro Mais Saudável e Acessível”. O evento, aberto ao público, acontecerá na sala C8, às 18h.

A iniciativa integra a programação mensal do Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), que realiza encontros voltados à discussão de temas atuais e relevantes para as ciências da saúde. Nesta edição, o palestrante convidado será Karlos Sancho, egresso do curso de Medicina, com mediação da professora Cristina Moreira, docente do PPGCM.

Durante o seminário, Sancho discutirá como a pesquisa translacional — abordagem que conecta a pesquisa básica à prática clínica — transforma descobertas científicas em avanços reais e acessíveis na medicina. O foco da palestra será uma inovação promissora no tratamento de lesões na córnea, condição que, em casos graves, pode levar à perda de visão.

“Tratamentos tradicionais enfrentam desafios de acesso, custo e complexidade. O Dr. Sancho apresentará o desenvolvimento de filmes cicatrizantes à base de moléculas naturais e biodegradáveis extraídas de plantas”, explica a professora Cristina Moreira. 

Segundo ela, a palestra será uma oportunidade de explorar como a pesquisa translacional está pavimentando o caminho para um cuidado ocular mais inovador, acessível e capaz de mudar vidas.

Sobre o palestrante


(Foto: Ares Soares)

Karlos Sancho é médico formado pela Universidade de Fortaleza, com residência em Oftalmologia e especialização em Oncologia Ocular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), atua como diretor médico do laboratório farmacêutico Nature Eye e é membro ativo de importantes instituições, como o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Cearense de Oftalmologia.

Serviço

Seminário “Pesquisa Translacional: Da Ciência à Prática, Inovando o Cuidado para um Futuro Mais Saudável e Acessível”
Data: 16 de outubro
Horário: 18h
Local: Sala C8